ONU faz reunião sigilosa com ONG sobre Pedrinhas

Por Luís Pablo Maranhão
 
Conselho Nacional do MP quer choque de gestão no Complexo Penitenciário de Pedrinhas

Conselho Nacional do MP quer choque de gestão no Complexo Penitenciário de Pedrinhas

Os atos violentos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas motivaram a visita da Comissão da Organização das Nações Unidas (ONU) no Maranhão que aconteceu nesta terça-feira (11).

A reunião com o relator especial da ONU sobre tortura e outros tratamentos ou penas cruéis, desumanos ou degradantes, Juan Méndez, foi sigilosa e teve a participação de uma ONG brasileira, além da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos.

Em 2014, a ONU pediu que o Brasil apurasse os episódios de violação aos diretos humanos no Complexo de Pedrinhas. Na época, um documento foi enviado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ONU chegou a afirmar que se sentiu ‘perturbada’ com o relatório que apontou que, em 2013, 59 presos foram mortos dentro de Pedrinhas depois de várias rebeliões.

A comissão ainda vai visitar outros estados do país. Tudo que for constatado vai ser apresentado em uma coletiva de imprensa na sexta-feira (14), em Brasília.

“Fazia 15 anos que a ONU não vinha ao Brasil fazer a sua visita periódica. Veio este ano e está visitando vários estados da federação, entre eles o Maranhão, devido aos casos de denúncias graves de torturas principalmente no sistema prisional”, disse Joisiane Gamba, representante da Sociedade Maranhese de Direitos Humanos.

(Com informações do G1MA)

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários