Ibama e Sema vão fiscalizar navio para ver se apresenta riscos

Por Luís Pablo Brasil
 

Do Imparcial:

O superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Pedro Leão da Cunha Filho, e o Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), Carlos Victor Mendes estiveram reunidos no final da tarde de ontem com o Capitão dos Portos do Maranhão, Nelson Ricardo Calmon Bahia, para solicitar autorização para que os dois órgãos possam realizar fiscalizações no navio Vale Beijing.

Navio sul-coreano foi afastado do píer I da Ponta da Madeira desde a última terça.

Navio sul-coreano foi afastado do píer I da Ponta da Madeira desde a última terça.

De acordo com Calmon Bahia, a solicitação foi apenas uma formalidade já que a Capitania trabalha de forma integrada com os órgãos fiscalizadores. “O Ibama e a Sema têm direito federal de subir no navio para realizar os trabalhos necessários e exigir da agência operadora do Vale Beijng que o plano de emergência traçado seja cumprido em caso de algum acidente ambiental”, explicou.

Com relação aos reparos e vistorias que estão sendo realizados no tanque de lastro do navio, os técnicos da empresa STX Pan Ocean, empresa responsável pela embarcação, ainda não estão autorizados a emitir algum relatório sobre os trabalhos. Hoje, apesar de ser feriado, as equipes trabalham normalmente.

O Navio está carregado com cerca de 360 mil toneladas de minério de ferro e 10 mil toneladas de óleo. A prioridade será a retirada do combustível. Até agora, segundo o Ibama, não derramamento de óleo ou carga. Na terça-feira o navio foi removido do Pier I do Terminal da Ponta da Madeira para área localizada a cerca de 9 km da costa.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários