Crea notifica obras no aeroporto de São Luis

Por Luís Pablo Cidade
 

Por Sandra Viana

O Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado foi notificado pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-MA). Em vistoria realizada na manhã de ontem, técnicos do órgão constataram a falta de conforto e de segurança aos usuários, segundo avaliou o presidente Raymundo Portelada.

A preocupação do Crea é que sejam feitas “gambiarras e improvisos que não solucionem os problemas do aeroporto”. De acordo com o relatório emitido pelo Crea, a Infraero deve providenciar a instalação de estrutura adequada ao atendimento, contratação de mais segurança para horários noturnos e a climatização. Esta última, já contemplada no na reforma em andamento.

A Infraero tem prazo de dez dias para cumprir as medidas, sob pena de multa no valor de R$ 800 por item descumprido, além de inclusão na dívida ativa da União. “Reconhecemos que a Infraero vem cumprindo todas as emergências que a situação pede, mas, é preciso que haja rapidez para não prejudicar o usuário”, pontuou Raymundo Portelada.

A vistoria de surpresa teve presença do presidente do Crea mais quatro engenheiros, dois fiscais e um gerente de fiscalização. A equipe visitou a área de embarque improvisada na externa do aeroporto e avaliaram ser o espaço inadequado. Também estiveram no saguão onde avaliaram a estrutura do telhado que sofreu avarias.

Segundo o Crea, as fissuras foram causadas pelo acúmulo de água que, em excesso, causou sobrecarga e levou à deterioração do telhado. Tal acúmulo se deu pelo pouco caimento da cobertura. “A superintendência nos recebeu bem e se comprometeu a tomar todas as providências no prazo determinado”, explica Portelada.

A notificação do Crea determina ainda segurança contra acidentes durante a reforma. “Ainda assim, pelo que vimos, a população ainda vai sofrer com problemas nos serviços pelos próximos 20 dias”, avalia o presidente do Crea. Ainda segundo avaliação dele, “não basta apenas trocar o telhado e refrigerar, o aeroporto precisa ser todo reformulado”.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários