Lobão nega possível racionamento de energia no País

Por Luís Pablo Brasil
 

Agência Brasil

O ministro da Energia do Brasil, Edison Lobão, negou nesta terça-feira, dia 8, que exista a possibilidade de um racionamento de eletricidade no país, embora tenha admitido problemas devido à escassez de chuvas, que afetam as usinas hidrelétricas.

“Nenhuma possibilidade de racionamento. Nenhuma possibilidade de desabastecimento de eletricidade”, declarou Lobão a jornalistas, respondendo a rumores sobre uma possível apatia que, ontem, derrubaram as ações das empresas do setor na Bolsa de São Paulo.

Ministro Edison Lobão

Ministro Edison Lobão

O ministro admitiu, no entanto, que os problemas nas hidrelétricas, que geram quase 50% da energia consumida no país, podem afetar uma redução das tarifas de eletricidade que o governo tem prevista para o fim deste mês, mediante diversos incentivos fiscais.

Lobão confirmou que amanhã se reunirá com diretores de empresas e organismos públicos do setor elétrico, a fim de discutir a situação, que diferenciou da crise sofrida pelo país em 2001, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, quando uma forte seca quase paralisou as represas hidrelétricas e levou o governo a impor um racionamento de energia.

O ministro reconheceu que a redução de tarifas prevista “talvez ” precise ser adiada, mas assegurou que tentará manter os cortes anunciados no ano passado.

Um comentário em “Lobão nega possível racionamento de energia no País”

  1. Malaquias Salazar

    Vai faltar energia, pode escrever. Quando fala muito, garante que não há possibilidade de apagão, é porque o apagão vai acontecer.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários