Governo da Líbia anuncia prisão de Saif al Islam, filho de Gaddafi

Por Luís Pablo Mundo
 

Folha:

O ministério da Justiça da Líbia anunciou neste sábado a prisão de de Saif al Islam, um dos filhos do ex-ditador Muammar Gaddafi, que morreu em 20 de outubro em Sirte.

De acordo com a rede de TV Al Arabiya –que cita o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos do CNT (Conselho Nacional de Transição), Mohammed al Alag– Al Islam foi detido no sul da Líbia.

“Saif al Islam, procurado pelo TPI (Tribunal Penal Internacional), foi detido no sul da Líbia”, declarou o ministro, que não revelou detalhes da operação.

Ainda segundo o ministro, o filho de Gaddafi está em “boas condições de saúde”.

Saif al Islam, filho fugitivo de Gaddafi, é visto em fotografia de agosto deste ano em Trípoli

Saif al Islam, filho fugitivo de Gaddafi, é visto em fotografia de agosto deste ano em Trípoli

O comandante líbio Bashir al Tlayeb, das brigadas de Zintan, disse em coletiva de imprensa que Al Islam foi preso ao lado de dois assessores que tentavam ajudá-lo a fugir para o Níger. Segundo o comandante, o filho do ditador foi levado para a cidade de Zintan.

No início deste mês, o TPI disse ter recebido informações de que Al Islam poderia tentar fugir da Líbia com a ajuda de mercenários.

O jornal francês “Le Figaro” havia divulgado que o filho primogênito de Gaddafi estaria no Níger graças à proteção de um chefe tuaregue rebelde.

Segundo fontes não-identificadas pela publicação, o filho do ditador líbio havia se escondido no sul da Líbia antes de atravessar a fronteira com o Níger graças à ajuda de Agaly Alambo, chefe do Movimento Nigerino para a Justiça.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários