Caso Mensalão: partidos de Tadeu Palácio e Washington são acusados de corrupção

Por Luís Pablo Brasil
 

A cúpula Nacional dos partidos do PP e PT, do qual os candidatos a prefeito de São Luís Tadeu Palácio e Washington Oliveira fazem parte, está sendo acusada de compra de votos.

O relator do processo do mensalão, ministro Joaquim Barbosa, disse nesta segunda-feira, 17, que a cúpula do Partido Progressista (PP) participou do esquema de lavagem de dinheiro ao receber quantias em espécie para apoiar a base governista em votações na Câmara dos Deputados.

Ministro Joaquim Barbosa acusa PP e PT de compra de votos

Ministro Joaquim Barbosa acusa PP e PT de compra de votos

Barbosa começou ontem seu voto sobre o núcleo político e avaliou a compra de votos para a composição da base de apoio ao governo Lula (2003-2010), o mensalão propriamente dito.

“Não há qualquer dúvida de compra de votos a essa altura do julgamento”, afirmou o relator.

Para ele, Pedro Henry, José Janene, Pedro Corrêa e João Claudio Genu cometeram os crimes de lavagem de dinheiro, corrupção passiva e formação de quadrilha.

Joaquim Barbosa ainda apontou que os executivos da Bônus Banval, Breno Fischberg e Enivaldo Quadrado, também fizeram parte da organização criminosa ao disponibilizarem a empresa para repassar os recursos aos parlamentares do PP.

“Não houve, por qualquer motivo, além da fidelidade de Pedro Correa, Pedro Henry, José Janene e João Cláudio Genu, que explicasse o interesse do PT em realizar os repasses milionários aos parlamentares do PP, tal como confessado pelos réus Marcos Valério e Delúbio Soares”, disse o ministro, ao analisar o processo de compra de apoio envolvendo os parlamentares.

Ainda segundo o relator, a cúpula progressista sabia da origem do dinheiro repassado pela Bônus Banval e, por isso, integrou o esquema de lavagem.

“Os três parlamentares que dirigiam o PP beneficiaram-se do pagamento de vantagem indevida, utilizando-se de novas modalidades de lavagem de dinheiro, desta feita por meio da Bônus Banval”, declarou Barbosa, que continua a ler seu voto hoje, 19.

O item 6 do processo – o quarto a ser julgado – contempla os 23 réus acusados de compra de apoio político ao governo Lula. Entre os réus estão o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o pivô do escândalo, ex-deputado Roberto Jefferson (PTB).

Com informações da Folha de S.Paulo

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários