Denúncia: suposto abuso nas Óticas Diniz

Por Luís Pablo Maranhão
 
Fausto Augusto, diretor executivo das Óticas Diniz, ao lado do proprietário, Arione Diniz

Fausto Augusto (esquerda), diretor executivo das Óticas Diniz, ao lado do proprietário, Arione Diniz

O Blog do Luis Pablo recebeu uma denúncia, via e-mail, de um suposto abuso por parte de uma rede de óticas. Trata-se da empresa Óticas Diniz, que estaria obrigando seus funcionários a lavar o estabelecimento após baterem o ponto de saída.

De acordo com a denúncia – que partiu de um funcionário, foi o diretor executivo da empresa, Fausto Augusto, que determinou a medida “constrangedora e ilegal”.

A ordem de lavar a ótica estaria acontecendo aos sábados e, segundo a denúncia, os funcionários ficam até às 15h fazendo a limpeza.

A equipe de reportagem deste Blog tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação das Óticas Diniz, mas não conseguiu falar com ninguém. De qualquer forma, este espaço está aberto para divulgar a resposta da empresa.

É bom que o Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) e os representantes dos comerciários apurem o caso e tomem as devidas providências para que os direitos dos trabalhadores sejam garantidos.

16 comentários em “Denúncia: suposto abuso nas Óticas Diniz”

  1. JOÃO NETO

    Minha mulher trabalha lá há alguns anos. Todos os dias os funcionários (operadoras de caixa, vendedores, recepcionistas) fazem limpeza no local de trabalho, tal qual o operário limpa seu equipamento, o motorista limpa o veículo que trabalha, o policial limpa seu armamento; e isto se dá quando estão no horário. E daí? que há de errado nisso? Quando se trabalha com patrão bom, se faz além da obrigação com muito gosto e prazer. Já quando o patrão não presta não dá gosto de fazer nem a obrigação. Não conheço o patrão de minha mulher, mas sei do tratamento exemplar, respeitoso e carismático que dão aos seus colaboradores, tanto é que quando alguém sai de lá fica procurando maneira de voltar. Sem falar na remuneração que é boa.
    Sou radicalmente contra patrão opressor e transgressor das leis trabalhistas, mas sou testemunha que não é o caso da rede de Óticas Diniz. Lá eles tem o quadro de funcionários como grande patrimônio da empresa. JUSTIÇA SEJA FEITA!

  2. JOÃO NETO

    Em tempo,
    Aproveito pra dizer que nem conheço o Diniz, e pela primeira vejo uma foto do tal. E a bem da verdade, é feio que doí!

  3. Frederico Almeida

    Então deve ser por isso que a loja da ótica diniz é tão limpa e cheirosa. Parabéns para os funcionário e para o Diniz (Fausto Diniz)?

  4. alex

    Esta prática é bem antiga, pois desde que namorei uma funcionária desta ótica há pelo menos 17 anos sempre foi assim, e respondendo ao comentário anterior, patrão bom e respeitoso não abusa do direito do trabalhador forçando o desvio de atividade pelo qual foi contratada. Este é o problema de grande parte dos trabalhadores maranhense, se acomodar com o emprego em razão do medo de perdê-lo. O tempo da escravidão acabou meu chapa, não deixe a sua esposa achar que este emprego é tudo que lhe resta na vida, é preciso haver valorização pessoal para o crescimento profissional.
    Trabalho em uma empresa que todas as atividades são respeitadas de acordo com o contrato de trabalho. A Ótica Diniz não precisa utilizar desta manobra para reduzir despesa, pois tem um grande patrimônio com lojas em todo o País.

  5. thiago

    Nossa! Compra um galeto e uma coca cola e leva ele pra tua casa.
    Lavar loja? por favor ne amigo… isso se chama desvio de função. limpar a loja é trabalho para os SGs da empresa conforme contrato assinado e registrado em carteira.

  6. Angela

    SIMM, isso é verdade. E nao é de hoje que essa empressa vem explorando seis funcionários, trabalho la, e ja me expus por ordem deles a atividades que nao faziam parte do meu trabalho. Ela abusa excessivamente dos seus funcionários. A gente quando da 18 horas quer ir lra casa, cuidar dos nossos filhos, da nossa casa etc, mas la se tiver alguma atividade a mais pra ser feita eles nao deixam irmos embora, se formos pegamos advertência. Ótica diniz pode se igualar a desvio de função. Fazem ficarmos alem do horário de expediente, nao pagam hora extra e nos fazem marcar o ponto aa 18 horas pra eles nao se prejudicarem. A loja da rua de santaninha nao tem agua, numca deram ambiente adequado fazem com que seus funcionários peguem um balde e va pegar agua em outras lojas. Isso ja esta a mais de 10 anos assim. Quem ver de fora nao sabe como aqueles trabalhadores sofrem ali dentro, q so nao pedem conta por conta do desemprego alto e as contas q nao param de chegar. Essa empresa devia ter vergonha. A agua que eles dao aos para beber vem de uma caixa d água completamente imunda, suja, cheia de limo… é assim em varias lojas… espero q o ministério do trabalho bata la e multe essa empresa vergonhosa.

  7. Maia

    Nossa quanta hipocrisia, tudo isso só por limpar seu ambiente de trabalho? Quer dizer que preferem trabalhar com os ratos? Vai trabalhar no lixão, eu estou desempregada a mais de um ano e a crise está terrível, se eu tivesse uma oportunidade nessa Otica lavaria até as paredes, o problema é que é fácil falar quando já tem tudo na vida. Pronto falei.

  8. Anônimo

    Trabalho na Diniz, nós vivemos momentos de terror, Ministério do trabalho peço socorro! Vivemos de ameaças, sob pressão violenta. O diretor Fausto Augusto tem nos humilhado diariamente, forçado a Bater ponto fora de hora, a trabalhar em desvio de função.

  9. Bruno

    Trabalhei na rede durante um bom tempo e desconheço tal pratica, conheceu o Arinone Diniz e ele jamais concordaria com essa pratica que desconstitui os direitos já adquiridos pela classe trabalhista.

  10. Estevan Azevedo

    Meu caro Frederico Almeida bom se tua ta achando bom leva tua mulher para limpar as lojas também, ou então deve tá babando o ovo desse fausto ai. E pior esse Fausto entrou outro dia na ótica como supervisor de informatica, e saiu derrubando todos pelas costas para assumir o lugar de diretor, e hoje tem um patrimônio se não igual mas próximo do Arione Diniz, ou seja, o que será que rola ai por de trás eh! fica ai essa ?????????
    Tenho uma pessoa que trabalha lá a anos e ela vai me passar todas as fotos dos constrangimentos que ele faz todos os funcionários passaram. Quero saber a posição desse sindicato que só sabe pegar dinheiro e nada fazem em prol dos funcionários, cadê o MPT. Em breve irei divulgar fotos e muito mais coisas.

  11. Falador

    Cuidado pra esse supervisor nao ta pegando tua mulher ne joao neto. Kkkk
    Acorda garoto….

  12. Brito Júnior

    Dizer que o Diniz não sabe dessa prática? É uma mentira uma homem que não respeita seus colaboradores muito menos as mulheres a quem se refere a rapariga e aos homens como vagabundo me poupe seu descompensado idiota um machista que pisa nos funcionários me poupe

  13. Ane

    Divulgue mesmo Estevan! passei la ainda pouco e trabalhadores estão la ate agora 20:30 fazendo hora extra e que não serão pagas

  14. Ane

    MPT por favor se manifeste! Sindicato vamos deixar de ser cego da vista limpa! Será que a escravidão voltou novamente? Como pode trabalhador ter hora pra chegar e nao tem hora pra sair? Pior ainda amanha não poderam nem chegar atrasados, se não o diretor Fausto ficara louco !

  15. Anônimo

    Acho que as óticas DINIZ não precisa explorar os funcionários, hoje essa empresa tem um nome nacionalmente conhecido, esse tal Fausto Augusto deve respeitar os funcionários dessa empresa, ele não deve ter amor por essa empresa, trabalhei e ainda amo e defendo essa marca. O seu Arione deixou nas mãos de uma pessoa que só pensa em ficar rico. Uma vez fui falar com com esse cidadão e ele nem olhou no meu rosto. Fui desligada e não me sentir humilhada, pois graças a Deus que não foi ele que me demitiu. Fausto você precisa tratar as pessoas como vc gostaria de ser tratado. Seu idiota

  16. André

    Diante desta crise, desemprego aumentando a cada ano, eu só queria ver a cara desses funcionários que acham que estão sendo escravizados
    diante de sua carta de demissão.

    AVISO PRÉVIO NELES, FAUSTO!!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários