Ao lado de Sarney e Gilmar Mendes, Michel Temer desembarca em Portugal

Por Luís Pablo Política
 
Presidente Michel Temer chega a Portugal acompanhado do ex-presidente José Sarney

Presidente Michel Temer chega a Portugal acompanhado do ex-presidente José Sarney

Ao lado do ex-presidente José Sarney e do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Gilmar Mendes, o presidente Michel Temer (PMDB) desembarcou em Lisboa para participar das cerimônias fúnebres em homenagem ao ex-presidente de Portugal Mário Soares. Ele morreu na tarde de sábado (7), aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, onde estava internado desde o dia 13 de dezembro.

Além de Michel Temer, a comitiva do governo brasileiro também inclui o do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e do subsecretário-geral do ministério das Relações Exteriores, Fernando Simas Magalhães.

O corpo de Soares é velado no Mosteiro dos Jerônimos, onde a cerimônia é aberta ao público. Na tarde da próxima terça-feira (10), o corpo será levado para o Cemitério dos Prazeres, também em Lisboa, para o funeral.

Mário Soares foi presidente de Portugal entre 1986 e 1996, Foi também primeiro-ministro do país (1976-1978 e de 1983-1985). Considerado por muitos um dos grandes nomes da democracia em Portugal, foi advogado, fundou o Partido Socialista, lutou contra a ditadura de Salazar, foi preso e exilou-se em Paris. Voltou ao país após a Revolução dos Cravos, movimento que derrubou a ditadura.

Conduziu Portugal no processo de adesão à União Europeia, entre outros feitos. De volta a Portugal, foi ministro dos Negócios Estrangeiros, primeiro-ministro e presidente da República.

(Com informações da Agência Brasil)

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários