Medida Provisória dos policias será alvo de ação no Supremo Federal

Por Luís Pablo Política
 

O Estado

O conselho deliberativo da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape) aprovou a proposição de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a Medida Provisória nº 185, do Governo do Estado, que autoriza a representação judicial de membros das polícias Civil, Militar e de agentes do Corpo de Bombeiros pela Procuradoria-­Geral do Estado (PGE).

A MP 185 foi proposta pelo governador Flávio Dino (PCdoB) no seu primeiro dia de mandato, e após ter passado por uma Comissão Especial e ter sido aprovada em plenário do Legislativo Estadual, foi automaticamente transformada em lei estadual e promulgada pela Casa. A medida é polêmica, e segundo a Anape, inconstitucional, justamente o que ensejou a elaboração da Adin.

Presidente da Anape, Marcello Terto

Presidente da Anape, Marcello Terto

No mês passado, após analisar o teor da Medida Provisória, o presidente da Anape, Marcello Terto, confirmou que a entidade iria protocolar Adin contra a iniciativa do Executivo.

“Em razão da nossa posição institucional nós não vimos outra solução, afora um entendimento com o Governo, que não seja a Justiça. Como nós não chegamos a um entendimento com o Governo, certamente nós vamos ajuizar essa ação. O presidente Augusto Brandão, da nossa associação estadual, vai levar o material na próxima reunião. Provavelmente ele já leve essas peças, os documentos, alguma sugestão de minuta para a [petição] inicial”, relatou na ocasião. A minuta foi apresentada ontem pelo procurador.

Réu -­ Por meio das redes social, o juiz aposentado Jorge Moreno, que havia sugerido ao secretário de Segurança Pública a prisão do então deputado Bira do Pindaré (PSB), pelo exercício de dupla função no Estado, criticou duramente a Meidida Provisória encaminhada para a Assembleia pelo governador Flávio Dino. Ele classificou a matéria de “monstro jurídico”.

“A Constituição Federal veda taxativamente a expedição de medida provisória para regular matéria que deva ser disciplinada por lei complementar (art. 131 c/c art. 62, inc. III, da CF). Ainda que fosse possível, não conseguiria superar os obstáculos da urgência e relevância. Mas nada disso incomodou, o que importava era o dito: ‘manda quem pode, obedece quem tem juízo’, coisa bem autoritária”, disse.

Na Assembleia Legislativa, os deputados Edilázio Júnior (PV) e Zé Inácio (PT) também apontaram a inconstitucionalidade da matéria. Edilázio afirmou que vislumbra êxito da Anape contra a MP 185, uma vez que há flagrante quebra do princípio da isonomia.

Mais

Além de questionar a constitucionalidade da lei estadual aprovada na Assembleia Legislativa, a Adin da Anap que será protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF) também apontará vícios formais na matéria encaminhada pelo Governo do Estado para a Assembleia.

3 comentários em “Medida Provisória dos policias será alvo de ação no Supremo Federal”

  1. Claudiomar

    HIPOCRISIA SOBRE A RETIRADAS DAS BARRACAS DAS PRAIAS DE SÃO LUIS

    Chega de hipocrisia. Aqui no Maranhão há uma cultura viciada de tolerância com o que ruim. Em qualquer lugar do mundo, que tenha o mínimo de decência, ver-se as pessoas lutando para a melhoria e a qualidade da cidade em que vivem. Aqui no Maranhão, determinadas pessoas com o apoio de alguns informativos da imprensa local, são condescendentes com o que ruim, com hábitos ultrapassados, com coisas que enfeiam a cidade, enfim, fica a impressão que São Luís quanto pior melhor, para ficarem reclamando e dando manchete na imprensa. Quando o Administração Pública faz intervenções para a melhoria da cidade, logo, aparece o cho-ro-rô dos que não querem a melhoria, porque tenham interesses contrariados ou porque torcem pelo desgaste político do Gestor Municipal. Por essa e outras razões, é que se dá cabimento a comentários preconceituoso com os que foram feitos recentemente nas redes sociais. Parem para refletir!

  2. ribamarpinheiro

    PEDE PRA ESSE PROMOTOR RETIRAR AS MANSÕES AO LONGO DO RIO PREGUIÇA EM BARREIRINHA, SERÁ QUE ELE TEM CORAGEM?

  3. Paulo Cabral

    A lei tem que ser cumprida e não é só por vontade do governador que as coisas vão prevalecer.Isso tá me cheirando a casuismo e só no Maranhão esssas coisas acontecem.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários