Artigo sobre o Dia Internacional sobre a Corrupção

 

Por Ielma Moreira – Hoje é o grande dia: Dia Internacional Contra a Corrupção. Data para se comemora em dose dupla.

Relacionado com essa matéria, rememoramos que em 2011 e 2012 realizou-se a primeira Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – Consocial, deflagrada por decreto governamental federal, com o belíssimo tema “A sociedade no controle e acompanhamento da gestão pública”.

O objetivo principal da Consocial foi promover a transparência pública, estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública e contribuir para um controle social mais efetivo e democrático que garantisse o uso correto e eficiente do dinheiro público.

Não poderíamos deixar de citar os eixos temáticos da Conferência, e que são, de não menos importância, para as celebrações neste dia em todo o país, quais sejam: 1) Promoção da transparência pública e acesso à informação e dados públicos; 2) Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade; 3) Atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle; 4) Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção. Frise-se que todos os temas acima se interagem, de tal forma que um completa o outro.

No Maranhão, a Controladoria Geral do Estado foi a protagonista desse processo conferencial, num trabalho de parcerias com diversos órgãos (Sefaz, TCE, Seplan, Casa Civil, Ministério Público), sempre com o apoio irrestrito da CGU.

Ainda no Maranhão, foi constituída a Comissão Organizadora da Consocial (estadual) e também de cada regional, composta por membros da sociedade civil (60%), poder público (30%), conselhos de políticas públicas (10%).

Uma equipe interinstitucional percorreu o Maranhão e reuniu-se com gestores públicos, sociedade civil e representantes de conselhos de políticas públicas, com os propósitos de convocar as conferências regionais, estabelecer comissões organizadoras (instituídas pelos Prefeitos dos municípios-sede) e realizar fóruns de debates a respeito da priorização de propostas/diretrizes, bem como eleição de delegados para a etapa estadual. No total, foram mais de 9.000 Km percorridos em aproximadamente quatro meses, com a realização da última Conferência Regional no dia 08/12/11, no município de Rosário.

O retorno da equipe acima, à cidade de São Luís, deu-se no dia 09 de dezembro, oportunidade em que foi comemorado o Dia Internacional contra a Corrupção, na Praça Deodoro.

Ao todo, foram realizadas dezoito conferências regionais, das quais seguiram 480 delegados eleitos e cerca de 360 propostas/diretrizes para a Conferência Estadual, ocorrida entre os dias 06 a 08/03/12. Dessas propostas e diretrizes, foram priorizadas 20, bem como eleitos 47 delegados para a Conferência Nacional.

O resultado de todo o esforço citado foi o sucesso nacional da Consocial. Especificamente no Maranhão, houve um percentual de 89,40% de municípios envolvidos e 4.681 participantes. Sem se falar em sete conferências livres, organizadas pela sociedade civil e que tiveram o apoio da Comissão Organizadora Estadual, com destaque para a realizada na Aldeia dos índios Krikati, em Montes Altos, dada a inovação da proposta: levar ao alcance também dos indígenas o controle e acompanhamento da gestão pública.

No início, as perspectivas eram que as contribuições dos participantes subsidiassem a construção de um plano nacional sobre transparência e controle social, assim como trazer contribuições relevantes para o incremento da transparência, fortalecimento da cidadania e melhoria da gestão pública nos municípios e estados.

A bem da verdade, a partir da Consocial, a Rede de Controle da Gestão Pública do Maranhão intensificou sua atuação, principalmente em atividades pedagógicas nos municípios maranhenses, ao qualificar a sociedade e os conselhos de políticas públicas para o acompanhamento e fiscalização da gestão pública, seja por meio de programas da CGU, seja por iniciativa da própria sociedade civil organizada.

Hoje, temos a Lei de Acesso à Informação – LAI (Lei Federal nº 12.527/11), a Lei Anticorrupção (Lei Federal nº 12.846/13) e outros instrumentos legais que favorecem o combate desse mal que a sociedade não quer, não aceita e não apoia: a corrupção.

A regulamentação dessas leis, que ainda não se concretizou no Maranhão, será motivo de um texto à parte.

Caso ainda seja do desconhecimento de algum leitor, 09 de dezembro é data escolhida para comemorar o Dia Internacional contra a Corrupção por ter sido o dia em que as Nações Unidas assinaram a sua histórica Convenção contra a Corrupção, em 2003, sendo que a CGU é a responsável pela implementação da Convenção em todo país. É também o dia em que o Criador me colocou neste lado da vida, razão pela qual muito honradamente comemoro em dose dupla.
Comemoremos todos! Logo pela manhã, às 8h, no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão será realizada a palestra do Juiz Márlon Reis. À tarde, das 14h às 17h, haverá mobilização popular na Praça Deodoro, com distribuição de cartilhas, folders e apresentação de artistas locais.

3 comentários em “Artigo sobre o Dia Internacional sobre a Corrupção”

  1. Henrique Sampaio/Maria de Jesus

    Só com o apoio irrestrito da população teremos condições de dizimar este mau que assola, não só o meio politica, mas vários setores da sociedade. A Consocial, que também aconteceu aqui em São João dos Patos, foi uma oportunidade para esclarecer a população de sua importância no combate a corrupção. Parabéns Ielma pelo importante artigo.

  2. Silvia

    Os órgãos de fiscalizações, tais como CGU, TCU E CGE, tem realizado de forma bastante intensa atividades voltadas para os Gestores Municipais e sociedade civil, com o propósito de minimizar a corrupção em nosso Estado, porém esses órgãos deveriam ter mais apoio da justiça, uma vez que em seus trabalhos incansáveis são detectados o uso incorreto do dinheiro Público. Percebe-se que essa impunidade merece que a nossa justiça acorde para os problemas encontrados e de fato faça valer e punir os responsáveis diretos e indiretos pelo sofrimento que hoje passa a nossa população menos favorecida, que sofre com a falta de Educação e Saúde, principalmente em nosso Estado.
    A impunidade em nosso Estado e no Brasil, está imperando de uma certa forma, que desestimula os profissionais que se especializaram para o combate a corrupção, uma vez que não encontram apoio das autoridades competentes.
    Tal comportamento faz com que os corruptos se sintam livres para realizar atos ilícitos que culminam com a pobreza em nosso Estado.
    Tá na hora da sociedade acordar e dá resposta aos Gestores que se apropriam de forma indevida do dinheiro público.
    Tá na hora da justiça fazer valer o que preconiza a Lei e punir os responsáveis por seus atos de improbidade administrativa.
    Tá na hora de todos os Órgãos de Fiscalizações e os demais que trabalham em parceria, se unirem em prol de um único propósito, que é de exterminar da nossa política os políticos especializados em desvio de dinheiro público.
    Tá na hora da sociedade começar a cobrar dos Gestores em geral, o cumprimento da Lei de Acesso a Informação (Lei Federal 12.527/1) e a implantação de meios que favoreçam a transparência na Administração Pública, bem como a criação de Conselhos eficazes e que de fato seja conhecedor da Lei e que busquem juntos, um único propósito, o combate à corrupção em nosso Estado e em nosso País

  3. Silvia

    Parabéns Dra. Ielma rezende, por realizar um trabalho tão importante e que a sociedade deveria acompanhar e entender melhor o papel de um auditor, principalmente profissionais com o seu caráter, que procuram desempenhar com responsabilidade e seriedade o seu trabalho.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários