Lascou! Juiz de Teresina determina suspensão do WhatsApp no Brasil

Por Luís Pablo Brasil
 

Imirante.com

whatsapp

Um juiz da Central de Inquérito da Comarca de Teresina, do Tribunal de Justiça do Piauí, determinou que todas as companhias de telefonia suspendam temporariamente o funcionamento do aplicativo WhatsApp no Brasil “até o cumprimento de ordem judicial”. O motivo da decisão seria porque a empresa fornecedora do aplicativo não tirou de circulação imagens de crianças e adolescentes expostas sexualmente. A informação foi dada pelo jornal “O Globo”, na tarde desta quarta-feira (25).

A decisão foi tomada em 11 de fevereiro e, segundo a secretaria, as empresas de telefonia foram comunicadas a respeito em 19 de fevereiro, por meio de um ofício do delegado Éverton Ferreira de Almeida Férrer, do Núcleo de Inteligência da secretaria. O prazo para a suspensão, diz o jornal, é de 24 horas e atinge os domínios whatsapp.net e whatsapp.com. As companhias estariam recorrendo da decisão.

Juiz Luiz Moura Correia

Juiz Luiz Moura Correia

Procurado, o WhatsApp ainda não se manifestou sobre o caso. O Facebook, dono do aplicativo desde o ano passado, informa que as operações das duas companhias são independentes e não vai se posicionar sobre a questão.

O juiz Luiz Moura Correia diz, em sua sentença, que as empresas de telefonia devem suspender o tráfego de informações, de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros de dados pessoais ou de comunicações entre usuários do serviço e servidores do aplicativo.

O mandado judicial foi encaminhado aos provedores de infraestrutura (Backbones) e aos provedores de conexão (operadoras de telefonia móvel) entre outras. “Cabe esclarecer que todas as representações e decisões judiciais foram tomadas com base na lei que instituiu e disciplinou o Marco Civil da Internet”, afirma, em nota, a Secretaria de Segurança do Piauí.

2 comentários em “Lascou! Juiz de Teresina determina suspensão do WhatsApp no Brasil”

  1. jennifer

    a nao so o qui faltava porque isso meun deus nao pode acontece logo agora

  2. diego

    temm q fechar mesmo. WHATS so tem é putaria. alunos nao estudam mais casais si separando.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários