Após pressão popular, plenário da Câmara derruba a PEC 37

Por Luís Pablo Brasil
 

Uma das propostas mais polêmicas em discussão no Congresso Nacional, a PEC 37, foi derrubada ontem (25) pelo plenário da Câmara Federal de Deputados, após a pressão popular das manifestações em todo país.

Por 430 votos a 9, a Câmara rejeitou a proposta de emenda à Constituição 37/11, que regulamentava as investigações criminais do Ministério Público, limitando sua atuação.

Deputados federais comemoram a derrubada da PEC 37

Deputados federais comemoram a derrubada da PEC 37

A emenda da chamada PEC 37 foi apresentada em 2011 pelo deputado maranhense Lourival Mendes (PTdoB), argumentando que investigações próprias do Ministério Público ferem os direitos dos investigados por não terem regras claras e porque os investigados não têm acesso aos autos.

Entre as investigações que sairiam da alçada das procuradorias estão as referentes a desvio de verbas, crime organizado, abusos cometidos por agentes dos Estados e violações de direitos humanos.

O texto da emenda previa competência exclusiva da polícia nessas investigações. Com a decisão de hoje da Câmara, a proposta será arquivada.

A derrubada da PEC 37 era uma das principais reivindicações das manifestações que se espalharam por várias cidades brasileiras nas últimas duas semanas.

(Com informações do Portal Terra)

Um comentário em “Após pressão popular, plenário da Câmara derruba a PEC 37”

  1. o caveira

    Isso nao resolve muita coisa e preciso acabar com a palhaçada do voto secreto ai sim vamos poder escolher melhor nossos legisladores.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários