E agora Arnaldo? Senado aprova fim da farra do 14º e 15º salários

Por Luís Pablo Política
 

O plenário do Senado aprovou por unanimidade, na noite desta quarta-feira (9), o projeto que acaba com o pagamento de décimo quarto e décimo quinto salários para deputados e senadores.

A matéria, que foi relatada pelo senador Lindbergh Farias (PR-RJ), já havia sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça do Senado.

Arnaldo Melo terá de cumprir palavra e cortar 14º e 15º

Arnaldo Melo terá de cumprir palavra e cortar 14º e 15º

Pelo projeto, os parlamentares passam a receber os dois salários extras apenas no primeiro e no último ano de mandato, e não mais todos os anos como ocorre atualmente.

Os senadores entenderam que esse recurso financeiro não se justifica mais, pois foi criado em uma época em que deputados e senadores tinham muitos gastos com o deslocamento das famílias para o Rio de Janeiro, então capital da República.

O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) afirmou que, com o tempo, a ajuda de custo “se transformou em uma enorme distorção”. “Não faz nenhum sentido que nós, senadores, tenhamos o que popularmente consagrou-se como 14º e 15º, nos distanciando da grande maioria dos trabalhadores brasileiros”, afirmou.

O projeto seguirá para a Câmara dos Deputados, onde ainda poderá ser alterado. Se isso ocorrer, ele retorna ao Senado para última análise.

Assembleia do Maranhão

Na Assembleia Legislativa do Maranhão, que pagava 18 salários aos deputados, o presidente da Casa, o “balaio” Arnaldo Melo (PMDB), disse durante a crise por conta da reportagem do Fantástico, que o Poder ia passar a se adequar a Câmara e ao Senado Federal.

(Com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários