Carta aberta a Flávio Dino…

Por Luís Pablo Política
 

Por Diego Freire

Governador, desde o início do seu mandato à frente do Governo do Maranhão, depois de décadas de um câncer político em metástase assolar nosso estado, tenho conservado um otimismo contido. Sua eleição foi, de longe, a melhor coisa que nos aconteceu, como povo, em anos, e eu a comemorei sem reticências. Mas, a partir daí, a festa precisa dar lugar à vigília.

Governador Flávio Dino

Governador Flávio Dino

Não foi a primeira vez que o Maranhão acreditou em promessas de libertação – antes mesmo de Jackson Lago, derrubado depois de eleito, o próprio Sarney, que o senhor tão corajosamente combate, havia sido erguido como messias por se opor à oligarquia que antecedeu a dele, a de Vitorino Freire. Mas não acredito em messianismos, apesar de crer fortemente na sua boa vontade política e, mais ainda, na sua competência técnica para gerir nosso estado.

Continuo otimista, mas vigilante. “Meu brinde foi sumário, curto e breve”, como diz o poeta. Incomoda-me muito o clima de embriaguez com que muitos de seus entusiastas ainda se referem ao senhor quando é hora de sobriedade, de vigília intransigente para que essa conquista, que não é sua, mas do povo maranhense, não seja maculada.

O caso de suposto favorecimento de parentes de aliados seus na gestão pública não fere a súmula vinculante do STF que trata de nepotismo, como seu discurso oficial rebateu, mas há grandes diferenças a serem observadas entre o que é legal e o que pode ser considerado legítimo. A escravidão também não contrariava a lei de sua época.

Governador, é preciso ter em mente nos próximos quatros anos que, mais do que um “sim” para o senhor, o povo disse “não” a um modelo de política falido, esgotado no sentido mais amplo da palavra, um esgoto a céu aberto. Não repita esse modelo. A tentação será grande – e maior ainda será a tentação de evocar a lógica das coisas como justificativa.

Não foi a primeira vez que nos prometeram libertação, mas, depois de um tempo, a gente passa a perceber que são nossos gestores públicos que precisam se libertar, de uma vez por todas, da lógica perversa que tem guiado nossa política ao longo das décadas.

Acredito no senhor. Mas sem messianismo

5 comentários em “Carta aberta a Flávio Dino…”

  1. kleberson araujo dias

    excelente visão e análise

  2. aloisio

    Esse escriba com certeza já comeu na mão de Sarney,está acreditando no Comunista que também por via indireta já comeu na mão de Sarney.Justiça se faça Sarney foi o único que fez MUITA COISA PEO mARANHÃO.e-XEMPLO POrto do itaqui,barragem do bacanga,UFMA,UEMA,BR 135,ponte do São Francisco,Banco de Desenvolvimento,Cia Progresso,etc,enquanto seus sucessores Luiz Rocha,Castelo,Lobão,e especialmente Roseana levantaram este Estado com muitas estradas,muitos hospitais,muitas escolas,.principalmente Roseana que interligou por via asfaltica todo o estado do Maranhão,construiu mais de 50 hospitais ,reformou outros,enfeitou São Luis com várias avenidas tipo a Luiz Eduardo Magalhãe,Via expressa,Quarto centenário,Maioba,todos elevados,avenida guajajara,todos os vivas,ginásio Costa Rodrigues,reforma do Castelão,reconstrução da biblioteca pública e por aí vai.O único que não fez nada foi Zé Reinaldo que hoje é comunista.

  3. Claudiomar

    PABLO,

    O Governo de Flávio Dino, no primeiro mês de mandato, as promessas eleitorais de moralidade não estão resistindo à vida real.

  4. Santos

    Esse aí é outro que enganou o povo do Maranhão.

  5. Cristiano Souza

    SENHOR GOVERNADOR ONDE ESTA A CONTRATAÇÃO DOS 1 MIL POLICIAIS , PELO QUE VEJO O TEMA NÃO FOI MAIS COMENTADO , E PELO QUE SEI NENHUM POLICIAL FOI CONTRATADO , ESPERO QUE ESTE COMUNICADO FEITO AO POVO DO MARANHÃO NÃO CAIA NO ESQUECIMENTO , OU PIOR QUE NÃO SEJA SÓ PROPAGANDA DA POSSE
    ESTE MÊS DE JANEIRO FOI O MAIS VIOLENTOTO QUE SÃO LUIS JÁ TEVE CONTANDO TODOS OS TIPOS DE CRIMES

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários