Portal iG insinua que morte de Décio Sá pode ter sido tramada pela polícia

 

Paula Miraglia, do iG:

Controle social ameaçado – As mortes da juíza Patrícia Acioli e do jornalista Décio Sá são prova de que suas denúncias e acusações tinham lastro

Jornalista Décio Sá

Jornalista Décio Sá

Há algumas semanas o jornalista Décio Sá foi morto com cinco tiros a queima roupa quando chegava em um restaurante em São Luís (MA). Além de repórter de política do jornal O Estado do Maranhão, Sá mantinha um dos blogs mais acessados do Estado, onde denúncias contra políticos, matadores de aluguel e casos de corrupção eram frequentes. É por isso que a polícia acredita que sua morte foi encomendada.

A morte trágica de Décio não é um caso isolado, ele foi o quarto jornalista morto no Brasil esse ano em cirscustências similares.

Mas lembremos que a imprensa não tem sido o único alvo de ataques dessa natureza. Em 2011, a juíza Patrícia Acioli foi alvejada com 21 tiros, quando chegava em casa, no Rio de Janeiro.

Acioli foi responsável pela condenação de vários policiais corruptos e, na época do crime, estava prestes a julgar um novo caso de corrupção envolvendo policiais. Os 11 suspeitos do crime estão presos e são todos policiais militares.

Também no ano passado, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ) teve que deixar o País com a família em razão de ameaças de morte constantes. O deputado foi presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Milícias, na Assembleia Legislativa do Rio. Um dos resultados da CPI em 2008 foi o indiciamento de mais de 200 pessoas entre, policiais militares e civis, bombeiros políticos, e a prisão de boa parte deles. Na época da CPI Freixo, já havia sido intimidado, mas antes de deixar o País, o deputado recebeu sete ameaças de morte.

Juíza Patrícia Acioli

Juíza Patrícia Acioli

Décio Sá foi assassinado com uma pistola.40, arma exclusiva da polícia. Recentemente, a polícia descobriu que os 21 tiros que atingiram Patricia Acioli foram disparados de uma Colt, calibre 45, arma que pertencia ao Exército brasileiro. Os dois crimes ajudam nublar a fronteira entre o legal e o ilegal, entre o poder do Estado e as organizações criminosas.

O controle social exercido por jornalistas, juízes e, alguns casos, políticos, cumpre um papel essencial num contexto como o brasileiro, onde não apenas as instituições são ainda frágeis, mas a corrupção é endêmica. As mortes de Patrícia Acioli e de Décio Sá são prova de que suas denúncias e acusações tinham lastro.

Infelizmente, é justamente a fragilidade e pouca capacidade de fazer valer a lei das nossas instituições que tornam essas pessoas completamente vulneráveis frente ao crime organizado.

2 comentários em “Portal iG insinua que morte de Décio Sá pode ter sido tramada pela polícia”

  1. ROBIN HOOD DO SERTÃO MARANHENSE

    r10

    26 novembro, 2011 as 05:03 Os teus dias já estão contatos, se vc não parar de ficar inventando coisas a respeitos dos militares grevistas, pode a qual quer hora se dá mau, se é tão corajoso, venha vc mesmo aqui conferir o movimento de perto, assim terá uma visão verdadeira do que acontece lá…cuidado com o que anda dizendo…….

    ESTE COMENTÁRIO FOI REFERENTE A ESTA POSTAGEM:
    Notas rápidas: greve da polícia
    sex, 25/11/11 por Décio Sá | categoria Cidades | Tags Aluísio Mendes, Exército, Força Nacional, Ivaldo Barbosa, PMMA

    Greve política
    Mais uma prova que a greve dos PMs e bombeiros tem conotação política. O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), e a ex-secretária Eurídice Vidigal (Segurança) doaram 500 pães e 5 mil garrafas d’água mineral aos grevistas acampados na Assembleia Legislativa. Com o prolongamento do movimento, Castelo evita a realização dos trabalhos da “CPI dos R$ 73 milhões” criada semana passada. Já Eurídice quer embalar a candidatura do marido, o sem-votos Edson Vidigal (PDT).

    Intimidação
    O coronel “balaio” Ivaldo Barbosa anda irritado com jornalistas que não rezam na cartilha da greve comandada por ele. Está proibindo a presenças de profissionais não-alinhados ao movimento na Assembleia. Nesta sexta-feira, uma equipe da TV Mirante foi retirada do local. Ivaldo, que responde processo interno na PM acusado de vender promoções a colegas de farda, ainda acredita que o Maranhão está na época da “Operação Tigre” quando ele “meteu o bicho”.

    Cidadã procura orientação com soldado do Exército no Centro de São Luís
    Comemoração
    Parte da população de São Luís está comemorando a presença do de homens da Força Nacional e do Exército Brasileiro nas ruas da cidade. Para muita gente aumentou a sensação de segurança. Se os soldados pudessem ficar permanentemente no policiamento, ninguém iria sentir falta dos grevistas.

    Presidente frouxo
    Enquanto o coronel Ivaldo “assume” o comando do Poder Legislativo, o presidente da Casa, Arnaldo Melo (PMDB), se mostra um verdadeiro frouxo. Ainda não tomou numa providência simples: pedir à justiça a reintegração de posse do prédio. Na quinta-feira, quando os grevistas ocuparam o local, vários setores foram fechados pela segurança no sentido de evitar depredações. Funcionários não conseguiram sequer chegar às suas salas para trabalhar.

    Mordomia irresponsável
    Além do cabo bombeiro Santos, lotado no gabinete do deputado Neto Evangelista (PSDB), outro militar que encabeça o movimento grevista está abrigado no gabinete do deputado Rogério Cafeteira (PMDB). Santos é quem fica insuflando os grevistas contra jornalistas que têm coragem de mostrar a verdadeira face da greve. Está passando da hora da Secretaria de Segurança mandar de voltar ao Quartel esses PMs e explicar o porquê dos privilégio aos citados deputados.

    Cobrança
    O desembargador Stélio Muniz está cobrando da cúpula da Segurança Pública o cumprimento de sua decisão em relação ao corte de R$ 200 por dia para cada PM e bombeiro que não voltar ao serviço. Os comandantes de batalhões terão de passar diariamente à Secretaria de Planejamento (Seplan) um CD com a relação de faltosos para a realização dos descontos. As faltas começaram a ser registradas nesta sexta-feira.

    Churrasco e cerveja
    Enquanto a população está apreensiva com medo dos marginais, os PMs em greve passam o dia na Assembleia jogando dominó e baralho. Hoje tinha até um grupo fazendo churrasco, regado a muita cerveja na parte de trás do prédio.

    Terrorismo
    É grave a denúncia de que alguns policiais grevistas irresponsáveis estariam orientando marginais a promoverem assaltos no sentido de criar um clima de terrorismo na cidade.

  2. ROBIN HOOD DO SERTÃO MARANHENSE

    joão araujo filho

    2 dezembro, 2011 as 10:06 Decio tua hora tá chegando a greve vai terminar se Deus quiser, ai tu vais colher o que plantaste, por essas e por outras paga o documento do teu carro e se beber não dirija pois tem o presente guardado pra voçe que se fosse eu não queria, quem avisa amigo é.

    1 dezembro, 2011 as 20:43 Décio,

    Larga essa greve de mão e arruma outra coisa para falar.
    Você sabe que não pode ir na assembleia pois corre o risco de passar no corredor polones, agora se ficar insistindo quando parar em uma blits aí eu quero ver o que vai acontecer…..

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários