Caso Vitória do Mearim: polícia de Flávio Dino apioa execução em plena praça pública e governo ainda mente em nota

Por Luís Pablo Polícia
 

Imirante.com

Mecânico montador Irinaldo Batalha

Mecânico montador Irinaldo Batalha

Na tarde de hoje, dia 28, foi registrado um homicídio bárbaro na cidade de Vitória do Mearim, interior do Maranhão, onde um homem, identificado como Irialdo Batalha, caído no chão e aparentando estar desacordado, é executado com dois tiros na cabeça.

O fato foi registrado em vídeo gravado por populares, que estavam no local na hora dos disparos. O homem que aparece nas imagens estava vestido com uma farda no estilo militar, e, segundo moradores, era um policial. Mas, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) negou o fato e afirmou que, na verdade, o atirador é um vigilante, identificado como Luiz Carlos, funcionário do município de Vitória do Mearim.

Ainda segundo a SSP, o vigilante estava em companhia de policias militares fazendo perseguição a dois suspeitos de praticarem assalto a comércio. Durante a perseguição, teria havido uma troca de tiros entre assaltantes e policiais e “um dos suspeitos foi baleado, caiu da moto e bateu a cabeça.

Neste momento, conforme vídeo e relato de testemunhas, o vigilante se aproximou do local e disparou contra o suspeito de praticar assalto, sem a presença dos policiais militares, que estavam em perseguição ao outro indivíduo efetuando a prisão”, afirmou a SSP, por meio de nota enviada à imprensa.

Vigilante Luiz Carlos (marcado de vermelho)

Vigilante Luiz Carlos (marcado de vermelho)

Já os parentes da vítima e populares negam a versão da SSP e afirmam que Irialdo e outro homem, ambos moradores da cidade de Arari, estavam bebendo em Vitória e, quando retornavam para a sua cidade de moto, não pararam em uma blitz policial, pois o veículo estava sem placa.

Como eles fugiram, a polícia começou a disparar e os dois foram atingidos. Irialdo caiu no chão ferido. Enquanto o rapaz estava agonizando, o vigilante chega e coloca o pé na cabeça do homem e termina de matá­-lo com dois tiros na cabeça, em vez de prestar socorro, já que a vítima estava ferida e indefesa.

O crime foi cometido na frente de várias pessoas e registrado em vídeo. Moradores, que preferem não se identificar, afirmam que a vítima não era bandido e muito menos portava uma arma de fogo na hora do crime, sendo que estava praticamente morto no chão.

Um primo de Irialdo, em entrevista à rádio Mirante AM, reforça a versão de que o rapaz era uma pessoa de bem, sem nenhum envolvimento com o crime. “Ele era um rapaz querido pela família, era uma pessoa boa, prestativo. E não é porque ele morreu que estou dizendo isso, mas a gente via como ele era no dia a dia. Queremos falar da nossa indignação com a polícia do Maranhão, não toda a polícia, mas esses cidadãos que fizeram isso. A gente ficou sem entender a ação da polícia, pois meu primo não reagiu e nem tinha arma, estava indefeso no chão”, desabafa o primo da vítima.

Segundo a SSP, a Polícia Militar está à procura do vigilante suspeito da execução, que fugiu do local. A polícia, também, determinou a imediata apresentação dos policiais militares, para apurar as circunstâncias em que ocorreu toda a operação e adotar as providências legais que o caso requer.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito do assassinato do homem suspeito de praticar assalto, na tarde desta quinta-feira (28) no município de Vitória do Mearim, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, esclarece que:
O principal suspeito de cometer o crime é o vigilante identificado por Luiz Carlos, funcionário do município de Vitória do Mearim, que, após perseguição policial a dois suspeitos de realizarem assalto a comércio, se aproximou e executou o homem com dois tiros;

Durante a operação policial, houve troca de tiros entre assaltantes e policiais e um dos suspeitos foi baleado, caiu da moto e bateu a cabeça. Neste momento, conforme vídeo e relato de testemunhas, o vigilante se aproximou do local e disparou contra o suspeito de praticar assalto, sem a presença dos policiais militares, que estavam em perseguição ao outro indivíduo efetuando a prisão;

A Polícia Militar realiza diligências para prender o vigilante suspeito de execução, que se evadiu do local. A polícia também determinou a imediata apresentação dos policiais militares, que atenderam a ocorrência ao Comando Geral da Polícia Militar para apurar as circunstâncias em que ocorreu toda a operação e adotar as providências legais que o caso requer.

São Luís, 29 de maio de 2015
Secretaria de Estado da Segurança Pública

25 comentários em “Caso Vitória do Mearim: polícia de Flávio Dino apioa execução em plena praça pública e governo ainda mente em nota”

  1. Wellinton nunes

    Pelo amor de Deus pablo
    Tu quer dizer q o assaltante era vitima.
    Quando morre todo mundo vira santo.

  2. Paulo

    Independente de ser bandido ou não, ninguém tem o direito de tirar a vida de outrem covardemente. Isso é coisa de covarde, de frouxo, marginal, safado. Quem apoia um ato desse, é covarde e frouxo também. E o Governador, só está fazendo MERDA, aproveita que é só esses 04 anos.

  3. Marcos

    O rapaz QUE MORREU não era assaltante. O cabra que ATIROU TAMBÉM NÃO ERA POLICIAL. Pela primeira vez o grupo do Dino fala a verdade. Todo o povo de Vitória do Mearim é sabedor que o cabra que atirou é contratado pelo Municipio como carcereiro, mas que ele gostava muito de bater em presos. SAFADO. lUIS PABLO MUDA TEU POST SE TU NÃO QUISERES DEPOIS PASSAR POR aperto, sou fanzão teu e do te Pai.

  4. pericles

    Pablo, diz para esse IMBECIL ai de cima, que o “assaltante” era INFINITAMENTE mais honesto que Flávio Dino, ou melhor que o DINOLALAU.

  5. antonio carlos

    Deve ser facinho localizar o matador. Ele pegou carona no carro da policia pra sair do local

  6. Armando A Madeira

    O que é isso, Wellington: isso é assassinato a sangue frio. Com certeza o cara não era santo, mas isso é homicídio triplamente qualificado.
    Se esse crime foi cometido por um policial e Flávio Dino é conivente, Flavio Dino, também, merece ser preso por condescendência criminosa.
    É estupidez demais concordar com o assassinato na forma de uma execução.

  7. Silva

    Lamentável o ato de covardia. Infelizmente é a triste realidade do nosso Estado.

  8. Alfredo

    Infelizmente o sistema de segurança pública do estado do Maranhão é arcaico da época dos cangaceiros.
    O responsável por essas atrocidades que vem acontecendo não é o Governado e sim o conjunto, Governador, secretário de Segurança Pública e o comando da PMMA.
    Des da época de Roseana Sarney esse problema vem se arrastando, inclusive ate hoje existe nos municípios “Guardas Municipais” indicados e contratados por Prefeitos, Guardas esses que não tem nenhum preparo para ocupar o cargo e o mais absurdo, nem licença para andar armado eles não tem.
    Teve um caso em Junco do Maranhão que o ex-vereador Ivaldo Castro morreu devido a uma perseguição policial desnecessária onde o mesmo que pilotava uma moto colidiu de frente com um carro e segundo relatos de moradores a morte do ex-vereador foi proposital, pois Ivaldo era um grande rival do atual prefeito da cidade.
    Então minha gente eu acharia melhor que as autoridades competentes usassem o método de rodízio com os PM´s pra ve se a segurança publica melhore.

  9. James

    Uma hora ia acontecer algo do tipo, em vários municípios do estado, sem policiamento suficiente pra atender a população, as prefeituras contratam pessoas despreparadas como esse de vitoria do mearim pra dar apoio as polícias dessas localidades.
    O que o governo do estado deve fazer é aumentar o efetivo policial e banir que esse serviço que cabe ao estado seja realizado por pessoas imperitas para tal.

  10. Marinaldo de arari

    Poxa, me sinto mal , vendo essa violência em plena luz do dia em praça publica, como seremos justos se formos mais violentos do que os que achamos que são violentos ? esse rapaz tão novo pela foto se vê que não parece um assaltante um semblante amigável, logo nota-se que é uma pessoa de bem, a camisa vermelha, levantada ate os peitos mostrava que ele não tava armado , e um assaltante que se presa não usa uma camisa vermelha quando vai roubar pois é um grande ponto de referencia, lastimável, lamentável, quero deixar aqui meu pesares a família dele e a de todas as pessoas que morreram de forma tão violenta nessa semana, o que vamos fazer, se a gente corre pra um lado é bandido, se corre pro outro a policia despreparada e usando violência desmedida para qualquer tipo de operação o que vale é o revolver que atira primeiro e depois pergunta !

  11. TTT

    Tô precisando contratar um vigilante pra cá pra SL, alguém me passa o contato desse aí?

  12. Pedro Barbosa

    O governo desse sujeito vai ficar marcado como o pior de toda história do Maranhão , vai conseguir ser pior até de que do corrupto e desastroso e de infeliz memória , Luiz Rocha.

  13. Leitor

    Povo Tupiniquim! Qdo a polícia não faz nada exigem bandidos na vala. Qdo a polícia manda o marginal pra vala ficam com Peninha! Fala serio!!! Bandido bom é bandido morto!!! Prender não é solução. O homem da capa preta vem e solta!!!

  14. Claudia

    A bandeira de campanha de Flávio Dino foi a segurança pública, mas é o maior problema do Maranhão.

  15. cobra

    bandido tem que entrar na bala mesmo

  16. jackson lima

    Gente o policial erra a culpa é do governo, pai mata filho e filho mata pai a culpa é do governo, de menores roubam e mata e sao soltos aí a culpa é do governo pelo amor de Deus gente agora tudo é culpa do governo. Só falta vcs dizer que alunos que matam aula também é culpa do governo. Vcs tem que entender que governo tem muita coisa pra fazer. Quem tem que instruir os policiais são os comandantes da polícia nãos os governadores. Não estou dizendo que a atitude do policial foi correto mais culpar agora o governo por isso. Vcs ter que ver também que o policial que fez isso pode está aí desde a época de jackson lago, roseana sarney e agora Flávio Dino. Aí a culpa agora é de Flávio.

  17. Anonimo

    No município de Cururupu MA acontece a mesma situação, desse vigilante de vitória do mearim, lá tem um cidadão chamado Wilson que não é funcionário da Prefeitura, mais sim contratado como terceirizado pela Secretaria de Segurança Pública, como carcereiro na gestão do delegado carlos renato sendo que esse
    Wilson já trabalhou como carcereiro mais foi demitido por ter
    Problemas no desempenho de sua função, o delegado permite que Wilson ande armado na cidade de revólver 38 a metralhadora anda dirigindo a viatura da polícia civil na cidade de cururupu anda de colete da polícia civil do estado do Maranhão manda na cidade como se fosse o delegado isso tudo com a permissão do delegado da cidade Carlos Renato, anda conduzindo e prendendo bandidos na cidade com arma de fogo se nem porte ele possui se a secretaria de segurança pública não tomar cuidado bem rápido terá outro caso desse no nosso velho Maranhão

  18. LUIS CARLOS

    Em grande parte das pequenas cidades existe isso. são os chamados MP (metido a polícia). são funcionários do municipio que prestam serviço na delegacia, geralmente como carcereiro e muitos se arriscam em diligencias. A verdade nua e crua é essa. Os prefeitos dão ajuda de custo pros policiais e delegado, pagam aluguel, dão combustível para irem para são luis nos fins de semana. e fica uma “troca de favores”, quando a bronca é com um aliado do prefeito, entra em ação seus asseclas para pedir para o delegado aliviar a barra e o mesmo por receber as benesses fica à mercê de atender o pedido. Acredito que sabem disso na secretaria e fazem vista grossa. E ainda pergunto: as licenças para festas, funcionamento de bares e similares não é paga através do DARE e sim diretamente na mão dos policiais, dinheiro este que fatalmente não é recolhido as cofres públicos.

  19. LUIS CARLOS

    em vez de e ainda pergunto. leia-se E AINDA DIGO

  20. Etelvina Durans

    Este mecânico pertencia a familia Batalha Jardim que tratasse de uma só familia do municipio de Arari da’ qual pertence o atual Secretario de Esportes do Governo Flavio Dino, Marcio Jardim que Não se manifestou sobre o caso,presumo ate que se furtou a possíveis comentários tudo pelo poder e status mesmo que para isso corte na Propriá carne Este é o Maranhão de Todos Nos Deus me livre

  21. Marinaldo

    Roseana Sarney, tb é ladra porque vocês não mata ela na praça?? seus covardes comprados

  22. Luis Malaquias Jr

    O titulo do post é perfeito..
    “Pede pra sair Jerfesson Portela”
    Ja esta na hora desse louco desvairado cair fora.
    Já provou total incompetencia e desconhecimento
    da gigantesca maquina que é o sistema de Segurança.
    A unica coisa que sabe fazer é perseguir os funcionarios
    Competentes que trabalharam na gestão anterior.
    Coisa de Comunista inquisidor.
    Está enfrentando o seu inferno astral…passou quatro
    Anos criticando Aluisio Mendes e hoje ta provado que ele
    não tem competencia nem pra amarrar a chuteira do seu
    Antecessor..

  23. samara

    Realmente é crime que retrata o altíssimo nível do bang-bang no maranhão,é urgente que se faça algo,não vamos esperar pelos políticos,vamos ocupar a câmara de vereadores,a assembleia,pressionar o governador; tem que ser feito alguma coisa enérgica e eficaz. Pablo divulga no teu blog: A UNIÃO DAS MULHERES LUDOVICENSES, QUE PASSA POR UMA RESTRUTURAÇÃO NO MOMENTO, DENUNCIA: TEM AUMENTADO CONSIDERAVELMENTE O NÚMERO DE ASSÉDIO Á MULHERES USUÁRIAS DO SISTEMA DE TRANSPORTE DE SÃO LUIS,PRINCIPALMENTE POR PARTE DOS MOTORISTAS E COBRADORES;TANTO FAZ SER SOLTEIRAS OU CASADAS,PORÉM, O ÍNDICE MAIOR DIZ RESPEITO ÀS ADOLESCENTES E JOVENS ESTUDANTES.AS LINHAS MAIS FREQUENTES SÃO DAS ZONAS RURAIS. VAMOS IDENTIFICAR COM BASTANTE RESPONSABILIDADE ESSAS LINHAS E ENTREGA A RELAÇÃO AO CONSELHO TUTELAR E À POLÍCIA.TEM MULHERES QUE MUDAM O TRAJETO; OUTRAS PARAM DE ESTUDAR OU MUDAM DE ESCOLA,PARA EVITAR O ASSEDIADOR.

  24. Sergio

    É comum ver casos na Policia Militar do estado do Maranhão a seguinte situação: Prende-se depois verifica se o policial agiu corretamente. Porém, esses casos são restritos as praças, pois existem inúmeras denuncias com relação ao esquema das diárias e jornadas extras operacionais, de conhecimento do próprio governo, e que até então, nenhuma providência foi tomada, que são pagas de forma ilícitas comandadas majoritariamente por oficiais e recebidas principalmente por eles também.
    Quinta feira dia 28, em uma ocorrência na cidade de Vitória do Mearim, eis que acontece uma ocorrência típica do contexto social vivenciado por nós maranhenses no dia a dia, uma ocorrência de roubo a estabelecimento. Os acusados Furaram dois bloqueios policiais e ainda efetuaram um disparo contra a guarnição. A guarnição quando em perseguição aos meliantes, observou um cair ao solo nas imediações da praça, parou observou, e neste momento surge uma pessoa que fica no isolamento do local. A guarnição, por sua vez, vai em busca de capturar o segundo acusado, e no momento da ausência da guarnição, eis que o responsável pelo isolamento, atira duas vezes no acusado que está ao solo, em meio a vários populares.
    A cena é acompanhada por muitos, que nem sabem o que fazer, mas tem uma certeza, a guarnição não viu e tão pouco foi comunicada que esta pessoa cometeu este ato insano. Nos meios de comunicação e nas redes sociais onde se encontram vídeos e fotos do ocorrido, é perfeitamente possível observar que ninguém relata aos policiais, que na ausência deles, a pessoa responsável pelo isolamento cometeu este ato de insanidade, atirando contra o acusado na frente de várias pessoas.
    Houve omissão sim, houve omissão dos populares que presenciaram o fato e não comunicaram de imediato e tão pouco em tempo hábil a guarnição para que as devidas providências fossem tomadas.
    Omissão há por parte de quem gerencia a instituição, porque existe uma portaria que estabelece o número de policiais por viatura. Caso este número fosse respeitado, certamente esta tragédia teria sido evitada. Todos sabem que um ato como este, cruel, dois agentes públicos, em pleno exercício da atividade, em meio a várias testemunhas não iriam compactuar, nem se estivessem só. Cabe-se ressaltar que várias testemunhas afirmam a inocência dos policiais e corroboram que os mesmos não tiveram conhecimento dos fatos pela dinâmica dos acontecimentos.
    É normal, pelo Maranhão a fora, vigilantes ou guardas municipais comporem viatura para reforçar o policiamento. Este ato ilegal é de conhecimento e inclusive de compactuação dos gerenciadores da instituição e do sistema de segurança. É fácil agora prender os policiais, é mais conivente, é corada sempre quebra do lado mais fraco. Os policiais trabalham sem condições, observem que se houvesse outro policial, conforme a legislação determina, a quantidade mínima de três policiais, com fita zebrada para fazer o isolamento (que nem isso tem nas vtrs), certamente este fato não se sucederia a este agravo.
    Não sejam omissos governantes, apurem o porquê neste caso o descumprimento à legislação que diz que a quantidade mínima são de três policiais por viatura. Quem fez a escala e colocou a guarnição pra sair com a quantidade insuficiente para fazer o policiamento? porque a guarnição passa 7 dias, sem descanso, de serviço, 24 horas por dia? Com base em qual legislação se faz uma escala de 188 horas ininterruptas de serviço? Por que as testemunhas que falam, de fato, o que aconteceu não foram ouvidas? Como se pode julgar os policiais com base em “achometro”? Que imagens vocês viram que destoa dos acontecimentos vistos por muitos e de unanimidade pelas testemunhas que os policiais não tiverem conhecimento fatos?
    Por que não se faz o mesmo no caso das diárias paga a oficiais de forma ilegal, prende-se primeiro depois apura os fatos?

    Por que não se faz o mesmo no caso das jornadas extras operacionais paga a oficiais de forma ilegal, prende-se primeiro depois apura os fatos?
    Ou aprendemos a viver juntos como irmãos ou vamos perecer juntos como tolos. Nossas vidas começam a perder o sentido, no dia em que ficarmos calados diante de coisas que importam

  25. ronaldo lessa

    ESTÁ PASSANDO A HORA DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO E A POLÍCIA MILITAR ACABAR COM ESSES VIGILANTES MUNICIPAIS ACOMPANHAREM OS POLICIAIS NOS MUNICÍPIOS. ISSO VIROU ROTINA SÃO PESSOAS DESPREPARADAS PARA ESTAREM EM AÇÃO POLICIAL. É UM CASO A SER VISTO COM URGÊNCIA.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários