João Alberto vai comandar Conselho de Ética do Senado

 

Folha.com

Senador João Alberto

Senador João Alberto

O PMDB escalou um fiel aliado do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para assumir o comando do Conselho de Ética da Casa. O órgão, responsável por julgar a conduta parlamentar dos senadores, vai ser presidido nos próximos dois anos por João Alberto Souza (PMDB-MA).

O peemedebista já presidiu o conselho por quatro vezes e estava no comando do colegiado na última legislatura do Congresso, que terminou em janeiro deste ano. Coube ao senador arquivar processos, em 2010, na época do escândalo dos atos secretos –em que medidas administrativas tomadas pelo Senado não eram publicadas oficialmente.

João Alberto é aliado de Sarney, que é do grupo político de Renan. Será o seu quinto mandato à frente do conselho. O peemedebista deve ser eleito para o cargo depois do carnaval.

Oficialmente, o PMDB afirma que João Alberto vai assumir o conselho por ter sido o único membro do partido disposto a comandar o órgão. Nos bastidores, senadores peemedebistas admitem que a escolha pode beneficiar Renan futuramente.

O nome do presidente do Senado estaria na lista dos políticos citados na Operação Lava Jato, que desmontou um esquema de corrupção na Petrobras. A Justiça não confirmou oficialmente o envolvimento de nenhum político, mas os nomes devem ser revelados ainda este mês quando o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, oferecer denúncia contra o chamado “núcleo político” da Lava Jato.

Se Renan tiver que responder a eventuais processos por quebra de decoro parlamentar, aliados do peemedebista afirmam que ele terá no comando do conselho um nome de sua confiança.

Líder do PMDB, Eunício Oliveira (CE) nega que a escolha de João Alberto tenha como objetivo blindar Renan. “A presidência do conselho cabe ao PMDB por ser a maior bancada do Senado. Todos os senadores do PMDB são aliados [do Renan]. O João Alberto já demonstrou ser homem de muita firmeza em suas convicções”, afirmou Eunício.

O líder peemedebista disse que qualquer nome indicado pela sigla seria acusado de beneficiar Renan, o que não vai acontecer na prática. “Eu não conheço nenhum episódio da Lava Jato. O lugar é do PMDB. Até agora, só apareceu o nome do senador João Alberto. O conselho é um lugar difícil, onde se julga companheiros”, afirmou o senador.

João Alberto assumiu o Conselho de Ética pela primeira vez em 2000, quando votou contra a cassação de Jader Barbalho (PMDB-PA), que renunciou ao cargo de senador para não perder os seus direitos políticos.

Logo em seguida, foi reeleito. Em 2011, se elegeu pela terceira vez para o comando do conselho. O mesmo cenário se repetiu em 2013, quando novamente foi escolhido presidente do colegiado.

14 comentários em “João Alberto vai comandar Conselho de Ética do Senado”

  1. Luis Antônio

    Esse cara é do avesso! Pense num cabra macho!

  2. Carlos Costa

    Esse ai é uma das múmias da escória maranhense que há meio centenário nos envergonha, tocado por sua incapacidade nata e vassalagem explicita. Até quando essa tranqueira ocupará precioso espaço na infame politica.

  3. 100% honesto

    JUSTAMENTE O HOMEM QUE SEGUNDO ELE MESMO É 99% HONESTO E 0,01 DESONESTO, ESSE BRASIL NÃO TEM COMO IR PARA FRENTE MESMO… UM DESONESTO VIGIANDO OUTROS.

  4. Fatima

    Etica é.kkk, Um representante e tanto pro país.kkk

  5. ANA COSTA

    BRINCADEIRA. SEGUNDO ELE PRÓPRIO DISSE, SER 99% HONESTO. SÓ MESMO NESTE BRASIL.

  6. OI

    Em Porto Franco (MA), Homem é Morto a Tiros em Confronto com a Polícia
    Data do post: 15/02/2015 06:25:08 – Visualizações: 1817 Imprimir

    O fazendeiro Helenês Sousa Pires de 36 anos, foi morto a tiros na tarde da ultima sexta feira (13), ao reagir à prisão.
    Foto DivulgaçãoSegundo informações havia um mandado contra Helenês e ao perceber a chegada da polícia na fazenda da família que fica localizada na região da Água Boa no município de Campestre do Maranhão (MA), Helenês tentou fugir, mas, teria reagido, e na troca de tiros acabou sendo alvejado e morto. A família nega que ele estivesse armado.
    Equipe do Serviço Móvel de Urgência foi até o local, mas a vítima já estava morta, o corpo foi levado para o Hospital de Porto Franco (MA) e depois seguiu para o Instituto Médico Legal em Imperatriz sendo liberado posteriormente para o velório.
    Outras duas pessoas que estavam na companhia dele, foram presas e levadas para a Delegacia Regional de Imperatriz.
    Ele era envolvido em “Assaltos de Caminhões de BOI”

  7. Diana Carvalho

    Meu pai disse que com esse Carcará nessa Comissão , é + fácil Renan acabar ė num paredão de fuzilamento. Kkk

  8. lisa

    Quanta ironia!!!!!!!!!!!!

  9. Flavia

    Ele sabe o que é ética ? Parece piada…

  10. Antonio Augusto Rodrigues

    Ironia ou deboche do senado? Colocaram a raposa para tomar conta do galinheiro…Por falar nisso, é 10% honesto ou 90% desonesto???…

  11. Carlo Alberto

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk……

  12. lopes

    Pela 2ª vez esse moço assume esse cargo de cumplicidade,afinal tá tudo em casa mesmo!

  13. Aline

    DE OLHO no Senador JOÃO ALBERTO DE SOUZA – PMDB, que tem um custo médio de R$ 236.000,00 MENSAIS no Senado, gastos suspeitos de encobrir reembolsos do dinheiro publico! Votou contra a prisão do senador DELCIDIO DO AMARAL e famoso por ser um engavetador de denuncias no Conselho de Etica.

  14. Aline

    O Senador JOÃO ALBERTO DE SOUZA – PMDB, que tem um custo médio de R$ 236.000,00 MENSAIS no Senado, gastos suspeitos de encobrir reembolsos do dinheiro publico! Votou contra a prisão do senador DELCIDIO DO AMARAL e famoso por ser um engavetador de denuncias no Conselho de Etica.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários