Enquanto Coutinho pensa na presidência para 2015, Cafeteira e os “Novatos” já articulam eleição deste ano

Por Luís Pablo Política
 

Deputado Rogério Cafeteira

Deputado Rogério Cafeteira

Os deputados não descansam. E não é somente pelos trabalhos legislativos da Assembleia. Agora, mesmo com bastante tempo de antecedência, a pauta é a famosa eleição da Mesa Diretora.

E o Blog do Luis Pablo tem acompanhado toda movimentação. A eleição de Humberto Coutinho é dada praticamente como certa pelos aliados de Flávio Dino, assim como um provável 1º vice para o deputado Othelino Neto.

Mas todos estão desatentos para um grupo de articuladores, os “novos deputados” da legislatura de 2011-2014. Eles, o famoso “bloquinho”, tiveram a força e o atrevimento de peitar o desejo “supremo” de Roseana Sarney. Ricardo Murad já tinha até preparado um cerimonial exclusivo para a posse e já preparado a nomeação dos “seus”.

Para quem não espera, ainda este ano, a Assembleia do Maranhão surpreenderá muita gente. Em conversa com alguns jornalistas na manhã de ontem (21), um dos deputados bastante articulador, Rogério Cafeteira, chamou atenção para um fato, que segundo ele deverá ser levado em consideração.

Deputado eleito Humberto Coutinho

Deputado eleito Humberto Coutinho

“Vocês estão esquecendo que provavelmente ainda acontecerá este ano uma eleição para presidente na Assembleia”. Ele analisa esse fato como de suma importância para a eleição da Mesa, no próximo ano.

Essa nova eleição da Mesa acontecerá se Roseana sair antes do final do ano, ou seja nos próximos dias, como acordado entre os aliados. Nesse caso, Arnaldo Melo terá como prêmio de consolação o gostinho de ser governador por cerca de um mês. O vice, deputado Max Barros, assumiria por 5 sessões, dando margem para uma nova eleição na Casa. E esse seria um dos motivos da inquietação de alguns parlamentares.

Um dos deputados eleitos, marinheiro de primeira viagem, assegurou ao Blog que já foi procurado pela “turma articuladora” para iniciarem as conversas. Com isso, é bom que a turma do “já ganhou” esteja atenta para as futuras movimentações.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários