Depois da tempestade, a bonança! Waldir Maranhão na presidência da Câmara

Por Luís Pablo Política
 

Portal EBC

STF manda Waldir Maranhão assumir a presidência da Câmara

STF manda Waldir Maranhão assumir a presidência da Câmara

Com o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de seu mandato como deputado federal, a partir desta quinta-feira (5), quem assume o comando da Câmara dos Deputados é o primeiro vice-presidente da Casa, o parlamentar Waldir Maranhão (PP-MA).

O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal, determinou hoje (5) a suspensão de Cunha do exercício do mandato, atendendo a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que apresentou denúncia acusando Cunha de tentar interferir na condução das investigações da Operação Lava Jato. A decisão é liminar.

Waldir Maranhão, considerado aliado de Cunha na composição da Mesa Diretora, foi alvo de holofotes recentemente, após votar contra o prosseguimento do processo de impeachment de Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

Isso porque Waldir mudou de voto em cima da hora e a atitude contrariou a orientação nacional do PP, seu partido. Devido à atitude, o deputado foi destituído da presidência do diretório estadual do partido no Maranhão.

O parlamentar foi citado por Alberto Youssef como um dos deputados do PP beneficiados por propinas de contratos da Petrobras. Waldir Maranhão é citado, ainda, em inquéritos que apuram crime de lavagem de dinheiro no esquema investigado pela Operação Miqueias da Policia Federal, que trata de desvio de recursos de fundos de pensão e lavagem de dinheiro.

Pendências

Maranhão também traz no currículo outros questionamentos judiciais e eleitorais. Em 2010, teve rejeitada a prestação de contas referente às eleições para deputado federal por recebimento de recurso de fonte não identificada. Recorreu da decisão, mas perdeu, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

Ainda no TRE-MA, o deputado responde a uma representação movida pelo Ministério Público Eleitoral por captação ilícita de recursos. O processo corre em sigilo. Já no Tribunal de Justiça do Maranhão, o agora presidente interino da Câmara responde a ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual.

3 comentários em “Depois da tempestade, a bonança! Waldir Maranhão na presidência da Câmara”

  1. Henrique

    Bonança?

    Waldir Maranhão tem um telhado de vidro do mesmo tamanho ou até maior do que o do Cunha. Aguarde um pouco e veja se os ventos não vão soprar e fazer que essa bonança passe e venha uma grande tormenta.

    É só aguardar um pouco até que a grande imprensa faça um apanhado da vida do Maranhão.

  2. carlos Marcelo

    WALDIR Maranhão não tem mínimas condições pessoais de assumir a Presidência da Câmara.

    Na esfera CRIMINAL, a decisão tomada hoje pelo STF o atinge indiretamente, porque é investigado no Inquérito 3989 (Lava-Jato), Relator Ministro e Inquérito 3784, Relator Ministro Marco Aurélio. Esses Inquéritos investigam suspeitas de participação nos crimes de CORRUPÇÃO e LAVAGEM DE DINHEIRO E CAPITAIS. Atualmente, encontram-se em fase de diligências investigatórias da Polícia Federal e Ministério Público Federal: interceptações, perícias, buscas e apreensões etc…

    No Maranhão, corre junto à 1ª Vara da Fazenda Pública da Capital, a Ação de Improbidade Administrativa nº 5992-61.2015.8.10.0001, ajuizada pelo Ministério Público Estadual, que cobra de Waldir Maranhão a restituição aos cofres públicos estaduais do valor de R$ 6.132.608,51 (seis milhões, cento e trinta e dois mil e seiscentos e oito reais e cinquenta e hum centavos).

    Agora, vamos refeltir, uma pessoa dessa tem condições de assumir a Presidência da Câmara???

  3. petit gateau

    Waldir Maranhão pode entrar para a HISTORIA se anular toda a FULERAGEM que o CUnha fez.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários