Paço do Lumiar na lista de revisão do programa Minha Casa Minha Vida

Por Luís Pablo Política
 

Por Rubenita Carvalho/ O Estado.

Milhares de inscritos no programa Minha Casa Minha Vida no Maranhão deverão aguardar mais um pouco para ter acesso à casa própria. A determinação é do Ministério Público Federal, que identificou irregularidades nos modelos padrão de cadastramento para os interessados em adquirir imóveis nos 19 municípios maranhenses com mais de 50 mil habitantes alcançados pelo programa e orientou que fossem revisadas as inscrições com suspeita de irregularidades.

Em caráter emergencial, os municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar deverão revisar as inscrições, já que os imóveis estão prontos para entrega. Os demais municípios atendidos pelo programa deverão também fazer correções, mediante utilização da ficha modelo adotada pela Caixa Econômica Federal.

No ano passado, foram realizadas por prefeituras e pelo Estado cerca de 20 mil inscrições de interessados em adquirir a casa própria pelo programa do governo federal em várias localidades do Estado.

O procurador da República no Maranhão, Israel Gonçalves Santos Silva, em entrevista a O Estado, informou que, por lei, existem critérios de prioridades para se inscrever no Minha Casa Minha Vida, como famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar, pessoas idosas, famílias que residem em áreas de risco ou insalubres ou que tenham sido desabrigados, entre outros.

Ele informou que o MPF constatou que alguns municípios só solicitaram na ficha de inscrição o nome e o endereço dos interessados, enquanto a legislação que regulamenta o programa Minha Casa Minha Vida estabelece os critérios de prioridades que devem constar na ficha de inscrição. Outra irregularidade verificada pelo MPF foi que alguns municípios dispuseram fichas de inscrição com a logomarca da Caixa, embora os critérios de regulamentação estivessem fora do padrão.

“É atribuição do Ministério Público Federal adotar providências para que o cadastramento seja realizado mediante o padrão determinado e se evite o ‘apadrinhamento’, desvirtuando assim o sentido real do programa”, explicou o procurador Israel Gonçalves Silva.

Além de atentar para regularização dos formulários de inscrições, o MPF está de olho, também, se os municípios atendidos pelo programa dispõem de Conselho de Habitação ou Conselho Municipal de Assistência Social, que têm a função de vistoriar o funcionamento do programa dentro dos padrões.

Municípios

Na lista dos municípios convocados a regularizarem os inscritos estão Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Santa Inês, Codó, Buriticupu e Chapadinha.

Em Caxias e Timon, o procurador Israel Gonçalves explicou que caberá à unidade da procuradoria local requerer dos municípios as providências para o cadastramento na forma padrão.

Imperatriz, segundo maior município do Estado, também consta na lista do MPF. Mas o município informou à Justiça, por meio de ofício, que já foi assinado termo de adesão com a Caixa, e que lá deverão ser adotados os formulários padrão do banco.

O procurador Israel Gonçalves informou que serão notificados também os municípios de Bacabal, Barra do Corda, Pinheiro, Santa Luzia e Grajaú. Em São Luís, Açailândia, Coroatá, Itapecuru-Mirim e Balsas a situação já foi regularizada e os imóveis serão entregues no período previsto.

50 comentários em “Paço do Lumiar na lista de revisão do programa Minha Casa Minha Vida”

  1. DAYANE

    AONDE ESTAO REFAZENDO AS INSCRIÇÕES DA MINHA CASA MINHA VIDA DE PAÇO DO LUMIAR.

  2. claudecy lucena

    não fiz meu recadastramento minha casa minha vida que encerou di 31 o que devo fazer e aonde ir

  3. Francisca Roseno Dias

    Fiquei sabendo agora do recadastramento e ainda não fiz.
    O que eu devo fazer ou onde devo ir. Conto com a colaboração de vocês.
    Aguardo uma resposta. Obrigada !!!

  4. Francisca Roseno Dias

    Fiquei sabendo agora do recadastramento e ainda não fiz.
    O que eu devo fazer ou onde devo ir. Conto com a colaboração de vocês.
    Aguardo uma resposta. Obrigada !!!

  5. lucilene nascimento correa

    Nao fiz meu recasdratamento do PACO DO LUMIAR MINHA CASA MINHA VIDA,pois nao foi divulgado o mesmo.Qual procedimento que devo fazer.

  6. ILUSION = ULUSÃO ISTO

    VOCES SO IRÃO RECEBER ESSAS CASAS QUANDO FOR RESOLVIDO TODOS OS BURACOS DO MAIOBAO, POIS NAO PODEM SER ENTREGUES ESSES IMOVEIS COM ESSE PROBLEMA.

    FONTE: ESPECIALISTA EM MORADIA, rsrsrs kkkaaa kakakakkakakkrsrsrsrsr ksksksk

  7. wanilce castro

    GOSTARIA DE SABER QUANDO SERAO SORTEADAS AS CASAS DE PAÇO DO LUMIAR?! POIS ESTOU AGUARDANDO ANCIOSAMENTE.
    OBRIGADA!

  8. GICELI FURTADO

    por gentileza gostaria de saber notícias sobre o programa minha casacom dias marcados para sorteios.

  9. ROSIANE COSTA DE ABREU

    ESCLARECIMENTO:
    FIQUEI SABENDO QUE TINHA QUE FAZER UM RECADASTRAMENTO DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA MAS NÃO FIZ, COMO DEVO PROCEDER PRA QUE EU NÃO PERCA O SORTEIO, CASO EU VENHA SER SORTEADA?
    AGUARDO RETORNOOBRIGADA,
    ROSIANE.

  10. Amália

    Bom dia!

    Minha funcionária doméstica chamada Rita de Cássia se inscreveu no programa Minha Casa Minha Vida de Paço do Lumiar em 26 de Maio de 2009 e somente hoje soube que seria necessário fazer um recadastramento. A pedido dela fiz uma busca na internet para esclarecê-la mas não obtive informações precisas. Gostaria que se possivel me enviassem estes esclarecimentos para eu reoassar à mesma. Se ela ainda tem possibilidade de efetuar este recadastramento, quando acontecerão novas inscrições para as áreas: Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luis.
    Agradeço imensamente os possiveis esclarecimentos.

    Grata,

  11. pamella celia

    GOSTARIA DE SABER QUANDO SERAO SORTEADAS AS CASAS DE PAÇO DO LUMIAR?! POIS ESTOU AGUARDANDO ANCIOSAMENTE.

  12. rafaele carvalho

    Gostaria de saber se ainda tem como fazer o recadastro da minha casa minha vida?Fiz o meu cadastro,só que agora vir que teve o recadastramento,então quero saber se ainda tem como e quais são os procedimentos.

  13. luciene moraes durans

    gostaria saber por que o municipio de paço do lumiar ainda não entregou as casas? moro na casa da minha mãe e porisso preciso e nao fiz o recadastro nao sabia me informe por favor.

  14. WANILCE CASTRO FERNANDES

    ATÉ HOJE ESPERO A RESPOSTA DE QUANDO SERÃO SORTEADAS AS CASAS DE PAÇO DO LUMIAR!!!
    POR FAVOR ME RESPONDAM!!!
    OBRIGADA!

  15. nara

    gostaria de saber se realmemte vao sair essas casas, porque sempre que tem alguma coisa pra paço do lumiar, nunca da certo. Nunca nem ouvi falar em data de sorteio. Porque so a nossa cidade nao evolui. Aqui ta faltando uma prefeita que preste, porque a que esta no comando ……………………………. sem comentarios.
    Onome da cidade tem que mudar de Paço do Lumiar para POÇO DO LUMIAR

  16. Dalvina

    boa noite! preciso saber como faço para fazer o recadastro do programa minha casa minha vida de paço do lumiar é que só agora fiquei sabendo não tinha nem como saber pois não foi divulgado e com certeza muitas pessoas não fizeram pelo mesmo motivo. ficarei aguardando uma resposta. obrigada!

  17. DRIKA

    NÃO FIZ O RECADASTRO POIS NÃO SABIA .
    ESTOU FORA DO SORTEIO?
    MINHA CUNHADA QUER SABER SE PRECISA ESTA COM O NOME LIMPO .
    ESPERO PELA RESPOSTA

  18. Juliana Moraes

    gostaria de saber se mesmo não tendo feito o recadastramento estarei concorrendo ao projeto Minha Casa Minha Vida? Pois não tive como ir nos dias que estavam fazendo o recadastramento. Mande resposta por gentileza…

  19. barbara

    gostaria de saber se já saiu a lista dos sorteados pelo programa minha casa minha vida e onde posso encontrar a lista. Se não saiu ainda, quais são os dias do sorteio?
    Por favor me respondam. Sei que é um site sério e por isso acessei!!!
    Espero contar com a colaboração de todos.

  20. Zeca

    SERÁ QUE VAI SER QUE NEM O GOVERNO MUNICIPAL,
    UMA TREMENDA SACANAGEM?????

  21. Zeca

    olha sejamos francos, isso aqui ja virou molecagem, começando pela Prefeitura, a brincadeira começa lá, então como podemos acreditar nessas coisas que a prefeitura está envolida, não temos resposta pra nad que perguntamos, alguém tem a capacidade de me responder?????

  22. walber

    quero saber se meu nome foi sorteado.

  23. ivone

    gostaria de saber onde vai ser o sorteio da minha casa, minha vida do Paço do Lumiar.

  24. claudio sousa

    Por favor gostaria de saber quando irá se realizar o sorteio das unidades do programa minha casa minha vida em paço do lumiar – ma e quando sera divulgada a lista dos contemplados pelo tal programa tambem onde se realizará o sorteio? desde ja agradeço pela atenção ate logo.

  25. DEYSON DE MELO LOPES

    ISSO E MAIS UMA FORMA QUE ESSA PREFEITA ASTUTA TEM DE ROUBAR A ESPERANÇA DO CIDADAO LUDOVICENSE.

  26. ana maria rodrigues da rocha

    n fiquei sabendo do recadastramento da minha casa minha vida,
    o q devo fazer agora, presciso muito desta casa.

  27. Leticia

    Boa tarde!!
    Meu marido não fez o recadastramento da Minha Casa Minha Vida, gostaria de saber se ainda dar para fazer? Não avisaram e me preocupo bastante, pois precisamos muito desse lar. Por favor, esclareça a situação!
    Obrigada!!

  28. paulo sergio

    fiz pelo telefone da caixa economica, sera que e preciso fazer de novo, e quando sera o sorteio.

  29. Maria

    Olá será que alguém pode responder quando sera o sorteio de paço do lumiar, que coisa desorganizada………………

  30. ANNA LUCIA ROCHA GONÇALVES

    QUERIA SABER SE FUI SORTEADA NAS CASAS MINHA CASA MINHA VIDA

  31. Paulo

    Gostaria de saber sobre revisão do programa se ainda a tempo de fazer? Muito obrigado.

  32. Ritha Borges

    Ei tô sabendo agora q tinha um recadastramento, como não foi divulgado não tinha como saber e agora como faz? Por favor me ajude, pois, meu irmão é cadastrado no programa e precisa muito. Me oriente, obrigada.

  33. lidianny da silva oliveira

    eu gostaria de saber como vamos saber quando vão chamar as pessoas e aonde são as casas ou se vão mandar alguma carta quero saber quando vamos saber dos procedimentos por que eu estou sem moradia vivendo de favores nas casas de minha sogra e cunhada um dia na casa de um outro dia na casa de outro estou precisando muito de minha casa muito obrigada espero uma resposta pq disseram q era agora em outubro.

  34. josenira dos reis santos

    eu não fiz o meu recadastramento eu gostaria de saber
    o que eu devo fazer

  35. BRUNO

    Ae eu nunca soube, quando fazer as inscrissões, cara esse é o que merecemos o respeito… quando precisamos dos nossos governantes, esse é país que temos..

  36. marciane são luis ma

    Bom dia gente tem alguém que ganhou no sorteio de são José de ribamar que sabe quando vão entrega as casas pois já faz 1 ano que eles falam que vão entrega e nada

  37. natalia araujo da silva

    oi , meu nome é natalia gostaria de saber como posso fazer para me recadastra no programa ,pois no ano de 2009 fim meu cadastro .mais quando houve novamente o recadastramento mudaram o local e não me comunicaram e acabei perdendo a oportunidade de ganha a minha tao sonhada casa propria,naquela epoca morava de favor e estava gravida ,mais como a proprietaria da casa pediu de volta a sua residencia ,moramos hoje de aluguel e as condições não são muito favoravel,meu esposo com o pouco que ganha so da para pagar o aluguel,tem sido muito dificil,por isso venho atraves deste email pergunta se ainda tenho possibilidade de conquista este tão esperado sonho ,tenho ainda o comprovante do meu casdastro,por favor entre em contato com este email estarei esperando uma resposta,e espero q ela seja positiva.

  38. Marciane

    Oi,alguem sabe aonde esta a lista dos sortiado nos endereços da nova terra em são josé de ribamar ma

  39. MARCIS

    EU CONHEÇO MUITA GENTE AKI NO MAIOBAO QUE NAO PRESCISA DESSA CASAS MUITA INJUSTIÇA

  40. rosemere brinto santos

    eu quero tanto gainha uma casa que eu morro em alugeu e minha casa da quase caino por favou mim ajute para mim gainha essa casa se vc quize mim ajuda

  41. marcia

    fico muito triste pois conheco muitas pessoas aqui do maiobao que ganharam e nem prescisam e uma grande injustiça

  42. DAVID SILVA

    Vou me cadastrar ainda e tenho certeza que vou receber minha chave só basta ter muita fé,sei que consiquerei abraços,,,

  43. evellyn

    Quanto tempo as casa demoram sair?
    leva anos…

  44. jefferson arruda

    faz cinco anos que me cadrastei e nao recebi nenhuma resposta o que esta acontecendo com

  45. dulci maria

    porque que a mqioria das pessoas que tem casa tem emprego foi que ganharam casas o quanto que conheço varias pessoas que trabalha diguinamente é ganha o salario minimo tem que pagar aluguel carissimo eu acho que se o projeto e minha casa minha vida tem que ser investigado isso é que ter sorte

  46. hugo rafael

    Gostaria de saber dos senhores organizadores, e presidente do programa Minha casa minha vida. Se esse programa e para pessoas de baixa renda, porque foram sorteados pessoas de renda superior a 3 salario minimo. gerando assim as confusões que se encontram nesse projeto! Pessoas que precisam e foram sorteadas estão em suas casas. muitos que chegarão na hora da entrega falaram que não iam morar em casa de pombo! ironizando o tamanho das casas do conjunto. foram embora e deixaram as casas. que foram ocupadas por pessoas que realmente precisam e esperam a caixa para negocias o atraso. e efetuar o pagamento mensal.

  47. hugo rafael

    Eu e minha esposa fizemos a escrição e não fomos sorteados. OBS: Mas um amigo meu me provou por documento que foi sorteado ele com uma casa e a esposa com outra e eles ja possuian casa propria. pode um negocio desse

  48. franciane

    gostaria de saber se ainda tem vagas pra mi me escrever na minha casa minha vida , eu morro com minha irmã e meu cunhado ,tenho uma filha de 3 anos não tenho marido , e só deficiente gostaria de saber se eu posso

  49. renata

    Eu queria saber quando vai ser o sorteio das casas ?

  50. Jessica Amara

    gostaria de um numero de contatos para mais esclarecimentos!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários