Com tema polêmico, Beija-Flor vence o carnaval do Rio de Janeiro

Por Luís Pablo Brasil
 

Correio Braziliense

Claudia Raia, destaque da Beija-Flor

Claudia Raia, destaque da Beija-Flor

Com a vitória decidida nas notas dos últimos quesitos, a escola Beija-Flor de Nilópolis comemora o 13ª título de campeã do Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro.

As seis melhores colocadas voltam à Sapucaí no sábado (21/2), a partir de 21h, para o desfile das campeãs. A Viradouro, que teve como destaque na comissão de frente a atriz Juliana Paes, foi rebaixada.

Ao completar 40 anos, a Beija-Flor resgatou a exaltação e a alma africanas com um enredo em homenagem à Guiné Equatorial para tentar fugir do sétimo lugar de 2014.

Para isso, a escola ignorou o polêmico regime político ditatorial vivido pelo país, que garantiu R$ 10 milhões de patrocínio. Na voz de Neguinho da Beija-Flor, o samba-enredo foi um dos pontos altos da passagem, ajudando a manter a empolgação.

A escola foi a terceira a desfilar na madrugada de terça-feira (17) e esbanjou sua tradicional riqueza de detalhes na avenida. Uma série de símbolos da cultura do país africano foi mostrada na Marquês de Sapucaí, como os griôs, anciãos da África Ocidental que tinham a responsabilidade de estudar e reproduzir os saberes do povo. A colonização europeia e a escravidão foram outros temas abordados pela escola.

Nenhuma escola foi punida por descumprir o limite de tempo na avenida. Nove quesitos serviram de base para a avaliação: harmonia, fantasia, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, samba-enredo, bateria, enredo, evolução.

Desfile da Beija-Flor

Desfile da Beija-Flor

O ranking das seis melhores

Beija-Flor
Salgueiro
Portela
Unidos da Tijuca
Grande Rio
Imperatriz Leopoldinense

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários