Funcionários do Hospital da Criança reclamam de coação e má condições de trabalho

Por Luís Pablo Política
 

Fachada do Hospital da Criança em São Luís

Fachada do Hospital da Criança em São Luís

Uma situação difícil. É assim que os funcionários do Hospital da Criança explicam o que estão vivendo enquanto trabalham na unidade.

“Estamos trabalhando coagidos, pressionados, sem direito de ser ouvidos e muito menos dar opiniões“, relata um funcionário que preferiu não ser identificado.

De acordo com as informações repassadas ao Blog, o Hospital somente na gestão do atual prefeito já contou com cinco diretores diferentes e todos nada fizeram para melhorar a assistência oferecida para as crianças que precisam do Hospital.

Atualmente, a unidade está sob comando da Diretora Geral Silvana Helena, juntamente com diretora administrativa, Salete, e gerente de Enfermagem, Ratna Monaliza. O trio, segundo revela a denúncia, estão causando um verdadeiro terror no local.

Elas estariam proibindo os funcionários de fazer trocas de plantões, limitando as trocas no mês. A atitude tem prejudicado os funcionários e consequentemente a rotina e atendimento do Hospital.

“Estas trocas são importantes para conciliarmos com outro emprego porque como se sabe a Enfermagem tem que ter mais de um emprego para sobreviver e isso vai acarretar em falta de funcionários, funcionários efetivos pedindo licenças, transformando o Hospital num verdadeiro caos!“, explicou.

Até a própria gerente de Enfermagem falta no Hospital da Criança quando está de plantão em outras Unidades, fazendo da gerência um “bico”, segundo a denúncia.

Em outro trecho da denúncia, o funcionário alega que a cobrança só se aplica à classe da Enfermagem, sendo que os médicos tiram plantões de até 72 horas corridas, sem sair da unidade e seus pontos são assinados somente no final do mês.

Os funcionários relatam a intransigência e a total falta de comunicação das chefes que não têm qualquer diálogo com a categoria e ainda falam que estão lá com o total apoio da secretária de Saúde e respaldadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Jr. “Se trancam o dia todo em suas salas e de lá delegam as ordens, dizem que com elas não têm acordo e que quem não se adequar será devolvido para a Semus, pois as mesmas tem carta branca”.

Além de toda a tensão vivida diariamente com a direção do Hospital, os servidores relatam também a luta recorrente que precisam ter para desempenhar sua atividade devido a total falta de estrutura do hospital, que ao longo da atual gestão não melhorou nada.

“No nosso dia a dia é comum termos que escolher qual recém nascido colocar o monitor, é comum vermos crianças morrendo de hipotermia por falta de incubadoras para aquecê-los, médicos prescreverem medicações e não serem feitas por falta de medicações, é rotina amanhecermos ambulando crianças intubadas por falta de respirador. Um verdadeiro descaso”, frisou.

Por fim, o servidor faz um alerta e deixa alguns questionamentos à secretária de Saúde, Helena Duailibe, e ao prefeito Edivaldo Holanda Jr. “Dra. Helena Duailibe, Senhor Prefeito Edvaldo Holanda Júnior, vocês estão sabendo disso? São conscientes de tudo que está acontecendo no Hospital da Criança? Esse é presente de Natal dos seus funcionários? Lembrem-se que o ano de 2016 tem eleição e isso com certeza vai refletir nas urnas“.

8 comentários em “Funcionários do Hospital da Criança reclamam de coação e má condições de trabalho”

  1. Marcos

    HELENA TEM É QUE PEDIR PRA SAIR .
    LARGA O OSSO VEREADORA!
    ED-VAGAR TEM QUE TIRAR HELENA DA SEMUS, SE NÃO ELA VAI LEVAR ATE AS CADEIRAS PRA CASA!

  2. Pedro

    Essas acusações das mortes das crianças são muito estranhos, pois é algo muito sério e ninguém sabe. Se os funcionários não estão satisfeitos com os gestores deles, o que é normal, que procurem um outro meio de resolver esse impasse, o que não pode é ficar inventando mentiras.

  3. Wellington

    Deve tá meio confuso mesmo o andamento dos tratamentos, até pq o hospital está passando por reforma, né? Claro que o clima fica diferente. Mas acho bom que esses funcionários sentem para conversar com seus gestores, pois se o clima no trabalho não está bom algo deve ser feito.

  4. JOAQUIM PINTO

    Silvana Helena é a mesma que trabalhou na \Cruz Vermelha?

  5. Marcos Luís

    Os médicos do hospital da criança que fazem plantões longos de 24,72 etc, ficam cansados , mal humorados.
    Os mesmo nao seguem a tabela de plantões designados mensalmente, há entre eles uma troca desenfreada.
    Essa troca de plantões acontece diariamente, enquanto outros setores são penalizados com falta ou trasferencia.
    Vamos da uma basta nessa desordem !!!
    Nossas crianças pedem socorro !!!!

    Obs: ja vi medico tirar plantados de 72 horas, ir ate sua residência e retornar para outro plantão de 72 hs

  6. Diane

    Calma que com pressa não se resolve nada.Em breve Helena Duailibe e o Prefeito Edivaldo tomarão providências para solucionar o problema, trazendo melhores condições para o Hospital.

  7. Raimunda

    Um descaso isso!

  8. Leonardo

    Isso me deixa assustado, minha tia trabalha no município e nunca reclamou de maus tratos da prefeitura de São Luís, muito pelo contrario ela diz que as vezes recebe ate antecipado!

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários