Prova da OAB será aplicada neste fim de semana em todo o Brasil

Por Luís Pablo Brasil
 

Thaise Lima / O Imparcial

Exatos 2.060 bachareis em Direito estão inscritos no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão. Desse universo, 1.810 foram só em São Luís e o restante no município de Imperatriz. Mesmo com o crescimento dos preparatórios para esse tipo de exame e ainda o esforço dos candidatos, o índice de aprovação no estado não tem sido satisfatório.

O presidente da comissão do exame da OAB, Rodrigo Maia, informou que o índice de reprovação no último exame foi de 80%, número significativo e desanimador. Ele contou que um dos fatores para esse dado alarmante pode estar ligado ao fato de faculdades públicas possuírem um melhor desempenho em relação às faculdades particulares, o que dificulta, já que muitas pessoas optam pelas instituições de ensino superior particulares por não conseguirem nota suficiente para ingressar em universidades públicas. Sendo assim, os melhores candidatos são selecionados naturalmente, tendendo a reproduzir melhor desempenho e alcançando a aprovação no exame.

A primeira etapa da prova, em São Luís, será realizada no próximo domingo (5) na Faculdade Athenas Maranhense (Fama), no horário de 14h às 19h (horário de Brasília). A cada edição, a comissão do Exame da Ordem se preocupa em fazer com que a seletiva seja mais rigorosa visando filtrar os melhores candidatos para exercer a profissão. As provas são elaboradas pela Fundação Getúlio Vargas e a mesma prova é válida em todo o território nacional.

De acordo com a comissão, as provas são entregues em malotes lacrados, abertos somente pelos membros da OAB acompanhados de mais duas testemunhas.

O exame possui duas etapas, a primeira é objetiva e possui 80 questões de múltipla escolha com assuntos das diversas disciplinas ministradas durante todo o curso acadêmico, inclusive seguimentos sobre a ética profissional.

Na segunda etapa, a prova é discursiva e o candidato fará quatro questões teóricas, além de resolver um caso com a elaboração de uma petição inicial, também chamada de peça, e a nota para esse caso deve ser maior ou igual a 6.

2 comentários em “Prova da OAB será aplicada neste fim de semana em todo o Brasil”

  1. sousa

    Em Coroatá ele não fez nada será que ele ainda vem a coroatá pedi voto?

  2. Macabeu

    Aposto como o UNICEUMA, paga para seus ex aluno faça a OAB, para ver se com isto aprove o maior número, desses total ai, 1.800 é do Ceuma, 03 da UFMA, 03 UNDB, 02 do CEST, 02 da SÃO LUIS…, claro que assim o CEUMA, vai aprovar mais, ai faz propaganda em todo o Brasil que aprova mais, pq isso pq aquilo, só balela, migué, aquilo ali é só putaria…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários