‘Usam a Lava Jato para fazer terceiro turno’ , diz ministro da Justiça

Por Luís Pablo Brasil
 

Estadão

Ministro Eduardo Cardozo

Ministro Eduardo Cardozo

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, acusou nesta quarta­-feira, 11, o PSDB de usar fatos da Operação Lava Jato, que revelou um esquema de corrupção na Petrobrás, para “apagar o passado e criar um clima passional no país” contra a presidente Dilma Rousseff. No diagnóstico do ministro, quem defende o impeachment de Dilma tem “problema psicológico”.

Doze quilos mais magro após a dieta Ravenna, mas com apetite para o ataque, Cardozo ressuscitou o clima do ‘nós contra eles’ da campanha eleitoral e afirmou que depoimentos obtidos pelo Ministério Público indicam que o desvio de dinheiro na Petrobrás vem desde 1997, quando o presidente era Fernando Henrique Cardoso. “Infelizmente, há uma corrupção histórica na Petrobrás”,> disse ele.

Disposto a entrar na “batalha da comunicação” para defender Dilma, o ministro também afirmou que a chamada “PEC da Bengala” não pode ser tratada de forma “casuística”.

A proposta de emenda constitucional aumenta de 70 para 75 anos a idade de aposentadoria compulsória nos tribunais. Se for aprovada, tira de Dilma a chance de nomear cinco ministros do Supremo Tribunal Federal até 2018.

6 comentários em “‘Usam a Lava Jato para fazer terceiro turno’ , diz ministro da Justiça”

  1. SEBASTIÃO SANTOS DA ÁREA ITAQUI - BACANGA

    Tem sentido o que o ministro diz

  2. José Sanches

    Dilma e sua turma tenta a todo custo distorcer a realidade. Desde quando buscar a correta apuração dos fatos é um ato passional?? O caso é de respeito à moralidade e a minha opinião é de que houve, sim, crime de responsabilidade da presidente da República. Pode até ser verdade que a Petrobrás estivesse sendo roubada desde 1997, mas o problema se acentuou muito no atual governo. E é mais grave porque Dilma antes de ser eleita, presidiu o conselho de administração da estatal e autorizou a vergonhosa compra da sucateada refinaria de Pasadena, causando um prejuízo de US$ 792 milhões. Foi ela quem, depois, reconduziu Serveró à Petrobrás, depois que ele já havia deixado a companhia. O próprio Serveró, quando estava preso, alegou em sua defesa que houve “violação do dever de diligência, falta de zelo e negligência na condução do negócio” que resultou na compra de Pasadena.
    O que o PT chama de “batalha da comunicação” é porque não conseguem conviver com a imprensa livre, com o livre pensamento. Estão acostumados com os puxa-sacos que publicam apenas o que lhes interessa. Não vou estranhar se Dilma resolver radicalizar, como fez sua colega argentina. Cristina Kirchner por várias vezes já tentou silenciar o jornal O Clarín.
    Essa gente não sabe conviver com o contraditório. Mas o importante é que eu e muitos outros sabemos que Dilma deve ser responsabilizada pelos desastres administrativos na maior estatal brasileira.

  3. JOAQUIM PINTO

    Ministro fraco, presidenta fraca.

  4. Armando Pinto

    É uma vergonha a entrevista do Ministro José Eduardo Cardozo, como um homem público se presta a umacoisa dessas?

  5. paulinhodecoroatá

    SABEM QUAL É A TÁTICA DO PT, PARA FUGIR DAS SUAS RESPONSABILIDADES?
    JOGA TUDO NUM SACO E DIZ PARA O POVO QUE TUDO QUE ESTÁ ACONTECENDO HOJE, ACONTECEU COM TODOS OS GOVERNOS.
    ELES NUNCA SABEM DE NADA, NUNCA VIRAM NADA E TUDO É CULPA DA ELITE BRASILEIRA.
    ESTAMOS CANSADOS DESTAS MENTIRAS E DESCULPAS, ASSUMAM OS PRÓPRIOS ERROS E A NAÇÃO SABE QUE ESTE MODELO DE GOVERNO JÁ NÃO SERVE MAIS.
    SE TIRASSEM DA VOTAÇÃO OFICIAL OS ELEITORES DO BOLSA FAMÍLIA, ESSA TURMA NÃO SE ELEGIA NEM PARA PRESIDENTE DE PUTEIRO NO BRASIL.
    UM GOVERNO QUE DEIXA UM PRESIDIÁRIO CONTRATAR COM A PETROBRÁS E GANHAR 05 CONTRATOS COM A ESTATAL NOVALOR DE R$ 900.000,00 NÃO MERECE ESTAR ONDE ESTÁ.
    ESTE MINISTRO BABÃO DE LULA E DO PT, É MUITO FRACO E JÁ DEVERIA TER SAÍDO DAÍ E NEM SEI SE ELE NÃO ESTÁ MECHENDO A COLHER PARA ESCONDER O VERDADEIRO ROMBO DESTA THURMA NO GOVERNO FEDERAL.

  6. Jean Paul des Saints Silva

    Sinto-me até mesmo feliz quando leio comentários bem fundamentados como dos dois internautas acima, José Sanches e Paulinho de Coroatá. Ou seja, são pessoas de fato antenadas com a realidade por que passa o pais, sob o nefasto comando do partido mais corrupto de que se tem notícia em toda nossa história.

    Os dois internautas, assim como eu, procuram demonstrar sua indignação com essa ignomínia (vergonha pública) que já toma conta do país há 12 anos, isto é, desde que o PT assumiu o governo. Esses comentários demonstram ainda que nós, eleitores, brasileiros e trabalhadores, que ralamos pelo menos 8 horas por dia para ganhar o sustento da família, não mais aceitamos as mentiras montadas pela engenharia de marketing político do PT, cujo objetivo é nos enganar com mentiras, manter-nos na ignorância, na escuridão, na desinformação de tudo que diz respeito sobre a política econômica, etc. etc.

    Essa estratégia de que o PT só aceita “doações de empresas” de acordo com o que determina a lei eleitoral, todos sabemos que é mentira, história pra boi dormir. O povo já está consciente que tantos desmandos, ao longo de 12 anos, de saques sucessivos contra as estatais (não só a Petrobras) e achaques, extorsões na mais ampla acepção da palavra contra empreiteiras (que, claro!, são coniventes com a corrupção), viraram rotina na cúpula do partido. Tornou-se oficial o modus operandi do PT, o de achacar, extorquir. É tanto ladrão do dinheiro público que acaba saindo literalmente pelo ladrão.

    Como disseram alguns empreiteiros em seus depoimentos, não era possível fazer negócio na Petrobras sem dar os 3% de propina. Agora vem o ministro Cardoso, pau mandado do Palácio do Planalto dizer que o PSDB quer fazer da operação “Lava Jato” um terceiro turno. Este até que seria mais do que bem-vindo, desde que fosse para retirar do poder um partido nefasto que já conseguiu colocar o Brasil no fundo do poço da corrupção. A situação já chegou a um tal ponto que o povo não mais tem respeito pelo governo, pois sabe que os desmandos vêm justamente do partido que governa o país. Não dá mais para aguentar. Agora é esperar pelo movimento a favor do impeachment programado para o dia 15 de março em todo o país.

    JEAN PAUL DES SAINTS SILVA

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários