Após divergências, STF absolve Duda Mendonça e sócia por crimes do mensalão

Por Luís Pablo Brasil
 

Da Folha

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) votou nesta segunda-feira para inocentar o publicitário Duda Mendonça e sua sócia Zilmar Fernandes das acusações de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Publicitário Duda Mendonça

Publicitário Duda Mendonça

Essa foi a primeira vez que a maioria dos integrantes do Supremo reconheceu na íntegra a tese do revisor do caso, Ricardo Lewandowski, derrotando a tese defendida pelo relator, Joaquim Barbosa, e pelo Ministério Público, responsável pela acusação.

A maioria dos ministros entendeu que Duda e Zilmar não tinham interesse em ocultar a origem de recursos recebidos do esquema do mensalão como pagamento do PT pela campanha presidencial de Lula, em 2002. Apontaram ainda que faltou a ligação a um crime antecedente para poder caracterizar a lavagem.

Na primeira acusação, Duda e Zilmar eram suspeitos de ocultar a origem de cinco saques no Banco Rural em São Paulo, que somaram R$ 1,4 milhão. A segunda acusação se refere pela participação em 53 operações de depósitos no exterior na offshore Dusseldorf, do publicitário.

Clique e veja do ministro Celso de Mello:

Um comentário em “Após divergências, STF absolve Duda Mendonça e sócia por crimes do mensalão”

  1. Amaury Mancebo

    Às vezes o crime compensa.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários