Ações contra o Enem serão julgadas pela Justiça do Maranhão, diz STJ

Por Luís Pablo Judiciário / Maranhão
 

Do G1

Enem

Todas as ações questionando o Enem 2010 serão julgadas pela Justiça Federal no Maranhão. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (10) pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A Primeira Seção do STJ declarou o Juízo Federal da 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão competente para julgar seis ações civis públicas e uma ação cautelar preparatória que solicitam o acesso de estudantes à correção das provas discursivas da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio.

A decisão foi tomada no julgamento de um conflito de competência apresentado pela União. A vara competente decidida pelo STJ, a do Maranhão, é o local onde foi ajuizada a primeira ação.

As ações pediam o acesso dos candidatos à correção das provas e a possibilidade de se recorrer das notas, com a inclusão desses direitos nos futuros editais.

O caso tinha sido suspenso em janeiro pelo ministro Felix Fischer, vice-presidente do STJ, que concedeu liminar para suspender todas as ações e os efeitos das liminares anteriormente dadas nesses processos até o julgamento de mérito deste conflito de competência.

Segundo o MEC, o Inep deve lançar nos próximos dias o edital do Enem 2011.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários