Bomba! Justiça Federal autoriza CONFEA fazer auditoria no CREA-MA

Por Luís Pablo Maranhão
 

Presidente do CREA-MA, Cleudson Anchieta

Presidente do CREA-MA, Cleudson Anchieta

Uma bomba está prestes a estourar no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA).

A Justiça Federal autorizou o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) a realizar uma auditoria no órgão maranhense para apurar diversas irregularidades.

O CREA-MA tentou impedir a auditoria e entrou com uma ação ordinária, com pedido de antecipação dos efeitos da tutela, mas o juiz federal substituto Jaime Travassos Sarinho, respondendo pela 5° Vara Federal, indeferiu o pedido e determinou a auditoria.

O CONFEA decidiu fazer auditoria após receber uma denúncia anônima pela Ouvidoria sobre supostas irregularidades no CREA-MA, em que diz: “nomeações de funcionários comissionados; contratações com dispensa de licitação; criação de comissão permanente de licitação e cargo de assessor das inspetorias; débitos com encargos sociais, fornecedores, etc., além de outros assuntos relacionados a barganhas de favores, conivência com atos ilícitos, manipulação de balancetes para esconder gastos do Presidente e de assessores, etc.”

Com isso, o CONFEA determinou para verificar in loco os fatos narrados na denúncia, por meio de uma equipe composta de 1 (um) Advogado, 1 (um) Conselheiro Federal, 1 (um) Contador e 1 (um) Auditor. O parecer conclusivo da auditoria tem que ser apresentado até 1º de dezembro.

Decisão do Confea:

Decisão do Confea

Decisão do Juiz Federal:

Decisão da 5ª Vara Federal - Confea e Crea-MA

Decisão da 5ª Vara Federal - Confea e Crea-MA

Decisão da 5ª Vara Federal - Confea e Crea-MA

Decisão da 5ª Vara Federal - Confea e Crea-MA

Decisão da 5ª Vara Federal - Confea e Crea-MA

Decisão da 5ª Vara Federal - Confea e Crea-MA

6 comentários em “Bomba! Justiça Federal autoriza CONFEA fazer auditoria no CREA-MA”

  1. carlos braz

    Entrou na Justiça para não receber a auditoria? Isso cheira podridão!

  2. Francisco

    Engraçado, existem inúmeras denuncias da gestão anterior de forma nominal junto ao CONFEA sobre irregularidades dos diversos tipos e somente agora em outubro de 2015 a auditoria do CONFEA esteve auditando os anos de 2013 e 2014 onde ainda não foi possível dá um resultado conclusivo até a presente data devido a ausência de diversos documentos comprobatórios que foram levados do conselho no apagar das luzes da gestão anterior. O que está parecendo que seja essa situação? Somente o Tadeu (presidente do Conselho Federal) pode responder. kkkkk

  3. Antonio de Moraes

    Ele é primo de Marcio Jerry!

  4. Armando A Madeira

    Esta decisão é uma paulada na moleira desse afilhado de Flávio Dino, que ora comanda o CREA. Decisão irretocável, uma cacetada no lombo do protocomunista metido a sabido.

  5. Armando A Madeira

    Eu sabia que ele foi apoiado por Flávio Dino. Agora tá explicado: é da pateta, é primo do Mouse Jerry.

  6. Engenheiro Civil

    Bom,
    Como Engenheiro e pagador assíduo de ARTs gostaria que fossem realmente auditadas e colocadas às claras todas as últimas 05 gestões à frente do órgão !
    Queria entender porque, por exemplo, o CREA vendeu um terreno onde seria construída sua sede e também onde foi parar esse dinheiro….
    Queria entender porque o CREA tendo um prédio próprio (mesmo que seja muito aquém do que se precisa) paga aluguel num prédio também muito aquém do que se precisa…
    O CREA precisa parar de ser cartório e atender os engenheiros , mas desde sempre corre atrás somente dos engenheiros e suas empresas para pagar suas custas …
    Enquanto isso a cidade está cheia de “engenheiros” executando obras dentro de residências, prédios , etc sem pagar nada de Art e nem de anuidades…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários