Sindicato acusa presidente do TJMA de ilegalidade, irresponsabilidade e truculência

Por Luís Pablo Política
 
Presidente do TJ-MA, desembargadora Cleonice Silva Freire

Presidente do TJ-MA, desembargadora Cleonice Silva Freire

O Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão – SINDJUS-MA emitiu uma nota detonando a presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado do Maranhão, desembargadora Cleonice Silva Freire, sobre o corte feito nos salários do servidores.

Na nota, a Sindjus diz que “repudia à atitude arbitrária, ilegal, irresponsável, fascista, desumana e truculenta tomada unilateralmente pela Presidente do TJMA”.

Cleonice Freire mandou excluir dos salários dos servidores o pagamento do reajuste de 21,7%. Ocorre, que o decreto da suplementação restante já está assinado pela governadora Roseana Sarney e deve ser publicado até esta sexta-feira, dia 24, no Diário Oficial.

Mesmo assim, a presidente do TJ alega que o Governo do Estado não repassou toda a suplementação orçamentária necessária para o pagamento do funcionalismo. E mais: que o dinheiro repassado pela governadora só deu para pagar os três primeiros meses.

Abaixo a nota do Sindjus:

Sobre a decisão da Presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Cleonice Freire, de excluir por ato administrativo e seletivamente o índice de 21,7% dos vencimentos dos servidores sindicalizados e que fora obtido por decisão judicial transitada em julgado no Supremo Tribunal Federal – STF, o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Maranhão – SINDJUS-MA, por seu representante legal, que assina abaixo, vem a público esclarecer o seguinte:

1 – O fato acima já foi comunicado à Secretaria de Planejamento e Orçamento do Estado do Maranhão – SEPLAN, bem como solicitada desta a imediata quitação da suplementação orçamentária solicitada pelo Tribunal de Justiça para o pagamento dos salários dos servidores sindicalizados, na forma assegurada pela decisão judicial transitada em julgado no STF. A referida solicitação foi feita por mandado judicial já cumprido por oficial de justiça, por determinação do juiz de direito Raimundo Nery, titular da 5ª Vara da Fazenda Pública de São Luís, conforme decisão proferida nos autos do Processo nº 7659/2011-TJMA.

2 – Ainda em relação ao ato da Presidente Cleonice Freire, uma vez que a sua decisão administrativa de excluir dos vencimentos dos servidores filiados ao SINDJUS-MA o índice de 21,7%, na folha de salários de OUTUBRO/2014, e isto após três meses decorridos da incorporação judicial do referido índice aos vencimentos da categoria, o SINDJUS-MA informa que ajuizará ainda hoje MANDADO DE SEGURANÇA contra a referida decisão administrativa, tendo em vista que ela resulta em redução de vencimentos dos servidores, o que é expressamente vedado pela Constituição Federal. O ajuizamento do competente MANDADO DE SEGURANÇA será levado adiante pelo SINDJUS-MA independente da SEPLAN providenciar, nas próximas horas, o repasse da parcela da suplementação orçamentária solicitada pelo Tribunal de Justiça e ainda pendente de quitação pelo Estado.

3 – Por fim, em repúdio à atitude arbitrária, ilegal, irresponsável, fascista, desumana e truculenta tomada unilateralmente pela Presidente do TJMA, Cleonice Freire, sem qualquer diálogo com os trabalhadores, o SINDJUS-MA decidiu convocar os servidores para PARALISAÇÃO GERAL DAS ATIVIDADES DA CATEGORIA EM TODAS AS COMARCAS DO ESTADO DO MARANHÃO, na próxima QUARTA-FEIRA, 29/10, em protesto contra o caos administrativo que se instalou do Poder Judiciário do Estado do Maranhão e para a imediata deflagração da campanha “FORA CLEONICE”, e em defesa de rigorosa e inadiável auditoria pública na gestão administrativa e financeira do Tribunal de Justiça do Maranhão.

DIREITO CONQUISTADO É DIREITO MANTIDO! A LUTA CONTINUA!

São Luis (MA), 23 de Outubro de 2014. ANIBAL DA SILVA LINS

Presidente do SINDJUS-MA

6 comentários em “Sindicato acusa presidente do TJMA de ilegalidade, irresponsabilidade e truculência”

  1. Tomaz

    Nunca se viu o tribunal tão bagunçado cmo hj, tá uma verdadeira zona e graças a essa mulher aí….tá todo mundo na contagem regressiva para que ela deixe logo o cargo. É a pior administração desse tribunal sem dúvidas.

  2. Alan Couto

    Falta papel, capa de processos e outros materiais de expediente. O salário não tem mais data fixa para ser pago. Bagunça geral no Tribunal. Virou uma zona. Super incompetente essa Cleonice. Não tem noção nenhuma de administração. É uma louca…

  3. Carol

    Advogados,jurisdicionados e servidores insatisfeitos. Ate uma simples água mineral falta em qualquer unidade. Acho q o Cnj deveria investigar e ver a causa de tanta “fartura “

  4. SERGIO

    POIS É! MAS NÃO FALTA PTA PAGAR INDENIZAÇÕES NA ORDEM DE R$300.000,00 PRA DESEMBRGADORA APOSENTADA!!!

    RAPAZ NESSES ANOS TODOS DE TJ EU NUNCA VI UMA GESTÃO TÃO DESORGANIZADA E COM TANTA MÁ FÉ COMO ESSA! NEM A DO DES. GALBA (RSRSRS) FOI TÃO RUIM ASSIM E OLHA QUE AINDA TEMOS UM ANO PELA FRENTE

  5. Víviane

    Essa presidenta é tão parcial e inescrupulosa que segurou todos os Editais de promoção para esperar um projeto de lei que esta correndo a toque de caixa na assembléia para favorecer uns juízes da sua preferência, enquanto as comarcas ficam a míngua sem juízes. Uma verdadeira Bandida de toga que prejudica todos os jurisdicionados do Maranhão. Ela devia renunciar e ir de vez p São Paulo tentar arrumar aquele botox dela.

  6. juarez

    é tribunal de quê mesmo?

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários