Absurdo! Governo Flávio Dino recorre e pede transferência de bebê com risco de morte para SUS

Por Luís Pablo Maranhão
 

G1MA

Os pais do recém-nascido que aguarda cirurgia cardíaca no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, não imaginavam que viveriam o drama de ver o filho lutar pela vida. Com um mês de vida, o pequeno “Dudu” foi diagnosticado com Tetralogia de Fallot (T4F), doença caracterizada pela má-formação cardíaca. Como não há tratamento no Maranhão, os pais ajuizaram ação na Justiça pedindo que o Estado pagasse o tratamento em outro lugar.

Antes de sair a decisão, o casal viajou com o filho para o Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo (SP), que é especialista em casos do tipo. “A criança nasce só o lado direito do coração. Fica faltando então o lado esquerdo com as válvulas. Ele passou pela primeira etapa, está numa situação que nós consideramos ainda muito grave. Mas depois ela vai ter que passar por outras duas cirurgias, uma com quatro meses e outra com dois anos de idade”, explica o médico José Pedro da Silva.

Pequeno “Dudu”

Pequeno “Dudu”

“Cada dia aqui é uma vitória. Cada dia que nosso filho fica vivo, lutando, é uma vitória”, desabafa o pai.

Neste mês, o juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, titular da 1ª Vara da Comarca de Pedreiras (MA), condenou o Estado ao pagamento das despesas referentes à cirurgia cardíaca à qual a criança deve ser submetida.

O bebê já está no hospital há 20 dias. Passou pela primeira cirurgia, mas vai precisar ficar pelo menos mais dois meses internado para se recuperar. Os médicos dizem que se a criança tiver que ser transferida, as chances de morte aumentarão.

“Se ele for transferido, se for uma viagem longe, ele corre o risco de morrer na viagem. Até de pegar uma ambulância porque as condições que estão hoje, qualquer modificação pode desequilibrar e a chance de morrer é muito grande”, garante o médico.

Estado quer transferência para o SUS

Mesmo com o parecer do médico sobre o risco, o Estado do Maranhão recorreu à Justiça para tirar a criança do hospital onde está e transferi-la para a rede pública. Na ação, o governo diz que o custo do tratamento é alto e que o dinheiro estaria servindo para “financiar riqueza sem justa causa para uma pessoa só”.

Entre os argumentos, está o caso recente de um bebê com o mesmo problema que foi tratado no mesmo hospital e que rendeu o que foi chamado de uma “conta para o poder público” que teria ultrapassado os R$ 2 milhões.

Os procuradores do Estado pedem que a liminar que garante o tratamento ao bebê seja derrubada porque classificam a situação como “de extremo gasto público”.

Secretário Marcos Pacheco

Secretário Marcos Pacheco

“Na realidade, nós não recorremos para abandonar ou para que seja feito um retorno à causa inicial. Na realidade, o Estado, ele existe para servir às pessoas e essa é nossa missão aqui. Exatamento por isso é que nós estamos recorrendo apenas para que a criança, logo após ela estar estável depois da cirurgia, ela passe para o leito do SUS, porque aí você teria uma economia dos recursos que são muito grandes e que estão sendo dispensados para o Beneficência. O custo é muito e hoje, no Brasil, nós, do sistema público de saúde, temos que fazer uma ‘para-economia’ para essa questão da judicialização”, argumenta o secretário de saúde do Maranhão, Marcos Pacheco.

O advogado da família, que também é tio da criança, tem dedicado as últimas semanas exclusivamente para tentar manter o atendimento em São Paulo. “Se a liminar for derrubada, se perde o objeto da ação, que é a vida da criança”, explica Ruterran Martins.

“Ninguém aqui tá pendido um favor. Isso é um direito que é assegurando a nós. É um direito constitucional”, diz o pai. “Eu sei que ele sendo transferido, só Deus sabe o que pode acontecer”, lamenta a mãe. “Nós estamos falando de uma vida. A constituição garante que a vida, independente de qualquer coisa tem que ser priorizada”, acrescenta Luís Eduardo.

Na casa da família em São Luís, os avós torcem pela recuperação do bebê apreensivos e revelam o medo medo do resultado da “briga judicial”.

“Quem é humano jamais deixaria que um bebê desse que está lutando pela vida dele, sair de onde ele está. Tendo todos os procedimentos cabíveis para ele tentar viver. Eu apelo às autoridades que dêem a chance ao meu neto de viver”, pede a avó.

17 comentários em “Absurdo! Governo Flávio Dino recorre e pede transferência de bebê com risco de morte para SUS”

  1. Armando A Madeira

    Grana para Márcio Jerry queimar com a “diamba” do genro, aí tem…. mas para cuidar da saúde de outrem, nada.
    Esse comuna vai acabar mal.

  2. JOSÉ KLEBER N. SOBRINHO

    ABSURDO, o que se está vendo em um governo que se diz de TODOS. Uma guerra jurídica inútil, porque a coisa MAIS IMPORTANTE É A VIDA, principalmente de um SER VULNERÁVEL.

  3. JOSÉ KLEBER N. SOBRINHO

    ABSURDO

  4. Estou Chocado

    Para quem perdeu o filho dá forma que perdeu, deveria ser mais humano e sensível a essa questão. Meu voto nunca mais

  5. JOSÉ KLEBER N. SOBRINHO

    ABSURDO o que está acontecendo com essa criança, um bebê que não tem condições de se defender, de gritar. Essa batalha jurídica entre o Estado e a família desse inofensivo ser deve ter um FINAL JUSTO E FELIZ. Afinal de contas, o GOVERNO DE FÁVIO DINO É DE TODOS como ele alardeia nos canais de televisão.

  6. DE OLHO

    UMA PENA ESSE GOVERNADOR FLAVIO DINO E SUA EQUIPE TEREM SIDO ELEITOS, PORQUE É RETROCESSO TOTAL PARA O NOSSO ESTADO. GOVERNADOR LARGUE DE PENSAR SÓ EM DINHEIRO, É UMA VIDA QUE ESTA EM JOGO.

  7. Fernando

    Isso é uma vergonha o que Flavio Dino quer que aconteça.

    Já gastaram milhões em diarias das secretarias pra que??
    Gastou uma nota nesse jantar no Palácio dos Leões, pra que?
    Gastando mais dinheiro com seus aliados nas secretarias com simbolo ISOLADO

  8. Fernando

    com altos salários , prá que?

    E quando é a vida de uma criança ele não está nem aí, quer que a criança volte prá São Luis prá que?
    Para morrer no caminho ou até mesmo morrer num Socorrão desses da vida.

    Quando um político daqui de São Luis está com problemas de saúde ele recorre ao SUS?, SOCORRÃO?
    HOSP. PORTUGUES?, SÃO DOMINGOS? UDI? e etc. NÃO, ele recorre ao HOSPITAL mais moderno com atendimento de primeira em SÃO PAULO.

  9. MArcos

    Esse que é o governo do povo… nossa só foi ser eleito para mostrar as unhas… VERGONHA…. esse governo não me representa.. ainda diz que é financiar riqueza sem justa causa… v se pode, agora para abrir o orçamento para secretaria de articulação em mais de 2 milhões, ele fez… simplesmente para empregar vereadores analfabetos como “assessores de articulação política”.. tá aí a mudança que muitos queriam…VERGONHA…

  10. walter

    Cada dia que passa mais me decepciono com o governo Flavio Dino, volta Roseana, pois
    é isso que vai acontecer, o povo vai sair gritando o nome dela, e olha que votei nele!!

  11. chição

    fiz um comentario ha alguns meses dizendo que não demoraria muito pro povo sentir saudades de roseana e cia.,essa dia ja chegou, a gestão de flavio dino é simplismente vergonhosa, um governador prepotente como só um juiz sabe ser, que vive cercado de assessores cuja unica função e lamber as botas do grande comunista, a saude em nosso estado que nunca foi boa mas que ja foi bem melhor encontra-se em estado lamentavel o secretario é fraco e seus subordinados vivem tentando lhe passar a rasteira, os socorrões estão sucateados,sem funcionarios e sem material e esse animal ainda assim quer que essa criança sai de uma unidade de saude em são paulo pra vir pra um socorrão? será se ele mandaria um filho dele pra ser atendido nesses matadouros?

  12. RIBAO

    FLAVIO DINO, SEU FILHO FALECEU, QUE DEUS O TENHA. MAIS NÃO JUSTIFICA A FALTA DE AMOR NO TEU CORAÇÃO EM RELAÇÃO AO GRAVE PROBLEMA DE SAÚDE DESSA CRIANÇA. ESSA É A RESPOSTA QUE VC TÁ DANDO AO POVO DO MARANHÃO.

  13. André

    Volte, tia Rose! E traga o Ricardo Murad junto!!

  14. Gilson

    É A MUDAAAAAAANNNNÇAAAAAA!!!
    KKKKKKKKKKK

  15. MARCOS

    Governador o negocio está ficando fio para a sua administração, pooo, nem um comentario a seu favor. É , acho bom dividirem melhor o nosso estado, esta de dizer que o Maranhão e de todos nós, já não cola mais.

  16. liara

    Esse é o tal de governo da mudança?

  17. Flavia

    Engraçado ele acha caro pagar 2 milhões de despesas com a internação da criança. Mais não acha caro pagar uma folha de pagamento de quase 1 milhão por mês so na EMAP com os altos salários de lá. Me compre um bode senhor governador.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários