Tropa sente falta de um líder para estourar greve na Polícia Militar

Por Luís Pablo Política
 

Coronel Ivaldo Barbosa liderando a greve dos PMs e bombeiros do MA

Coronel Ivaldo Barbosa liderando a greve dos PMs e bombeiros do MA

A tropa da Polícia Militar do Maranhão sentiu falta de um líder para estourar uma greve, por causa da insatisfação com o reajuste concedido pelo Governo Flávio Dino.

Os militares – tanto polícia quanto bombeiros, estão revoltados com a nova tabela de valores anunciada pelo Governo do Estado. Até assembleias já foram realizadas, entre os policiais, em vários municípios para contestar o índice do aumento concedido.

O Blog do Luis Pablo apurou que há um movimento de militares querendo entrar em greve. Ocorre, que não tem nenhum coronel com peito para enfrentar o governo e comandar uma greve para reivindicar a exigência da categoria.

Por conta disso, a tropa vem sentindo falta do coronel Ivaldo Barbosa, que liderou a greve dos PMs e bombeiros em 2011, no Governo Roseana Sarney.

Ivaldo foi para reserva este mês por conta do Governo Flávio Dino ter conseguido cassar liminar favorável aos coronéis e manter o artigo 11 da Medida Provisória nº 195/2015 que lhe aposentou.

Mesmo na reserva, coronel Ivaldo Barbosa – que ficou conhecido como o “Capital Nascimento” por chefiar o Comando de Policiamento Especializado (CPE), especie de “BOPE do Maranhão”, tem sido procurado por militares que querem realizar a greve.

Deputado Cabo Campos

Deputado Cabo Campos

Isso tudo porque a tropa ficou frustrada com o posicionamento do deputado Cabo Campos, que integrou o grupo dos líderes da greve dos militares naquela época, fazendo, inclusive, acompanhamento na Casa que hoje legisla.

O parlamentar, que durante a campanha prometeu ser a voz da categoria na Assembleia Legislativa, virou as costas para a tropa e ainda elogiou a “valorização” dos policiais pelo Governo Flávio Dino. Para Campos, a tabela para 2015 é salutar.

Com o salário agora de deputado e não mais de militar, é fácil ter esse posicionamento. É lamentável!

15 comentários em “Tropa sente falta de um líder para estourar greve na Polícia Militar”

  1. jOÃO

    GOVERNADOR..

    LARGA A CANETA DEMITE TODO MUNDO E CHAMA OS EXCEDENTES, ESSES CARAS ACHAM QUE TRABALHAM MUITO..

  2. samara sousa santos

    Eu acho este blog, bastante corajoso em mostra o podre do poder,até o momento ainda não vi críticas tendenciosas.posso está enganada!!!!! mas eu gosto das postagens.

  3. Ariel

    Meu caro,se você acha que nós militares trabalhamos pouco,se você acha que é fácil ir pras ruas atrás de bandidos com risco de perder a vida,sem condições de trabalho sem médicos, sem psicólogo sem efetivo numérico de homens para estarem nas ruas sem adicional noturno com fardamentos velhos,viaturas velhas,armas ultrapassadas, esses excedentes que chamaram ainda e pouco para dar conta de tanta criminalidade, essa vida de policial é muito stressante,venha trabalhar então na policia, criticar estando fora da situação é muito fácil, ganhamos sim muito pouco pro serviço extenuante que temos,sem reconhecimento até de pessoas como você,agora se você se achar em perigo não chame a polícia resolva só o seu problema,já que você acha que trabalhamos pouco,estaremos sim,ocupados em outras ocorrências!

  4. jose carlos

    policia é igual a criança,perto incomoda longe faz falta certo??

  5. Geone Castro

    Essa briga toda é porque os policiais querem à força que seus salários sejam equiparados aos policiais do Distrito Federal. Só que eles se esquecem que um aumento dessa proporção gera impacto disso na folha, estourando o limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

    Nenhuma categoria do funcionalismo maranhense vai ganhar, nos próximos 4 anos, aumentos que somados dêem 68% de aumento.

    Vejo muitos policiais não usarem sequer o bom senso de procurarem saber o que diz a lei. Querem por força que o deputado arrume briga com o governador, quando a prerrogativa de aumento para o funcionalismo é do chefe do executivo estadual.

    Ninguém fala aqui que grande parte deles não pode ver uma margem consignável no contracheque que se enche de dívidas. Assim, nem ganhando 20.000 por mês meu amigo.

    Eu sou servidor do Estado e sequer a reposição da inflação tenho recebido, quem dirá aumento real de salário. E não me venham com discurso de que colocam a vida em risco: se o cara fez concurso pra policial, que viva com o ônus do cargo. Ninguém faz concurso pra policial achando que combater o crime é igual a cuidar de bebês….

  6. Marcos Fernandes

    Caros Srs. A questão é muito grave, de um lado o policial que ganha pouco, e do outro o governo que arrecada mal e gasta pior ainda. pois é, vivemos uma situação complicada, muito complicada…porém, ha saídas para todo tipo de problemas, basta ter boa vontade e capacidade de negociar olhando para frente e cedendo na própria convicção. Ora, quem ganha mal mesmo, é soldado, cabo e sargentos. pois, o oficialato ganha na média alta das profissões brasileiras, um médico ganha menos que um capitão, um defensor público ganha menos que um coronel. portanto, o ideal seria dar menos para as patentes mais altas e mais para soldados, cabos e sargentos. pois, o grosso da tropa são eles, e quem realmente está na rua são eles. embora, não estou descartando a importância do oficialato, longe disso. pois, todos sabem que é imperativo a cadeia de comando, a hierarquia, a inteligencia e as ações do estado maior. para um bom desempenho é preciso planejamento, e lógico esse trabalho é feito por oficiais superiores. Ocorre, que da aumento menores para o topo da tropa não implica em queda de desempenho ou falta de motivação, pois os sal´rios são suficientemente bons para o sustento de quem tem altas patentes.

  7. Tenente Leandro

    Caro Sr. Geone Castro, não sei qual Instituição você faz parte, mas enquanto estiveres com este pensamento retrógrado, continuará sendo um servidor medíocre, já que você acha que não merece nem mesmo a reposição da inflação, isso quer dizer que sua prestação de serviço também seja bem aquém do esperado pela Sociedade Maranhense. Convido-o a passar um dia fazendo rondas conosco para que saiba um pouco da nossa realidade. Combatemos dia e noite, sol e chuva, essa criminalidade que se mostra cada vez mais violenta. Estamos com o salário defasado há anos, buscamos valorização profissional, pois o policial abdica a sua família, seu lazer, não temos Natal, Virada de ano, mas não estamos reclamando sobre isso, mas sim pra que mesmo passando esses períodos longe de casa, podemos ter um salário digno para deixar os nossos filhos em uma Escola boa, ter um moradia decente, para podermos prestar um serviço com uma motivação ainda maior.
    Desculpe pela franqueza, se eu fosse falar das nossas dificuldades, não caberia nessa tela, mas tenha certeza que o Policial deve ser reconhecido sim.

  8. Manoel GUIMARÃES filho

    E quem te disse que nós carecemos de um coronel,pra fazermos, seja lá o que for? O teu nivel de compreensão sobre o universo politico policial militar chega a ser patético … Nós,faremos ou,não faremos ,aquilo que se traduza no melhor interesse da categoria e do Estado do Maranhão no momento que jugarmos apropriado ou necessário e pelos motivos que nós definirmos como os certos …Quanto ao Coronel,citado por tí,ele pode continuar ,exatamente,onde está: dentro do pijama.

  9. Ariel

    Sabemos Sr. Geone que lutar contra bandidos não é cuidar de bebês, e sim já sabíamos dos riscos quando fizemos concursos ,porém, o que queremos é mais condições de trabalho para realizar nosso serviço com eficiência,pois ir atrás de bandidos não é mesma tarefa que o sr faz, exigir condições de trabalho e mais aumento já que nossa categoria,é uma das mais penalizadas,quando se vê em uma sociedade,que policiais tombam mais que bandidos e que bandidos estão mais armados do que policiais,alguma coisa está errada,o sr não pode responder pela minha categoria,pois o sr Geone,não sabe o que se passa lá dentro,não sabe como trabalhamos com as mínimas condições, com muita precariedade,não quero repetir pois já respondi acima a outro cidadão neste post,nossa classe foi sempre foi desmoralizada pelos governos que saíram e entraram,por isso que em um país com um mínimo de consciência valoriza seus policiais,basta ver a Europa,Canadá e EUA,os seu policiais são honrados pelo governo e respeitados pela sociedade talvez por isso exista menos violência nesses lugares citados porque seus governantes investem em segurança,aqui somo tratados como cachorros,a começar pelos governos e depois por algumas pessoas assim como você, que acha absurdo o que pedimos,a polícia civil,vive pedindo aumento salarial e sempre recebe e ninguém fala nada e não criticam, por exemplo receberam adicional noturno,nós não recebemos e ,quando chegam a nossa vez, chove de críticas nós não temos direito a greve e outros benefícios que outras categorias tem não recebemos adicional noturno,já que trabalhamos a noite toda sem dormir,queremos reconhecimentos sim pelo nosso trabalho que não é fácil,alguém teria que fazer esse tipo de trabalho,e pessoas como você não quis fazer e vem aqui criticar,isso não aceito!
    O suposto aumento que tivemos foi parcelado para daqui a 4 anos,daqui a 4 anos,esse valor já está totalmente defasado, sem valor!

  10. Alderico Junior

    Esse Geone Castro desse ser um tremendo lambe saco dos Dinistas e deve usar babador pra não se lambuzar. Deve ser um esfomeado que não estudou e cresceu na vida, pra se contentar com esses salários de miséria pagos pelo Estado; porque, Zé mané, não conheço nenhum servidor que ganhe suficiente para ser considerado um funcionário valorizado. Tem sim, gente da sua estirpe, que está em função comissionada, etc… Agora, eu quero ver quando um bandido invadir tua casa e matar, estrupar, saquear, etc…, e tu pedir socorro pra Polícia. Vai te lascar fuleiro!

  11. Geone Castro

    Só um aviso aos ignorantes: sou servidor concursado, tenho 2 faculdades e sou, dentro da minha área de atuação, reconhecido profissional. Não preciso babar ninguém pra ganhar o meu salário. Ganho relativamente menos que colegas de outras esferas que fazem o mesmo serviço, mas isso não me dá o direito de sair xingando quem pensa que ganho muito. Digo e repito: os policiais devem ganhar bem mais. A questão é como, se existe uma tal Lei de Responsabilidade Fiscal que limita o teto de gasto com funcionalismo??

    O que os nobres policiais não contam é que o sonho da tropa é ganhar igual ao policial do DF. Só que lá o orçamento é de 30,8 bilhões, e um policial militar ganha exatos R$ 7.190,88 e um coronel ganha 21 mil. Enquanto aqui o orçamento é de menos de 15,88 bilhões, sendo que na Lei são 345 milhões pra folha de pessoal…

    O orçamento deste ano foi feito pelo governo anterior, e os cortes foram feitos em todas as áreas. Basta ver

    http://www.maranhaodagente.com.br/orcamento-da-seguranca-publica-e-discutido-na-assembleia/

    Um conhecido policial, Cabo Ebnilson, que tem um blog, externou isso várias vezes. Basta ver no link abaixo

    http://ebnilsoncarvalho.blogspot.com.br/2014/12/incognita-no-ar-sem-orcamento-previsto.html

    Se querem botar a corda no pescoço do governador, fiquem à vontade. Mas se os colegas que me esculhambaram aqui acham que entendem de orçamento público, digo-lhes: o Estado não tem condições de pagar o que a tropa deseja. Ainda mais em tempo de crise econômica. A arrecadação própria do Estado é incipiente. Sem os repasses do Governo Federal estaríamos lascados.

    Quanto ao que vão pensar de mim, pouco me importa.

    PS: Quero agradecer a educação do Tenente Leandro. Numa democracia, se discutem os assuntos de forma educada. Quanto ao Alderico, só lamento que vc não tenha argumentos contundentes pra debater.

    Um abraço a todos!

  12. sd carlos

    amigo participei da greve de 2011, junto com o coronel ivaldo e pense em um verdadeiro lider que assumiu todas as broncas a tropa sente sim sua falta talvez você chegou agora na polícia ou esta levando para o lado politico o coronel ivaldo e o oficial mais preparado da PMMA, OLHE SEU TRABALHO PERANTE A SOCIEDADE acredito que seu governo fez merda e agora ta em uma situação difícil e lhe digo mais se o coronel for pra frente da tropa e falar arrume bastante papel higiênico pra seu governador agora manoel guimarães filho com esse aumento que você foi agraciado fica difícil compra papel higiênico

  13. Lampião

    Onde estão os tão zelosos líderes do movimento das forças de segurança do estado???
    Aquele guerreiro incansável dos bombeiros? e o dos policiais militares? e o boca de xota dos companheiros da cadeia? E a dupla que faz tempo que não trabalha, Faraó, e Carequinha? Tão brabos em outros governos, e verdadeiros gatinhos neste governo do rato??????

  14. Marcos

    Essa Lei de responsabilidade fiscal só “aparece” quando é para reajustar o salário do funcionalismo. Pra “farra” não falta…

  15. francisco

    esse coitado aí do João nem se expressar sabe. “larga a caneta e demite todo mundo”, meu caro não se demite concursado seu ignorante, e outra se você não tem QI suficiente para passar para policia…fica só na vontade….

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários