Deputado Adriano Sarney critica a política industrial do estado

Por Luís Pablo Política
 
Deputado Adriano Sarney

Deputado Adriano Sarney

O deputado estadual Adriano Sarney (PV) comentou, nesta segunda-feira (2), na tribuna da Assembleia, o estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o qual revela que o Maranhão, de 2010 a 2013, foi o único estado do Nordeste em que houve aumento na participação da indústria no PIB estadual.

“Esse resultado demonstra, mais uma vez, que a política econômica e industrial no governo Roseana Sarney deu certo. E poderia estar dando certo hoje, mas infelizmente o governador do Maranhão decidiu interromper o programa Pro-Maranhão e substituí-lo por um programa ineficiente, o Mais Empresas, que eu considero um atraso para o estado e aí estão os números para provar isso”, declarou o deputado.

O parlamentar ressaltou que, na atualidade, a capital do estado apresenta-se como a segunda maior do país em nível de desempregados (13,5%), e a quinta capital brasileira em inadimplência (36%), segundo dados da Serasa Experience. De janeiro a março deste ano o Maranhão registrou a eliminação de mais de sete mil postos de trabalho, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Voltando ao estudo da CNI, verifica-se que de 2010 a 2013 a indústria foi um dos setores que mais contribuíram para elevar o Produto Interno Bruto (PIB) estadual, com aumento de 2,2 pontos percentuais (p.p.) de variação.

Nesse período, o Maranhão foi o único estado do Nordeste com saldo positivo (média de 10% de crescimento ao ano) e o sétimo no ranking nacional. Entretanto, em 2015, segundo as estatísticas econômicas, o quadro mudou e o PIB do Maranhão apresentou uma baixa histórica de 5%, fruto do desinvestimento no setor privado e do agigantamento da máquina pública.

“É uma vergonha o que acontece hoje no estado por falta de operacionalidade do governo. Nós deputados, e eu como líder da Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas, precisamos atuar fortemente na Assembleia para que retrocessos como esses não voltem a acontecer”, finalizou o deputado Adriano Sarney.

2 comentários em “Deputado Adriano Sarney critica a política industrial do estado”

  1. Daniel Tavares

    Isso é fazer oposição inteligente e responsável. Trazer dados estatísticos para a discussão só engrandece o debate. Se o Governo for inteligente utilizará essas informações para dar uma resposta a altura para a população. Espero que o orgulho, vaidade e a politicagem do Governador e de seus aliados não sejam maiores que o desenvolvimento do Maranhão, pois é melhor ter humildade e reconhecer os equívocos e persistir no erro por birra… Parabéns ao Deputado pela clareza e pelo compromisso com o Estado!

  2. Thiago

    Na minha opinião, faz muito bem o deputado Adriano Sarney puxar este debate, demonstrando, mais uma vez, seu compromisso com o desenvolvimento do Maranhão, ao cobrar ações mais efetivas do Governo do Estado que tem obrigação de criar mecanismos para proteger as empresas e industrias maranhenses, adotar politicas públicas com o objetivo de gerar mais empregos e fomentar o crescimento econômico. Mas, a realidade é que o número de desempregados aumenta a cada dia, indústrias e empresas estão agonizando e o governador Flávio Dino não dá sinais visíveis no horizonte que aponte melhoras, pelo contrário, retrocede ao substituir o Pró-Maranhão por um programa ineficiente que não atingiu os objetivos esperados quando lançado.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários