Dilma telefona para Sarney e diz estar ‘feliz’ com ele na Presidência

Por Luís Pablo Brasil
 

A presidente Dilma Rousseff telefonou nesta quinta-feira (13) para o presidente da República em exercício, José Sarney, para saudar seu período no cargo e dizer que ficou “feliz” por ele ter aceitado usar seu gabinete, informou a assessoria do senador.

Sarney recebe parlamentares no gabinete da Presidência da República

Sarney recebe parlamentares no gabinete da Presidência da República

Quarto na linha sucessória, Sarney voltou nesta quinta ao posto ocupado por ele 22 anos atrás devido a viagens internacionais de Dilma, do vice-presidente, Michel Temer, e do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). Ele fica no cargo até domingo (16), quando a presidente retorna ao Brasil.

Da Rússia, onde cumpre agenda oficial, Dilma telefonou a Sarney por volta de meio-dia, de acordo com assessoria do presidente do Senado. Ela teria dito que está feliz por Sarney estar usando seu gabinete. O senador não queria trabalhar na sala de Dilma, mas acabou aceitando usar o sofá. Por respeito à presidente, Sarney não está usando a mesa do gabinete, informou assessoria.

Ao chegar ao Palácio do Planalto nesta manhã, Sarney foi recebido pelo chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito. Ao longo do dia, Sarney recebeu diversas visitas de cortesia. A ministra da Cultura e ex-vice-presidente do Senado, Marta Suplicy, levou flores ao presidente em exercício.

Também passaram pelo gabinete presidencial os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça), Ideli Salvatti (Relações Institucionais), Gleisi Hoffmann (Casa Civil) e Helena Chagas (Comunicação Social).

José Sarney fez ainda uma reunião com os líderes dos partidos da base aliada no Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), Eduardo Braga (PMDB-AM), Renan Calheiros (PMDB-AL), Walter Pinheiro (PT-BA), Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), além da deputada Marinha Raupp (PMDB-RO).

Por volta das 17h20, Sarney assistiu à apresentação do coral da Universidade de Brasília, que tradicionalmente se apresenta para o presidente da República na época de Natal.

Dilma Rousseff deverá retornar à presidência do país na madrugada de domingo, quando está previsto seu desembarque na cidade de Fortaleza (CE). Durante a tarde de domingo, ela visitará, na capital cearense, o Hospital da Mulher e, em seguida, participará da cerimônia de inauguração do estádio Governador Plácido Castelo, o Castelão.

As informações são do G1…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários