‘Estado pobre e cultura horrível’, diz gaúcha sobre MA em post na web

Por Luís Pablo Crime
 

G1MA

doc 1

Os comentários de uma gaúcha identificada como Isabela Cardoso, de 24 anos, vêm causando revolta nas redes sociais. Na publicação feita no Facebook, a mulher critica os hábitos e a cultura do Maranhão. Ela morava em Imperatriz, segunda maior cidade do Estado e seria esposa de um funcionário da empresa Suzano Papel e Celulose.

“Finalmente em casa, depois de 1 ano e 7 meses na SUSANO de Imperatriz eu e meu esposo retornamos a nossa cidade. Estado pobre kkkkkkkkk. A cultura maranhense é horrível, o carnaval é um lixo ‘Tal de bomba meu boi (sic), tambor de crioula’. A maioria das mulheres são piriguetes e os Homens malandros. Mais da metade das pessoas são semi-analfabetos (sic) #AmoMinhaCidade #Gramado RS”, critica Isabela.

Na manhã desta segunda-feira (2), o promotor de Justiça do Ministério Público do Maranhão, Joaquim Júnior, publicou na rede social que o MP tratará a publicação de Isabela como crime. “PRECONCEITO: logo nas primeiras horas dessa segunda, o MP tomará providências contra ex funcionária da Suzano em Imperatriz que fez comentários preconceituosos contra maranhenses nas redes sociais, bem como contra as mulheres que aqui residem. O fato é considerado criminoso pela legislação”, escreveu.

O Ministério Público informou que foi aberta uma Ação Civil contra Isabela Cardoso. Esta ação foi assinada pelos promotores Joaquim Ribeiro de Sousa de Júnior, Alessandro Brandão Marques e Ossian Filho. Por telefone, a assessoria da Suzano Papel e Celulose afirmou que já tomou conhecimento do do assunto e que está apurando se Isabela é ou não funcionária da empresa. A jovem não foi localizada para explicar a publicação.

De acordo com a legislação, a xenofobia pode ser definida como prática, indução ou incitação de preconceito de raça, cor, etnia e religião. O crime está previsto no artigo 20 da Lei nº 7716/89, com pena de reclusão, que pode variar de 1 a 3 anos e multa. Se for cometido por intermédio dos meios de comunicação, como pela internet, a pena pode ser agravada de 2 a 5 anos e multa, conforme o parágrafo 2º da mesma Lei.

28 comentários em “‘Estado pobre e cultura horrível’, diz gaúcha sobre MA em post na web”

  1. Magno

    É mais goi aqui que ela veio trabalhar pra não passar fome! Em relação as mulheres a ofensa dela é uma coisa natural, ja prestou atenção que toda mulher feia acha que as outras são piriguetes?

  2. NILO MURAD

    Bem feito pra nós maranhenses.

    Quando chegam esses forasteiros por estas bandas, por provincianismo todo mundo se abre pra eles.

    Assim, nós sempre fomos bons anfitriões pra essa gente. E depois logo vêm essas decepções. kkkkkkkkkkkk

  3. Alexandre Oliveira

    Eu desculpo o descuido desta piriguete. Quem tem Yeda Crussius, Antonio Brito, Garrastazu Medici, Ernesto Geisel, dentre outros, tem mesmo muita autoridade para reclamar daqui. Seja feliz. Só que você esqueceu de voltar para sua terra, juntamente com seu marido, tão logo aqui chegou. Mas não, ganhou uma boa grana e agora cospe no prato em que comeu. Parabéns pela sinceridade!

  4. Carlos Leandro da Silva Costa

    o empreendimento desta senhora pela manutenção do PRECONCEITO, concebe entre outras coisas um crime, isso é fato.Porém gostaria de fazer uma pergunta, pessoas que gozam de tão relevante ignorância servem mesmo de padrão comportamental?
    só me pergunto por que ela deixou o estado dela, seria ela uma flagelada da fome ? ou será que aquele estado dispensou suas péssimas qualidades profissionais? eis a questão.

  5. jorge

    Não há preconceito algum, pode até haver ingratidão, mas desde quando falar a verdade é mentir, denegrir, tendo do conceito dela, é isso que ela sente, é o que acha, é livre para expor suas ideias. O MP que procure o que fazer , e tem, muito, muito processo de desvio de recursos públicos, improbidades, homicídios, corrupção, ausência de cumprimento da constituição estadual, falta água, educação, transporte público, saúde de qualidade e segurança pública, sobretudo para que o Estado cumpra seu papel, seu dever existencial e e contratual com a população, então, ora, o Flávio Dino disse isso daí várias vezes, toda vez que ele esculhambava a famglia Sarney ele dizia o que a moça, afinal não eram malandros os asseclas da famiglia, as suas mulheres que viviam o luxo da corrupção, não eram dondocas piriqueteiras luxuriosas, os IDHs do Estado do MA não são africanos? Ora, ela não mentiu…. e cada cidadão deste país tem o direito de dizer o que pensa, logo no caso em foco não há conduta alguma que implique nos delitos da mencionada lei.
    Mas dou uma dica ao promotor, comece pelos seus colegas, investiguem se os funcionários dos gabinetes vão trabalhar mesmo, ou se não vão e devolvem parte dos seus vencimentos aos chefes, investigue o Espeto do Pau.. E por fim onde o nobre promotor dr. Carlos Serra, ? já tá preso? é casa de ferreiro espeto de pau ao lado forum do calhau… rsrsrsrs.

  6. vanderley gonçalves

    Bom dia.

    Somos pobres mesmo, pois nossas riquezas maiores são para alimentar pessoas como essa.

    V.Gonçalves.

  7. SEBASTIÃO SANTOS DA ÁREA ITAQUI - BACANGA

    Como maranhense, lamento a cultura pobre de você Isabela que nem sabes criticar dentro de um entendimento que pode apenas assimilar. O meu querido Maranhão não é melhor que Rio Grande do Sul, mas te garanto que aqui nós temos muito mais riquezas culturais do que o teu querido Rio Grande do Sul. As nossas raízes de cultura é universal até por religião, pois se fizeres uma reflexão até mesmo no calendário das festividades mais tradicionais do país, lá se encontra o nosso querido Maranhão muito bem lembrado. Saindo desse tema, é importante que saibas que temos um outro de extrema importância que o teu querido Rio Grande do Sul não tem, como por exemplo: O segundo maior porto da América Latina está no Maranhão, aqui é uma das entradas principais de riqueza do país, claro, você precisa admitir que não conheces de fato o meu querido Maranhão, e sim conhecestes apenas a segunda maior cidade do nosso querido estado que é Imperatriz, onde de fato teves a oportunidade de trabalhar na Suzano. Aqui as portas vão se encontrar sempre abertas para te receber com a tua família e teus amigos. No mais, aquele abraço bem especial aos nossos amigos de Porto Alegre, pois ela é uma capital muito bonita onde temos um carinho especial pelo Rio Grande do Sul, que lamentavelmente tem você com essa visão pobre que envergonha os bravos e bravas do Rio Grande do Sul. Ok, podes até não achar quem te deu oportunidade lindo, amado e economicamente potente, mas eu acho e confirmo que o meu Maranhão é lindo, amado e é uma das grandes potência econômica do país, abraços de Sebastião Santos, maranhense da gema.

  8. danilo

    Link do face dela?

  9. Alessandra

    Essa vaca vem p Maranhão ganhar dinheiro e ainda sai falando mau …..

  10. Fernando Carvalho

    Fazer o que se ela não gosta do Maranhão menos uma e se não gosta da nossa cultura eu também não gosto da de vocês então estamos quites! Pt saudações

  11. NEGAO

    DEVE TER CHIFRADO MUITO ESSE BOI COM OS MALANDROS DAQUI, HEHEHEHEHE

    SIOR EU TORAVA ELA NA HORA TB

  12. Falador da Verdade

    Enquete:

    Eh verdade ou mentira o posicionamento da moça?

  13. Paulo Cabral

    Muita coisa que ela fala é a pura verdade.

  14. RAIMUNDO BATALHA

    Gente, não sei pq esse crise toda envolvendo essa menina. E acaso ela não tem o direito de achar isso q falou? acaso ela não está num mero e simples exercicio da sua liberdade de expressão. E onde está escrito na constituição que essa liberdade é só para elogiar?? Pq alguém é obrigado a gostar de bumba meu boi? e quem disse que aqui não tem mesmo um monte de porcaria, um monte de coisa imoral, um bando de políticos escrotos que vivem nos enrolando, nos fazendo de trouxas?? agora o mundo desabou por que essa menina acha isso. O índice de analfabetos é mesmo elevado sim aqui no MA, ela pode ter exagerado, sim, mais chegou perto, segundo as estatísticas oficiais. Mas tem gente até sem dormir por conta disso. O Ministério Público, com muito mais coisa importante para fazer, já se mobilizou (falta dizer que vão criar força tarefa para fazer um PIC (nome do procedimento feito por promotores para investigar crimes, como esse que supostamente ela cometeu). Ela até pode não ter bons modos, pode não saber escrever direito, mas usou a liberdade dela para falar o que pensa e isso tá na constituição. Posso não concordar e ñ concordo com tudo o q ela falou , agora q ela tem o direito de sentir e falar, isso tem.

  15. Camilla

    Mulher feia adora dalar mal de mulher bonita.

  16. FUDÊNCIO

    Essa vaca não achou nemhum maranhense para cobrir ela no cio e se achou o cara era maranhense de pau pequeno!

  17. Ana

    Pode até ser coincidência. Também não tô generalizando, pq preconceito tem em todo lugar. Mais engraçado é que os mais declarados, são sempre essa corja do RS, ou gostam de aparecer, ou são mais otários do que eu penso. Só vivem nos noticiários, por causa de algum de tipo de preconceito.. Mas continuam destilarem seus venenos contra negros, nordestinos e etc.. Aconteceu uma tragédia daquele tamanho, naquela boate KISS, mesmo assim, eles não param pra pensar, que seres humanos são iguais em qualquer região do País, e que desgraça, fome, seca, probreza e etc. tem em todo lugar. Parecem monstros e não pessoas; não são humildes, nem tão pouco educados. Sim, pq não venha me dizer que gente desse tipinho aí tem educação, humildade, que não me convence. Tenho nojo desse povo. Não faço a menor questão que esses vermes pisem aqui no nosso nordeste. Eu não sei porque vem!! Não fazem falta aqui. Nós não precisamos de turistas do lado Sul aqui não!! Bjs até nunca mais

  18. ANA PAULA

    Olha o tipinho que vem matar a fome no nosso Estado, e ainda sai falando…
    Somos tudo que tu quiser, mas, não te devemos nada! O Maranhão não vai deixar de existir por tua vontade… Se não estiver satisfeita, muda de país… Tuas ofensas não nos abala, pobre coitada!

  19. ADA

    Se o estado dela é perfeito, rico, com pessoas educadas o que veio fazer no Maranhão?
    Acho muito engracado pra ganhar dinheiro o Maranhão serve?!
    Não somos o melhor estado do pais, mais aqui que vivo e amo minha terra.
    Foi tarde!!!!

  20. José Verde

    Mas se ela morou mais de um ano em no Maranhão, certamente não tinha competência para ir para outro lugar. Uma coisa é certa, as mulheres maranhenses são maravilhosas tanto como pessoas ou fêmeas, enquanto que essa idiota sem nenhuma sensualidade, a única coisa que chama atenção é a boca, aliás ela tem uma cloaca no lugar da boca pois somente expele fezes.

  21. Antonio Fernando

    Jorge seu idiota, uma coisa é criticar outra é desprezar, denegrir. IDIOTA.

  22. Jair Alencar

    Puxa!!! tem tantas coisas mais importante para o Ministério Público investigar, ontem o Fantástico deu uma demonstração da situação dos Postos de Saúde espalhados pelo Brasil, talvez esta seria uma situação mais importante para ser investigada, saber para onde vai o dinheiro da saúde e não uma parcial verdade dita numa rede social.

  23. belo

    gente calma. olha na verdade dizem que vivemos em uma democracia, então democracia e uma liberdade de expressão. então a moça tem toda a razão de falar daquilo que gosta e aquilo que não gosta. morei no Rio Grande do Sul 3 anos em Bento Gonçalves, em uma linha de trasmissã não vou dizer aqui o que ela desabafou sobre o nosso Estado, Cultura , costumes , nossa gente e especialmente as nossas queridas e amadas mulheres. eu não tenho nenhum motivo de falar mal do belo e lindo Rio Grande. de um excelente churrasco. de lindas e belas mulheres. agora conheço uma boa parte deste pais mais não vi um lugar para ter tanto viado como o Rio Grande. mas as vezes pode ser um costume ou uma cultura deles gostar de dar o boga. afinal cultura, costumes ,e gosto, todos nos temos que respeitar de um povo. obrigada

  24. leka

    O que esse povo fo sul entende de cultura? Tudo deles é copiado dos europeus! Afff… povinho sem cultura essa galerinha do sul….

  25. Armando Pinto

    Essa mulher saiu de uma cidadezinha lá nas serras gaúchas e quer o que? Talvez nunca tenha dançado um boi, comido farinha d’água com camarão seco, por isso fala mal das tradições do Maranhão. KKKKKKKKKKK

  26. Claudia

    Que tem muito maranhense que não é chegado a trabalho é verdade. O maranhense não é empreendedor uma vez que se acomoda fácil e com pouco. As grandes riquezas do maranhão pertencem aos cearenses.

  27. MarcV

    Engraçado que ela diz que somos semi analfabetos,mas como explica ela chamar “bumba meu boi” de “bomba meu boi”. O bom é que é menos uma pessoa arrogante no nosso estado tão querido que castigado sim,mas que amo profundamente meu estado.
    T E A M O M A R A N H A O …..

  28. Sandro

    Olha quem fala de analfabetos, sabe nem escrever o nome SUZANO kkkkk

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários