Câmara aprova projeto de Sarney Filho que mantém o período de defeso

Por Luís Pablo Política
 
Deputado Sarney Filho

Deputado Sarney Filho

O plenário da Câmara dos Deputados derrubou hoje (5) a portaria do governo que suspendeu por 120 dias o período do defeso no país – em que a pesca é proibida por conta da reprodução dos peixes. O líder do Partido Verde, deputado Sarney Filho (PV-MA), um dos autores do projeto de decreto legislativo –PDC afirmou que o governo, a pretexto de realizar auditoria no seguro defeso pago aos pescadores está colocando em risco a produção do pescado e o trabalho das populações ribeirinhas.

Contrariando pedido do líder do governo, José Guimarães (PT-CE) que queria retirar a proposta da pauta de votações, 191 deputados aprovaram o texto, que agora será discutido no Senado.

“O defeso é cientificamente comprovado. É o período da piracema e das desovas. Se nós inviabilizarmos isso, se nós apreendermos o peixe com a ova, em período de fertilidade ou de reprodução, nós estaremos inviabilizando a reprodução animal e inviabilizando a economia”, afirmou o líder.

“Hoje estamos vivendo uma crise hídrica no país. Rios, como o São Francisco, estão secando e os estoques de peixe estão cada vez mais ameaçados. Com a suspensão do defeso, esta situação ficará ainda mais grave”, reforçou o líder.

Para o parlamentar, não faz sentido suspender o defeso por causa “de um desleixo administrativo que deu origem às irregularidades”. O governo justificou a necessidade de editar a portaria para acabar com excessos no pagamento do seguro-defeso. A portaria prevê o recadastramento dos pescadores artesanais e a revisão dos períodos de defeso.

O deputado apresentou na semana passada pedido de urgência para a votação do projeto. “Desde que a portaria do Ministério da Agricultura e do Ministro do Meio Ambiente foi publicada, há quase 20 dias, procuramos negociar com o governo para que o defeso fosse mantido, mas nada avançou”.

Em apoio à posição de Sarney Filho, o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) alertou quer desde a vigência da portaria interministerial estão aparecendo nos mercados de Manaus peixes ovados. “Com a suspensão do defeso estamos correndo sérios riscos de comprometimento da biodiversidade e dassafras dos próximos anos”, afirmou.

O deputado Padre João (PT-MG) também defendeu a proposta de Sarney Filho. “Demorou muito para que os pescadores passassem a respeitar a reprodução dos peixes e agora vamos liberar a pesca?”, questionou.

O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) lembrou que nos rios da Amazônia, por exemplo, a medida é absolutamente destrutiva. “Significa matar a galinha dos ovos de ouro. Se o Governo quiser discutir a fraude no cadastro do defeso, nós estaremos abertos. Se paga R$ 3 milhões e isso puder ser reduzido, vamos fazer um novo cadastramento, vamos pagar para quem efetivamente é pescador”, defendeu.

Portaria

A portaria interministerial Nº 192, de 5 de outubro de 2015, que suspendeu o defeso por 120 dias foi assinada pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, e pelo ministro interino do Meio Ambiente, Francisco Gaetani.

Com isso, foram também suspensas 10 portarias ou instruções normativas publicadas entre 1986 e 2009 que dizem respeito à proibição da pesca de determinadas espécies ou em determinadas bacias hidrográficas no período de reprodução dos peixes.

Em setembro, o ministro da Fezenda, Joaquim Levy, defendeu uma discussão sobre o gasto público com o seguro-defeso. Na ocasião o ministro afirmou que, em poucos anos chegou-se a gastar R$ 3 bilhões com o benefício.

5 comentários em “Câmara aprova projeto de Sarney Filho que mantém o período de defeso”

  1. mario

    P PROBLEMA DEPUTADO NÃO É O PESCADOR É SIM AS PESSOAS QUE RECEBEM ESSES BENEFÍCIOS QUE NA VERDADE 95% SÃO PILANTRAS QUE SE DIZEM PESCADORES , QUE CRIAM ASSOCIAÇÕES SINDICATOS FICAM RICOS DESVIANDO OS RECURSOS ..

  2. MARCOS

    Esse projeto não muda em nada o que já está decidido. ACABOU A FARRA DOS LARAPIOS QUE SE TRABVESTIAM DE PESCADOR, PARA SURRUPIAREM OS COFRES DO GOVERNO FEDERAL, AGORA SÓ FALTA TACAR TODOS OS PREDIDENTES DE COLONIAS, SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES LIGADAS AOS ROUBOS NA CADEIA.

  3. o caveira

    Esse deputado passa praticamente todo o seu mandato sem fazer nada quando resolve fazer faz merda manter beneficio pra uma corja de vagabundo que nunca pescou na vida o pais ja ta quebrado agora vai terminar de lasca.

  4. luana

    ESSE VERDE DE VERDADE. .. trabalhando e defendendo os menos favorecidos. Sempre com postura exemplar, Sarney Filho não precisa d vitrine que faz isso e aquilo…. ele simplesmemte faz e o povo reconhece. Parabéns deputado Sarney Filho… por mais essa!

  5. Joãozinho

    eu queria conhecer alguém do estado do Maranhão que votou neste deputado na última eleição, e olha que trabalho viajando pelos interiores do MA e não conheço ninguém que diga que votou nele.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários