“Não podemos ceder a chantagens”, diz governo sobre manifestação de índios

Por Luís Pablo Política
 

O Governo do Estado encaminhou nota à imprensa sobre a manifestação dos índios, que reivindicam melhorias nas escolas indígenas. Em nota, o governo classificou o protesto como chantagem. “Não podemos ceder a chantagens ilegais”, diz a nota.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Índios acorrentados na Assembleia do MA

Índios acorrentados na Assembleia do MA

Sobre a presença em São Luís de alguns indígenas trazidos por empresários que exploram o chamado “transporte escolar indígena”, o Governo do Estado do Maranhão esclarece:

1 – Em fevereiro, o atual Governo foi procurado por empresários de transporte e indígenas que alegavam a existência de uma dívida superior a R$ 50 milhões relativa aos anos de 2013 e 2014, com supostos aluguéis de ônibus.

2 – Após diligências, foi verificada a existência de graves indícios de irregularidades, com dados absurdos e inclusive documentos ideologicamente falsos. A este propósito, o Governo do Estado possui documentos oriundos do Ministério Público, da FUNAI e da Procuradoria Geral do Estado, todos com questionamentos semelhantes.

3 – O atual Governo editou Decreto mudando a forma de pagamento do transporte escolar indígena, exigindo a demonstração de que o serviço seja efetivamente prestado, garantindo que os investimentos cheguem efetivamente aos estudantes indígenas. Não podemos aceitar que dois ou três empresários ganhem dinheiro indevidamente, formando patrimônios milionários às custas dos interesses legítimos das populações indígenas.

4 – Além disso, após auditoria, realizamos alguns pagamentos relativos a 2013 e 2014, quando foi encontrada base documental e jurídica para tanto. Esses pagamentos totalizam R$ 4 milhões já efetuados. Contudo, não podemos ceder a pressões que, se atendidas, resultariam em despesas ilegais.

5 – A atual equipe de Governo já realizou dezenas de reuniões visando encontrar solução negociada para o problema recebido do Governo anterior. Mas, infelizmente, nada há mais a fazer quanto ao tema. Continuaremos a pagar normalmente o transporte escolar indígena quanto ao ano de 2015, quando realmente executado.

6 – Apesar de a maioria das políticas públicas de interesse dos índios ser de responsabilidade federal, o Governo do Estado se mantém pronto a colaborar para respeitar os verdadeiros direitos das populações indígenas. Entretanto, não podemos ceder a chantagens ilegais.

11 comentários em ““Não podemos ceder a chantagens”, diz governo sobre manifestação de índios”

  1. MARCOS AURELIO

    Incrível como o povo maranhense não tem noção dos fatos… Assim como os indígenas , os negros, e todos os outros movimentos vão em busca de uma “Resposta” dos nossos governantes.
    Onde em época das eleições lá estão eles nas ruas, beijando crianças , indo nas favelas, nas aldeias e fazem questão de colocar EM SUAS CAMPANHAS o que será seu governo, “ GOVERNO DA MUDANÇA” … será que é mesmo dá mudança? Se nem pra ouvi-los as reivindicações ele o GOVERNADOR não pode fazer, por quer ele não fica de frente a cada um deles… os índios são indigentes? ou será que os índios são canibais e vão comer gente no Palácio?
    TENHA PACIÊNCIA A TODOS OS COMENTÁRIOS ACIMA… temos SIM que lutar pelo nosso direitos, seja ele a Educação ou Saúde… ou até as melhorias no seu bairro, na nossa cidade… seja o que for é nosso direito como CIDADÃO.

  2. ANONIMO

    Sou indígena Guajajara, e estou essa situação. Moro na aldeia, e posso falar com precisão a respeito do transporte escolar indígena. Concordo em Tudo que foi dito pelo Governador Flávio Dino, e olhem que não votei nele, e não votarei nunca. Entretanto, o transporte escolar indígena se tornou uma fábrica de dinheiro fácil, onde empresários corruptos , conluiado com meia dúzia de indígenas falsificam, adulteram e praticam todo tipo de fraude possível. Governador, parabéns pela sua atitude, quem sabe eu acabe votando em ti!!

  3. ANONIMO

    Finalmente apareceu alguém para peitar essa quadrilha de empresários corruptos do transporte escolar indígena, que a tanto dilapidam os cofres públicos. Sou indígena, e recebi uma proposta de 1.000 para ir a São Luis participar dessa movimentação. Não obstante salientar, que os empresários corruptos financiam tudo. Esse Uierochem é o maior coaptador e insuflador de indígenas, esse criminoso já deveria está preso há muito tempo. O mesmo vem se aproveitando da inocência dos parentes indígenas para lograr proveito indevido. GOVERNADOR, ao invés de V. Exª. Pagar esses empresários corruptos, use os recursos para construir escolas, e melhorar a qualificação dos professores indígenas. Repito, sou indígena Guajajara e externo a mais profunda indignação como vinha sendo feito o pagamento desse transporte escolar indígena.

  4. ANONIMO

    Não é possível um ESTADO com um índice educacional ruim, como mostrado quase que diariamente aparece nos telejornais brasileiro, ainda aceitar esse tipo de chantagem. A polícia Civil e Federal deveriam investigar a fundo a questão do transporte escolar indígena. Esse transporte nunca existiu, serve apenas de fachada para enriquecer esses empresários corruptos, quem está falando é um índio que conhece a fundo essa questão. Os empresários usam os nossos parentes como BUCHA-DE-CANHÃO, bodes-expiatórios para lograrem proveitos em detrimento de uma comunidade indígena miserável, pobre e que não tem conhecimento do que de fato acontece nos bastidores………REVOLTADO, REVOLTADO……Os indígenas que moram nas aldeias sequer tem conhecimento desse ato que acontece aí em São Luis

  5. adhebi bikila

    taca nesses chantagistas. preguiçosos, ladrão, uma gente que nada deles essa nação pode contar ao rumo do progresso e do desenvolvimento. a única coisa que essa gentalha faz e fumar roubar e produzir maconha e nada mais na vida.

  6. lam

    Brasil, um pais que uma gente não tem dever. e no mesmo tempo quer direito. a outra gente tem dever e seus direito são negado. então como é que índio não tem dever e quer por quer direito. e o cidadão paga seus impostos cumpre seus deveres e na hora do direito e negado. então Brasil bota índio para ser um verdadeiro cidadão pagar seus impostos, para ter direito a révindicar seus direito ao contrario taca mais muita taca nesses vagabundos.

  7. José Dias

    ESSE DESGOVERNO É UM CAOS SÓ.

  8. Marta Sintra

    Anonimo deixa de tu ser safado, tu não indio porra nenhuma, tu é muito é safado, e pau mandado deste governo corrupto.

  9. FRANCISCO ARY

    So pilantra querendo extorquir o Governo, policia federal neles os indios nao sabem o que esta acontecendo.

  10. ANONIMO

    FRANCISCO ARY, se não fosse indígena não estaria aqui me intitulando como tal. O que eu não posso concordar, é com tantas fraudes e falcatruas praticadas em detrimento de um transporte escolar que deveria atender aqueles que realmente necessitam. Cabe ressaltar, que, eu como indígena presencio diariamente nas aldeias, que esses carros servem apenas para os caciques e lideranças fazerem políticas. Ou seja, os empresários corrompem os índios para aceitarem carros caindo os pedaços como se fosse um transporte escolar. Provem o contrário que eu retiro meus comentários!

  11. ANONIMO

    FRANCISCO ARY, eu te pergunto: Vc é a favor de usar os recursos do transporte escolar indígena para ser aplicado na agricultura familiar indígena?. Na piscicultura?. Ou no melhoramento da educação indígena, como exemplo: Reformas e ampliação das escolas já existentes?. Na qualificação dos professores?. Eu acredito piamente, que somente como uma política de fortalecimento da agricultura familiar, e implantação de outros programas sociais, é que nós indígenas deixaremos de sermos usados e manipulados por empresários que almejam tão somente lograr proveito as nossas custas. Parabéns ao GOVERNO DO ESTADO por ter peitado esses vagabundos; índio de verdade não coaduna com esses criminosos que se intitulam empresários, tampouco apoia esse tipo de fraude contra a sua própria comunidade!!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários