Maioridade gera confusão na Câmara e deputado é derrubado em tumulto

Por Luís Pablo Brasil / Política
 

Folha de Parnaíba

Deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) 3

O deputado Heráclito Fortes (PSB-PI) foi derrubado nesta terça-feira (30) em um dos acessos ao salão verde da Câmara durante uma manifestação contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz de 18 para 16 anos a maioridade penal em casos de crimes graves. No momento do tumulto, dezenas de estudantes criticavam as limitações de acesso às galerias do plenário da Casa.

Fortes foi cercado pelos manifestantes no saguão do Anexo 2, prédio que tem ligação com o corredor que dá acesso ao plenário principal da Câmara. Policiais legislativos tentaram garantir o acesso do parlamentar do PSB. Porém, em meio à confusão, um dos estudantes o empurrou. O deputado caiu no chão e ficou estirado por alguns segundos, mas, com o auxílio de seguranças, se levantou e cruzou rapidamente a porta que dá acesso ao corredor.

Policiais legislativos chegaram a utilizar spray de pimenta para conter um grupo de manifestantes ligado à União Nacional dos Estudantes (UNE) e à União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) que tentou forçar a entrada na Câmara pela portaria do Anexo 2. Após o princípio de confronto, a área foi isolada por brigadistas.

Clique e veja:

Câmara rejeita redução

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta terça-feira (30) o texto-base da proposta de emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes graves.

Para ser aprovada, a PEC precisava de ao menos 308 votos favoráveis – equivalente a 3/5 do número total de deputados –, mas somente 303 deputados foram a favor. Outros 184 votos foram contra e houve 3 abstenções.

Apesar da derrubada da matéria, a Casa ainda precisará votar o texto original, que reduz a idade penal para 16 anos em qualquer crime. De acordo com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a votação deverá ser retomada na próxima semana ou depois do recesso parlamentar de julho. Se a matéria for rejeitada outra vez, a proposta será arquivada.

Pela proposta, poderiam ser penalizados criminalmente os jovens com 16 anos ou mais que cometessem crimes hediondos (como latrocínio e estupro), homicídio doloso (intencional), lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado. Eles deveriam cumprir a pena em estabelecimento separado dos maiores de 18 anos e dos adolescentes menores de 16 anos.

(Com informações do G1)

5 comentários em “Maioridade gera confusão na Câmara e deputado é derrubado em tumulto”

  1. falção

    NOVENTA POR CENTO DA SOCIEDADE BRASILEIRA APOIA A PEC DA MENIRIDADE Pr\ esses TRansgressores da lei. ATAM E NÃO ACONTCE NADA.

  2. TACA NELES

    TEM QUE DA É UMA TACA DE CHICOTE NESSE POVO AI….

  3. Gilberto Oliveira

    Eu sou contra a redução da maioridade penal!
    Estamos vivendo um momento onde a criminalidade esta altissima, e que boa parte é feita por menores, porém, creio que não é apenas jogando os menores em Penitenciarias que vamos resolver o problema!
    Precisamos de Politicas Públicas, existiam as FEBEM, creio que hoje seja CAS (ou nome parecido), porém, o que nosso Governo tem que entender, é que não basta prender, tem que tentar ressocializar, dar educação, ensinar uma profissão!
    Me falaram que isso seria um paliativo, porém acho que colocar um menor infrator em Pedrinhas, é “tirar” um problema da rua hoje e colocar ele amanhã na rua 10 vezes pior! O cara entra Meliante e sai PÓS DOUTOR em marginalidade.
    Tem que haver investimento em Educação, não essa que o Governo ofereçe, onde pra MAQUIAR números, evitam reprovações, e pra compensar, inventam cotas e mais cotas, bolsas e mais bolsas.
    Colocar um menor nesses Centros de MARGINALIZAÇÃO, onde nada se faz, onde o passa tempo é pensar a merda que vai fazer quando sair, é a mesma coisa que tentar tapar o Sol com uma peneira!

  4. NENEM

    HA, HA, HA, HA, HA, HA, HA,HA, – DESABOU A BANHA, QUE VARZEA. UMA VERGONHA TUDO ISSO. TEM É MAIS QUE DEIXAR OS MENORES SOLTOS E MATAREM A VONTADE. É ISSO QUE ESTES INCOPETENTES QUE VOTAMOS FAZEM. CERTAMEMNTE OS FILHOS DELES DEVEM SER MENORES E PERIGOSOS.
    VÃO PARA A PQP, SALAFRÁRIOS.
    QUE NOJO DOS POLÍTICOS DO BRASIL!
    LADRÕES FILHOS DA P….

  5. Rafael

    Ser chamado de fascista por essa corja soa quase como elogio.
    Quem será que representa melhor um poder ditatorial, um deputado ou uma minoria que quer impor perante a sociedade a sua vontade?

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários