Quem é afinal, Dedé Macedo?

Por Luís Pablo Política
 

Por Antonio Dias

O empresário e pecuarista José Wilson de Macedo, mais conhecido como Dedé Macedo, é uma das sombras que acompanham o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Ele acaba de sair do ambiente restrito dos blogs, com a nomeação no Diário Oficial de seu genro, Felipe Britto Uchôa, esposo da filha Mayra Macedo, para o cargo de Assessor Especial de Apoio Institucional da Secretaria de Estado da Infraestrutura.

Empresário Dedé Macedo

Empresário Dedé Macedo

Pesam contra Dedé Macedo graves acusações da prática ilegal de agiotagem no Maranhão e no Piauí. Em suas contas bancárias, há quem saiba de grande movimentação financeira, oriunda de volumosos empréstimos à candidatos, cobrados somente depois das eleições, por meios nada convencionais.

Em 2009, foi réu em ação criminal movida pelo Hospital São Marcos, por crime previsto pelo famoso artigo 171, processo número 0006364-/42.2004, mas o Ministério Público do Piauí pediu o arquivamento da denúncia.

Dedé é dono de diversas empresas no Piauí, como o Lord Hotel e a concessionária de veículos Dispivel. Seu irmão, Evaldo Macêdo (já falecido) era proprietário de uma das maiores locadoras de veículos do Piauí, onde era possível alugar até mesmo helicópteros.

Em campanha eleitoral pelo Maranhão, Dino viajou a bordo de pelos menos dois helicópteros diferentes, cedidos pelos Macedos. Em um dos eventos, no município de Coelho Neto, em fevereiro deste ano, o atual governador usou um helicóptero pertencente ao Hospital das Clínicas de Teresina..

O empresário de negócios duvidosos é filiado ao PCdoB desde 2012 para disputar a Prefeitura de Peritoró. O convite teria sido feito por Flávio Dino, que também pediu que ele doasse 30 carros de som para a campanha do então candidato Edivaldo Holanda Júnior à Prefeitura de São Luís.

Dedé Macedo conseguiu eleger o filho, Fábio Macedo, deputado estadual, no ano passado. O outro filho, Hernando Macedo, é prefeito da cidade de Dom Pedro. A política, portanto, é um de seus negócios.

O governador relutou em nomear um membro do clã Macedo, por temer a reação da imprensa não controlada pelos Leões. Mas depois das ameaças, entre elas a de não ter apoio na candidatura de Humberto Coutinho à Presidência Assembleia Legislativa do Estado, resolveu atender às pressões.

Dino supunha que ao nomear o desconhecido genro do pecuarista ninguém ficaria sabendo. Mas mentira, como se sabe, tem pernas curtas.

4 comentários em “Quem é afinal, Dedé Macedo?”

  1. Diego Freire

    Carta aberta a Flávio Dino

    Governador, desde o início do seu mandato à frente do Governo do Maranhão, depois de décadas de um câncer político em metástase assolar nosso estado, tenho conservado um otimismo contido. Sua eleição foi, de longe, a melhor coisa que nos aconteceu, como povo, em anos, e eu a comemorei sem reticências. Mas, a partir daí, a festa precisa dar lugar à vigília.

    Não foi a primeira vez que o Maranhão acreditou em promessas de libertação – antes mesmo de Jackson Lago, derrubado depois de eleito, o próprio Sarney, que o senhor tão corajosamente combate, havia sido erguido como messias por se opor à oligarquia que antecedeu a dele, a de Vitorino Freire. Mas não acredito em messianismos, apesar de crer fortemente na sua boa vontade política e, mais ainda, na sua competência técnica para gerir nosso estado.

    Continuo otimista, mas vigilante. “Meu brinde foi sumário, curto e breve”, como diz o poeta. Incomoda-me muito o clima de embriaguez com que muitos de seus entusiastas ainda se referem ao senhor quando é hora de sobriedade, de vigília intransigente para que essa conquista, que não é sua, mas do povo maranhense, não seja maculada.

    O caso de suposto favorecimento de parentes de aliados seus na gestão pública não fere a súmula vinculante do STF que trata de nepotismo, como seu discurso oficial rebateu, mas há grandes diferenças a serem observadas entre o que é legal e o que pode ser considerado legítimo. A escravidão também não contrariava a lei de sua época.

    Governador, é preciso ter em mente nos próximos quatros anos que, mais do que um “sim” para o senhor, o povo disse “não” a um modelo de política falido, esgotado no sentido mais amplo da palavra, um esgoto a céu aberto. Não repita esse modelo. A tentação será grande – e maior ainda será a tentação de evocar a lógica das coisas como justificativa.

    Não foi a primeira vez que nos prometeram libertação, mas, depois de um tempo, a gente passa a perceber que são nossos gestores públicos que precisam se libertar, de uma vez por todas, da lógica perversa que tem guiado nossa política ao longo das décadas.

    Acredito no senhor. Mas sem messianismo

    DIEGO FREIRE

  2. Claudia

    Esse homem é um bandido perigoso e de altíssima periculosidade. Pior de tudo é que criou monstros covardes que acobertados por capangas armados até os dentes, cometem as mais inaceitáveis brutalidades contra cidadãos de bem e pasmem, ainda afirmam que são dilgos de Dedé macedo, como se isso fosse símbolo de impunidade para cometerem os mais bárbaros crimes. Recentemente invadiram uma concessionária de veículos na capital, os dois e mais alguns capangas, cobrando uma dívida, fizeram o proprietário refém do terror. Ameaçaram a família e amigos do mesmo, foi quando o empresário lembrou-se que já havia pago o valor cobrado e provou o fato. Eles então saíram afirmando que se isso fosse tornado público, as consequênciase seriam muito graves e dolorosas. Esse é o novo Maranhao, essa é a grande mudança que estão pregando o Dino e o Rato. Cadê a segurança tão pregada por esse governo? Cadê a mudança senhor governador… Ar urnas colocaram, as urnas tiram.. Chega de enganação!

  3. Julio Cesar Corrêa da Fonsêca

    QUEM QUIZER SABER BEM QUEM É DEDÉ MASCEDO PROCURU PAQRA CONVERSAR E CONTAR O QUE O CITADO BANDIDO FEZ COM O EX- PREFEITO DE SÃO LUIS GONZAGA MUNIZ FILHO, EM SUA ADMINISTRAÇÃO, NO PERIODO DE 2005 A 2008. QUANDO CHEGAVA O DIA 10 DE CADA MES O SR. DEDÉ MACEDO IA PARA A PORTA DA PREFEITURA COM SEUS CAPANGAS AMEAÇANDO O PREFEITO E SÓ SAI DE LÁ COM O DINHEIRO DOS JUROS. E O PREFEITO PAGAVA TAIS JUROS ATÉ COM RECURSOS DO FUMDEB. PARA NÃO MORRER POIS ERA AMEAÇADO DE MORTE PELO DITO CUJO.

  4. Julio Cesar

    QUEM QUIZER SABER BEM QUEM É DEDÉ MASCEDO PROCURU PARA CONVERSAR E CONTAR O QUE O CITADO BANDIDO FEZ COM O EX- PREFEITO DE SÃO LUIS GONZAGA, LUIS GONZAGA MUNIZ FILHO, EM SUA ADMINISTRAÇÃO, NO PERIODO DE 2005 A 2008. QUANDO CHEGAVA O DIA 10 DE CADA MES O SR. DEDÉ MACEDO IA PARA A PORTA DA PREFEITURA COM SEUS CAPANGAS AMEAÇANDO O PREFEITO E SÓ SAI DE LÁ COM O DINHEIRO DOS JUROS. E O PREFEITO PAGAVA TAIS JUROS ATÉ COM RECURSOS DO FUMDEB. PARA NÃO MORRER POIS ERA AMEAÇADO DE MORTE PELO DITO CUJO E SEUS CAPANGAS.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários