Enquanto Flávio Dino se delicia com arroz de marisco, crianças comem calangos ou passam fome no interior

Por Luís Pablo Política
 

Blog do Luis Cardoso

arroz do mar - Flávio DinoEnquanto o governador do Maranhão, Flávio Dino, e sua equipe saboreiam frutos do mar, em almoço no Palácio dos Leões, milhares de pessoas não têm nada o que comer no café da manhã, almoço e jantar em suas taperas em 30 municípios para onde o Governo do Estado criou o programa Mais IDH para acabar com o estado de extrema pobreza e as desigualdades sociais.

O programa do atual governo, que deveria ser chamado de Mais um EDH, é um plágio um pouco mais aperfeiçoado do programa itinerante de Roseana Sarney, o Viva Cidadão.

Eles são tão parecidos e não servem pra resolver nada que até os caminhões utilizados em um são da mesma empresa, a Atlântica, do empresário Luís Carlos Cantanhede, sócio do esposo da governadora Roseana Sarney, Jorge Murad.

As ações são idênticas: tirar documentos, como carteira do Trabalho, Identidade, Alistamento Militar, arrancar dentes, ensinar como escovar a boca e alguns detalhes sobre agricultura familiar. O que quase todos esperavam nada: comida, governador.

Um programa jornalístico da Rede Record de TV exibiu o lado mais vergonhoso do Maranhão para todo o Brasil: a fome que os maranhenses passam todo os dias sem ter nada pra comer. São crianças, jovens, adultos e idosos no mundo dos excluídos.

caminhoes multirao mais idh do Governo do MA

Em Marajá do Sena, Centro do Gulherme, Belágua e Fernando Falcão, a reportagem mostrou que existem povoados em que reina a miséria absoluta, com as pessoas sem tem o que comer, a não ser farinha com água suja.

As ações levadas por Roseana Sarney, agora copiadas por Flávio Dino, são válidas, mas não matam a fome e a sede dos miseráveis que ali residem.

Governador Flávio Dino (PCdoB)

Governador Flávio Dino (PCdoB)

Antes de Roseana, o governo de José Reinaldo Tavares fez de tudo e conseguiu a liberação de R$ 60 milhões pare erradicar a fome a pobreza. E escalou a esposa, Alexandra Tavares, para tocar o programa.

A primeira dama distribuiu uma galinha, um galo, um bode e uma cabra para cada família que foi apontada como necessitada. Na semana seguinte, os famintos haviam comido tudo, o que mostrou que a solução não era bem assim.

Não precisa o governo passar o resto de seu mandato mandando comida, mas neste primeiro momento faz-se necessário o alimento. Basta que faça parcerias com produtores numa campanha de baixo custo para que o leite chegue à mesa dos excluídos. Com supermercados para que o pão esteja junto.

Existem neste momento vários grupos arrecadando alimentos para esses maranhenses mostrados na TV passando fome. Os que quiserem utilizar o blog para divulgação de entrega dos alimentos, o espaço estará livre.

11 comentários em “Enquanto Flávio Dino se delicia com arroz de marisco, crianças comem calangos ou passam fome no interior”

  1. ACORDA JUSTIÇA DO MARANHÃO

    EU JA VIR MUITOS GOVERNOS CORRUPTOS . MAS IGUAL ESSE GOVERNO ATUAL DO FLAVIO DINO É IMORAL EM 3 MESES DE GOVERNO JA ROUBOU MAS DO QUE TODOS OS GOVERNOS EM 10 ANOS, ACORDA JUSTIÇA

  2. Carlos Augusto

    Olá Pablo!
    Concordo com você quando relata a pobreza extrema do Maranhão tendo como maior divulgadora a TV Record através de um de seus programas jornalísticos. Porém, devemos entender que este problema deu-se desde a era Sarney, quando o mesmo assumiu, ainda no regime militar, a maior autoridade do nosso Estado. Sabemos que não será em quatro anos que a miséria, perpetrada por 50 anos, será resolvida. O Governador Flávio Dino está entrando em seu quarto mês de mandato. Vamos dar tempo ao tempo e ver o que irá acontecer nesses outros quatro meses de mandato. Se não acontecer nada, a cobrança será justa.

  3. Camila Soares

    Estou me organizando para ir deixar alguns mantimentos em Belágua. Se alguém puder colaborar seria de grande valia. Pretendo ir na quarta feira.

  4. COM A PALAVRA.

    A CULPA DESSE DESASTRE EM BELAGUA NÃO É DA FAMÍLIA SARNEY E SIM DOS ÓRGÃOS FISCALIZADORES QUE NÃO FISCALIZAM ESSES PREFEITOS LADRÕES.

  5. COM A PALAVRA.

    ESSA ALEXANDRA, EX-TAVARES, DEVERIA ESTAR PRESA, ENTRETANTO GANHOU UM CARGO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO COM SALÁRIO SUPERIOR A 20.000,00 MIL. ETA MARANHÃO QUE NÃO TEM SORTE.

  6. paulo

    Flávio Dino, uma mentira!

  7. FARINHA DO MESMO SACO.

    Bom dia a todos! Hoje farei um desabafo! Começo indagando: será que as coisas no MARANHÃO mudaram mesmo??? Ontem assistindo aos meus programas habituais de segunda a noite, acabei alertado para assistir a um especial que passaria na Record sobre o Estado do Maranhão. Tomado pela curiosidade e pensando que veria algo de bom sobre esse Estado tão maravilhoso, logo volto a realidade e constato: tratava-se de mais uma reportagem sobre aquilo que todos sabemos, a existência da extrema pobreza reinante nas nossas cidades interioranas. Versava o programa sobre a realidade de quatro municípios maranhenses incluídos entre os mais miseráveis do Brasil, pois bem comecei assistindo com atenção, a repórter iniciou o seu “tour” nada glamoroso pelo município de Belágua, aquele que ostenta dois recordes no pais: a cidade mais pobre do Brasil e a que deu a maior votação proporcional a presidente Dilma Rousseff, a mesma do Bolsa Família. Confesso a vocês, o enredo da matéria, de tão triste, não me permitiu continuar assistindo ko programa até o final, desistir de assistir o restante quando já no início tive que ser confrontado com a imagem de uma criança, na verdade várias, chorando de FOME, pois já se passava da metade da tarde e os pais não tinham o que dá para os filhos comerem. Antes que pensem que desistir de assistir por ser insensível, indiferente, etc, de plano afirmo na verdade fui COVARDE, só parei porque me sentir impotente diante daquele sofrimento, a partir daquele momento um sentimento de revolta tomou conta do meu coração. Revolta, por ter a certeza de que essa situação poderia ser evitada, caso tivéssemos a sorte de ter pessoas Públicas realmente interessadas em acabar com essa situação. Revolta, por ter a certeza de que essa “classe política” que existe no Maranhão não PRESTA para nada, a não ser se locupletar das benesses do dinheiro público e aqui afirmo que coloco no lugar comum todos esses políticos que aí estão, seja Oligarquia, seja do “Novo” ou vocês acham que alguma coisa realmente mudou ou vocês acham que as práticas não continuam as mesmas? No final das contas tenho a certeza de que essa classe política do Maranhão deveria ser expulsa desse estado tão rico, tão cheio de potencial, que não merecia essas “Vossas Excelências” nefastas, que só pensam em auferir vantagens, sendo venais e corruptos. Enquanto isso somos obrigados a vê um Pai de Família chorar junto com o filho por não ter o que comer em
    Casa, obrigados a ouvir que o único desejo de uma Criança era poder comer um biscoito, isso mesmo, um simples biscoito água e sal. Por favor não pensem que estou levantando uma bandeira política, tipo ah foi a Oligarquia Sarney que criou tudo isso, não se trata disso, ela tem a parcela de culpa, mas na verdade essa RESPONSABILIDADE é de todos esses políticos que aí se encontram ou vocês não acham que a omissão dessa dita Oposição também contribuiu para esse quadro. Na verdade, queria acreditar, mas não tenho como, acho que nada mudará, até porque reafirmo mudam os nomes, mas as práticas continuam as mesmas! Os cabides continuam no mesmo lugar, assim como os FANTASMAS do serviço público, se é que vocês me entendem! Na minha humilde opinião: esses políticos maranhenses são todos FARINHA DO MESMO SACO e da PIOR QUALIDADE! Fico profundamente angustiado quando vejo que o meu dinheiro de imposto não é utilizado para ajudar essas pessoas, quando lembro que ele acabará indo para o bolso desses políticos corruptos, realmente só me resta ficar revoltado, porém não calado. Pior é ter a perspectiva de que nada mudará nem tão cedo! Ano que vem lá vamos de novo para mais uma eleição e aí o que aparece: os mesmos nomes como candidatos e os governos perfeitos escancarados pela mídia muito bem paga para isso! Enfim, só nos resta invocar a ajuda DIVINA! Quem sabe ELE não dê uma resposta para esse povo que tanto sofre e coloque no coração dessa classe política maranhense o desejo de desistir da vida Pública! Eles estariam fazendo um grande favor ao povo maranhense! Afinal são TODOS FARINHA DO MESMO SACO E DA PIOR QUALIDADE!

  8. Indignado

    O que se faz por aí com dinheiro público é palhaçada!! O povo tem que reagir… Este Estado com sua legião de miseráveis merece respeito.

  9. Jorge Valetio

    Flavio, engana!!!! Cadê os concursos públicos? Cadê a sociedade justa e igualitária ? C estes desmandos ! Ai… As mesmas praticas clientelistas que você contestava no governo anterior. Você faz e deixa seus secretários realizarem. Leiam O livro a Mosca Azul, Flávio Dino foi contaminado pela corrupção. Mas, ainda tem tempo de reverter este quadro. Queremos justiça , saúde , educação…, queremos acesso justo ao setor público. Faça concurso público. E acabe com estes seletivos de análise de currículo , de contratação temporária,orquestrado pelos seus secretários. Seja justo! Para que esse mineiro q já encheu a Sejap de mineiros c cargos altíssimos quer ainda fazer análise de curriculo p agente penintenciaria D.O 13/03/2015. Dai, a mesmice c praticas clientelistas , c interesses dúbios… A secretária de educação também. Faz concurso público. O foco deve dar andamento ao processo justo para todos.

  10. Marcos

    Vem K e esses caminhões são da empresa Atlantica????, mais esse comunista é muito carudo mesmo.

  11. LUDOVICENSE

    Esse COMUNA É UM TREMENDO FDP……………………………

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários