Sarney afirma que a política é cruel e o embate político não tem limites

Por Luís Pablo Brasil / Política
 

Agência Senado

O senador José Sarney (PMDB-AP) está prestes a deixar a Presidência do Senado, cargo que ocupou por quatro vezes nos últimos 17 anos. Em 2014, Sarney vai completar seu terceiro mandato como senador pelo estado do Amapá. Entre 1971 e 1984, esteve na Casa como representante do Maranhão.

Senador Sarney

Senador Sarney

“Já são 35 anos dentro do Senado. Na história da República eu sou o senador que mais tempo passou aqui”, destaca Sarney, lembrando que Rui Barbosa teve 32 anos de Senado.

Sarney registra que não será candidato à reeleição, mas ressalta que não é por falta de apoio popular. Ele lembra que o ex-deputado federal Virgílio Távora (1919-1988) dizia que duas coisas fazem o político abandonar a carreira: ou o político larga o povo, ou o povo larga o político. “Graças a Deus, nada disso aconteceu comigo”, diz.

Sobre o próximo presidente do Senado, Sarney ressalta que “isso depende da escolha do Plenário”. Ele, no entanto, admite que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) deve ser um dos candidatos e que o colega de partido tem muita experiência: “Já foi presidente da Casa e tem grande capacidade de diálogo e conciliação”.

Sarney conta que tentou desestimular o envolvimento de seus filhos na política, por conta das agruras da atividade. Dois deles, no entanto, seguiram a carreira do pai: o deputado federal Sarney Filho (PV-MA) e a governadora do Maranhão, Roseana Sarney. Sarney admite, porém, que gostaria que seus filhos repetissem sua trajetória política.

Em entrevista exclusiva à Agência Senado, Sarney avaliou seus mandatos como senador, falou sobre as realizações de sua carreira política e a forma como lida com denúncias, e não deixou de tocar em assuntos como Deus, frustrações, vida e morte. Confira a entrevista de José Sarney AQUI…

Um comentário em “Sarney afirma que a política é cruel e o embate político não tem limites”

  1. Macabeu

    Sarney é uma peça de Museu estilo rococó, detestado pelo Povo brasileiro, seus prestígio e até endeusamento é oriundo dos seus seguidores; apadrinhados, ‘cumpadres’ e apaniguados.
    Usando a máquina do poder para beneficiar todo mundo, é querido por essa massa de, a maioria descalificada que estão espalhado por todo os orgão da Republica, do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, todo cuidado ao falar de Sarney em publico, sempre tem um doido fanatico a espreita ou em derredor. Não vale a pena dizer mais nada, só espero que o sofrimento de muito não dure mais que esta década.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários