Crise total! Brasil perde selo de bom pagador

Por Luís Pablo Brasil
 

Uol

Standard & Poor's (S&P)

A agência de avaliação de risco Standard & Poor’s (S&P) cortou, nesta quarta-feira (9), a nota do Brasil de “BBB-” para “BB+”. Com isso, o país perdeu o chamado “grau de investimento”, ou seja, deixou de ser considerado um bom pagador, um lugar recomendável para os investidores aplicarem seu dinheiro.

Além de retirar do Brasil o grau de investimento, a S&P sinalizou que a situação pode piorar ainda mais, ao manter a perspectiva negativa para a nota brasileira.

“Os desafios políticos que o Brasil enfrenta continuam a crescer, pesando sobre a habilidade do governo e a disposição de enviar um orçamento de 2016 ao Congresso consistente com uma significativa política corretiva sinalizada durante a primeira parte do segundo mandato da presidente Dilma”, segundo a S&P.

A S&P foi a primeira das três principais agências de classificação de risco a conceder ao Brasil o selo de bom pagador, em abril de 2008, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Agora, é a primeira a colocar o Brasil de volta ao grau especulativo.

O país ainda mantém o grau de investimento de acordo com as outras duas principais agências: Fitch e Moody’s.

O que acontece agora?

A decisão da S&P deve elevar os custos de financiamento para o governo e para as empresas locais.

Também pode reduzir o fluxo de entrada de dólares no país, deixando a moeda ainda mais cara. O dólar já acumula alta de mais de 40% ante o real neste ano.

2 comentários em “Crise total! Brasil perde selo de bom pagador”

  1. Jose João Macedo

    A política fiscal irresponsável e “necessidade do PT” em reeleger Dilma,quebraram o País.Colocaram o Brasil no SERASA do mundo.Os Ministros do TCU teem a obrigação patriótica em rejeitar as contas da “pedaladas fiscais”.A classe política que,foi analisada pela Standart & Poor’s também teem a obrigação,até mesmo porque todos foram eleitos pelo povo,deixarem seus interesses pessoais de lado e,pelo menos dessa vez trabalhar para dar uma solução ao povo que,não fomos nós que criamos essa situação e,não vamos sozinhos pagar por tanta burrice e corrupção.P.S.Tem mais duas agencias de avaliação de risco que,certamente seguirão a Standart & Poor’s,tem sido essa a tendencia mundial.

  2. lopes

    Queriam o que? quwem está comandando o Brasil é uma quadrilha de bandidos perigosos que sobreviveram à Ditadura. O Negocio é tao serio, que tem varios membros deles presos por eles mesmos.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários