Escândalo! Juiz da Lava Jato autoriza compartilhamento do depoimento de Youssef e outras provas com Flávio Dino

Por Luís Pablo Política
 
Juiz Sérgio Moro

Juiz Sérgio Moro

A matéria publicada hoje, dia 27, pela Folha de S.Paulo sobre a delação do doleiro Alberto Youssef à Polícia Federal, que afirmou ter efetuado pagamento de propina ao ex-chefe da Casa Civil do Governo Roseana, João Abreu, trouxe à tona grandes questionamentos.

O primeiro e mais grave é que na reportagem diz que o “juiz federal Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato, autorizou o compartilhamento do depoimento de Youssef e outras provas sobre o precatório com o atual governo do Maranhão, do governador Flávio Dino (PCdoB)”.

Como um processo que, pelos valores e gravidade que envolve ‘peixe grande’, está sob sigilo, ou deveria estar, é compartilhado com o adversário político n°1 dos envolvidos no caso [Roseana Sarney e seus auxiliares]?

Que Alberto Youssef furtou milhões para se beneficiar e aos seus padrinhos políticos, está claro. Mas o critério do juiz Sergio Moro ter liberado provas para um ex-juiz federal e colega de toga, governador Flávio Dino, que foi publicada e transformado em matéria prima política, sob o patrocínio do Judiciário, é um verdadeiro escândalo.

Governador Flávio Dino

Governador Flávio Dino

Outro questionamento é o fato do doleiro ter percebido “que seria preso – após retornar uma ligação que descobriu ser de policiais federais do Paraná”, e ainda levar R$ 1,4 milhão ao quarto de um emissário do ex-secretário de Roseana Sarney e depois “retornou ao quarto e ficou esperando a polícia chegar”.

Como é que uma pessoa descobre que vai ser presa pela PF, ainda tem sangue frio para realizar o pagamento de uma propina milionária a um integrante do alto escalão do governo Roseana Sarney?

Esse “furos coletivos” de reportagem da Folha só ocorrem quando acontece, também, uma armação inconfessável, embora evidente a qualquer pessoa decente. Ainda mais quando um juiz sustenta que aquilo corre sob sigilo.

10 comentários em “Escândalo! Juiz da Lava Jato autoriza compartilhamento do depoimento de Youssef e outras provas com Flávio Dino”

  1. Dr. Pádua

    Uma pena, mas teu blog está baixando ao nível do Gilberto Leda.

    Olha que notícia tosca: é mais uma vez provado um crime de suborno, e você está preocupado é com o fato da matéria ter sido compartilhada com os rivais dos Sarney.

    É o tipo de matéria que só esperava ler no Gilberto Leda.

  2. João José Macedo

    O governo do Maranhão tem sim,todo o direito de saber como foi feito toda a negociata envolvendo o precatório da Constran/UTC.Não tem ninguém com foro privilegiado(isso é ridículo,só tem no Brasil),o governador Dino,fez correto em fazer a solicitação.Nada haver com colega de toga.

  3. Sansão Wjackson Leite

    Caro blogueiro, esta se falando é de um mega criminoso,e não de um ladrão de galinha.O governador do Maranhão tem sim a obrigação de saber o andamento do processo e de investiga para onde foi o o dinheiro que deveria ser gasto com saúde, educação e infraestrutura. Só não entendo é porque você tenta de todas as formas passa uma imagem ruim do Flávio Dino. Wjackson Leite (Bela Vista. MA)

  4. lam

    Ô Luis Pablo, cara quanto vocês da oligarquia estão estranhado. agora fora do poder não e mesmo viveram a vida inteira com o poder nas mãos, e sempre por tras do anônimato. agora deram com burrus nas aguas estão se afogando. agora que comercou, te prepara que você e o povo do Maranhão inteiro vai ver podridão dos oligarcas e dos Sarneys hororosa te prepara cara de verdade. se o Governador não tiver acesso a toda essa bandalheira mas quem de verdade vai ter. ou voces ainda acha que o povo continua trocha para acreditar numa coisa que de fato para o povo e um passado, olha te prepara para botar varias materias tão boba quanto essa que colocou, porque a tendencia das investigações quanto mais profunda mais podridão vai aparecer, governador var para cima. o povo quer saber onde essa dinherama toda entrou. em qual bolso ela foi se esconder, e traga de volta. a final o dinheiro e nosso e não dos ratos. obrigada

  5. Ronaldo

    OS IDIOTAS ACIMA SABEM O QUE É SEGREDO DE JUSTIÇA?
    SE ELE FEZ ISSO, SIMPLESMENTE VAI AJUDAR OS CORRUPTOS A CONSEGUIREM SE LIVRAREM ALEGANDO VÁRIAS IRREGULARIDADES, POIS PROCESSO NENHUM EM SEGREDO DE JUSTIÇA PODE SER DIVULGADO OU COMPARTILHADO!

  6. carlos

    Roseana vai ser é presa… vai em frent flavio dino cumpra o que vc prometeu cadeia nos corruptos

  7. João Neto

    Quanta gente ignorante.
    Será que sabem o que significa segredo de justiça? Facilitou para os envolvidos se safarem.
    O bom desse vazamento, é poder confirmar que muitos que foram citados nos noticiários são inocentes (como a ex secretária de previdência – que melou a negociada com o dinheiro do fundo previdenciário), e mostra quem são os verdadeiros envolvidos, no caso o João Abreu, que contratou o Kakay para defendê-lo.
    Outra coisa: Em momento algum o nome de Roseana é citado como beneficiária do esquema. E não estou defendendo a ex governadora.
    Eu acho que isso tudo não vai dar em nada, pois existe muita falha no processo.
    Quanto ao governador Flávio Dino, esse tem que procurar é por ordem nas secretarias e largar de querer perseguir quem não tá mais no poder.
    Na SEATI / SEGEP / SEPLAN / SAUDE, tem mais cacique que indio, todo mundo faz o que quer e acabam não fazendo nada.
    Acredito que o Flávio Dino tem tudo para fazer um excelente governo, mas precisa começar a governar, pois o que percebo, ele é o que mesmo está mandando no Estado.
    Boa sorte para todos nós maranhenses.

  8. Claudia

    Agora a família sarney vai sentir o que é a força do poder nas costas.

  9. Delmiro

    No cabeçalho do processo tá escrito pela Polícia Federal a advertência CONFIDENCIAL. Portanto, não deveria ter vazado. Os advogados de defesa estão com a faca e o queijo na mão.

  10. Ferreira

    Meus caros, o processo estava em segredo quando a governadoras estava no poder, por que tinha foro privilegiado, mais como ela não tem mais mandato e os outros envolvidos também não o juiz vez correto em liberar o processo para o governo do Maranhão o mais prejudicado neste ato de corrupção por parte do governo.
    E não venha falar que a governadora não tenha nada haver com isso, se ela que comando o estado, ele e a maior responsável por isso, como a Dilma e no mesmo caso da Petrobras.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários