‘Antídoto’ contra gás chega ao Brasil para tratar vítimas do incêndio da boate Kiss

Por Luís Pablo Brasil
 

G1

Lotes do medicamento doado pelos Estados Unidos, indicado para o tratamento de intoxicação por gás, chegaram ao Brasil na manhã deste sábado (2) para serem usados nas vítimas do incêndio ocorrido na boate Kiss, em Santa Maria (RS).

A expectativa do Ministério da Saúde é a de que o medicamento chamado de “antídoto” anule os possíveis efeitos tóxicos do cianeto no organismo.

Boate Kiss

Boate Kiss

O voo 243 da American Airlines pousou no aeroporto de Brasília por volta das 10h. Os 140 kits do medicamento hidroxicobalamina (vitamina B12 injetável) serão transportados em uma caixa por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até Porto Alegre e Santa Maria, onde serão distribuídos aos hospitais em que há sobreviventes internados.

Chamado de “antídoto de gás tóxico”, a hidroxicobalamina ainda não está aprovada no Brasil, que possui apenas uma versão similar, porém menos concentrada.

“Os 140 kits de hidroxicobalamina foram solicitados de maneira preventiva para atender os pacientes que necessitarem e já como reserva para caso de necessidade. Qualquer ação ou esforço que for necessário para salvar vidas será feito”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Cada kit de Hidroxicobalamina possui 5g e o medicamento é aplicado de forma intravenosa. A expectativa é de que a quantidade seja suficiente para anular os possíveis efeitos tóxicos do cianeto no organismo, mas a definição da dose a ser aplicada no paciente deve ser indicada pelo médico responsável.

Um comentário em “‘Antídoto’ contra gás chega ao Brasil para tratar vítimas do incêndio da boate Kiss”

  1. Hakuna Matata

    Hei Luis Pablo,

    O prefeito de cururupu esta indicando o advogado Ronaldo Ribeiro para advogar para as prefeituras da baixada. Verifica isso aí. Esta semana em um reunião para discutir a eleição do consorcio de prefeitos da baixada, ele indicou o advogado enrolado para o prefeito de murinzal. Confere aí

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários