Governo vai apurar ação policial no Liceu

 

Imirante.com

Militares agredindo estudantes

Militares agredindo estudantes

O Governo do Maranhão informou que haverá uma apuração sobre a atuação policial na terça-feira (1º) no Liceu Maranhense. Por meio de seu perfil no twitter, o governador do estado, Flávio Dino, afirmou que ele e os secretários de Educação e Segurança Pública não foram informados anteriormente da ação policial na escola, quer terminou com alguns estudantes agredidos.

A manifestação dos alunos, que tentaram ocupar a escola, seria contra a PEC 241, proposta do Governo Federal que limita os gatos em um prazo de 20 anos. Em um vídeo que circula na internet é possível ver as cenas de agressão dos policiais.

“Sobre atuação policial, após apuração e ser ouvido o diretor da escola, a Secretaria de Segurança vai se pronunciar”, afirmou o governador, por meio da rede social. “Não posso ser precipitado e irresponsável para sair julgando condutas de servidores públicos sem que eles sejam ouvidos”.

O Governo do Maranhão, por meio de nota, reiterou que o ambiente escolar é “um espaço democrático, aberto para a manifestação de toda a comunidade escolar”.

Em um comunicado oficial, os alunos se manifestaram nesta quarta-feira (2) e marcaram uma assembleia para esta quinta-feira (3): “Não queremos ocupar o Liceu para ‘fazer bagunça’. Não somos ‘vândalos’, não somos ‘vagabundos’. Queremos exercer nosso direito enquanto estudantes e cidadãos, queremos nos expressar. Todos os alunos da instituição têm plena consciência de que não houve, em momento algum, debate entre o Grêmio Estudantil e os alunos sobre a ocupação e tampouco a direção da escola se dispôs a tratar a respeito do ato que já estava sendo promovido e que, com a falta de apoio da gestão escolar e a repressão da PM, não pôde ser concluído.

Direitos humanos

Em carta publicada em seu site oficial, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos se pronunciou sobre o assunto. “A ação truculenta dos agentes policiais contra os estudantes é mais um episódio sombrio do processo pelo qual passa o país. As mais de mil escolas ocupadas em todo o Brasil vêm sendo silenciadas sistematicamente, seja pela repressão do estado, seja pela omissão conivente dos grandes meios de comunicação, que criminalizam as manifestações e impedem o debate público sobre as reivindicações populares”, publicou a entidade.

A entidade ainda pediu uma ação enérgica do Governo do Maranhão. “Exigimos do Estado do Maranhão que se posicione ao lado de seus estudantes e do estado democrático de direito, impedindo que aconteçam outros episódios de violência com objetivos anti-democráticos, como os ocorridos no Liceu Maranhense. Por fim, colocamo-nos à disposição dos estudantes para receber qualquer denúncia de violência policial”.

Um comentário em “Governo vai apurar ação policial no Liceu”

  1. GOVERNO DO MARANHÃO

    Caso ocorrido no Liceu será investigado, afirma governador
    O governador do Maranhão, Flávio Dino, informou que haverá uma apuração sobre a atuação policial na terça feira (1°) no Liceu Maranhense. Por meio do seu perfil no twitter, o governador afirmou que ele e os secretários de Educação e Segurança Pública não foram informados anteriormente da ação realizada na terça.
    “Sobre atuação policial, após apuração e ser ouvido o diretor da escola, a Secretaria de Segurança vai se pronunciar”, afirmou o governador, por meio da rede social. “Não posso ser precipitado e irresponsável para sair julgando condutas de servidores públicos sem que eles sejam ouvidos”.
    O secretário-adjunto de Projetos Especiais da Secretaria de Educação, Ismael Cardoso, esteve no Liceu na tarde do mesmo dia dialogando com os estudantes. O Governo do Maranhão, por meio de nota, reiterou que o ambiente escolar é “um espaço democrático, aberto para manifestação, de toda a comunidade escolar”.
    Caso Liceu
    Com relação ao ocorrido no Centro de Ensino Liceu Maranhense, nesta terça feira (1°), a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) informa que uma equipe do órgão se reuniu com estudantes e a direção da escola, para averiguar o caso.
    A Seduc reconhece a importância do debate da pauta nacional, conduzida por estudantes em todo o país, e considera relevante a discussão do tema no ambiente escolar, que é um espaço democrático, aberto para a manifestação de toda a comunidade escolar.
    Conduta Policial
    A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), por sua vez, esclarece que denúncias que envolvam a conduta de profissionais do Sistema de Segurança Pública devem ser feitas diretamente na Corregedoria de Segurança Pública, que funciona na sede do órgão, na Vila Palmeira.
    O Comando Geral da Polícia Militar do Maranhão ressalta, ainda, que reprova qualquer atitude que viole o respeito à dignidade humana; e eventuais excessos serão devidamente apurados.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários