Engarrafamentos quilométricos marcam o primeiro dia do Enem em São Luís

Por Luís Pablo Maranhão
 

Imparcial

“O engarrafamento fez com que eu perdesse o primeiro dia de prova, pois me colocaram em um lugar muito longe da minha casa e não conseguiria chega antes dos portões fecharem”, comentou o estudante de 17 anos, Flávio Barbosa, sobre a dificuldade que teve ao sair de casa e encontrar engarrafamentos gigantescos que se formaram através das vias de acesso aos locais onde as provas do Enem estão sendo aplicadas.

Trânsito

Diversos inscritos no Enem deixaram para sair de suas casas em cima da hora e acabaram encontrando dificuldades para chegarem ao seu destino, sendo que para o exame deste ano, a maioria dos concorrentes foram lotados para instituições distantes dos seus endereços.

A Avenida Rei de França, no bairro do Turú e na Avenida dos Portugueses, na área do Bacanga o trânsito ficou parado por horas e algumas pessoas, para não correrem o risco de chegarem atrasadas, buscaram opções emergenciais como usar o sistema de mototaxi para ultrapassarem o congestionamento.

A recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é de que os candidatos cheguem sempre com uma hora de antecedência aos locais de prova. Desse modo, o candidato poderá procurar a sala e se acomodar com tranquilidade, mas mesmo obedecendo a essa instrução, alguns inscritos não conseguiram chegar ao local da prova no tempo indicado.

“Saí de casa bem cedo, por volta das 10h da manhã, porém o engarrafamento e problemas no trânsito foram tão grandes que cheguei na porta da escola meia hora depois dos portões se fecharem. Estou muito triste com o que aconteceu, tentei fazer tudo corretamente e mesmo assim não consegui fazer o Enem. Vou fazer amanhã apenas para conhecer o esquema das provas até porque é a primeira vez que irei prestar o exame”, explica a estudante Gabriella Araújo, de 19 anos.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários