Defesa de Battisti pede ao STF suspensão urgente de prisão

Por Luís Pablo Mundo
 

Portal IG

Cesare Battisti

A defesa do italiano Cesare Battisti pediu nesta sexta-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) a suspensão urgente de sua prisão, em um recurso apresentado durante a ausência do relator do caso, Gilmar Mendes, que votou por sua extradição e se encontra no exterior.

O pedido foi encaminhado para Marco Aurélio Mello, magistrado que foi contra a prisão de ex-ativista italiano e, que perante a ausência por 30 dias ou mais do relator titular, ficou facultado para atender o caso.

Os advogados de Battisti aproveitaram a ascensão na hierarquia do caso do magistrado Mello, que era o segundo suplente como relator, pois a magistrada Ellen Gracie, a primeira substituta de Mendes, também está em uma missão fora do país.

Battisti, que se encontra detido desde 2007 em uma prisão de Brasília, foi condenado a cadeia perpétua por quatro assassinatos cometidos nos anos 1970 na Itália, quando era membro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo.

O pedido de suspensão apresentado pela defesa se fundamenta no “excesso do prazo de prisão”, considerada pelos advogados como “ilegal” e por esse motivo a solicitação não foi encaminhada como um recurso de “liberdade provisória”.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários