Racismo na UFMA…

Por Luís Pablo Cidade
 

Nuhu Ayuba

O Ministério Público Federal no Maranhão requisitou à Polícia Federal a instauração de inquérito policial para apurar as denúncias de crime de preconceito racial contra Nuhu Ayuba, cidadão nigeriano e acadêmico do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Maranhão.

De acordo com as denúncias encaminhadas ao MPF/MA, Nuhu Ayuba sentiu-se vítima de crime de preconceito racial praticado, por meio de palavras e escritos discriminatórios, pelo professor da disciplina Cálculo Vetorial, Cloves Saraiva.

Na requisição, o MPF pede ao Delegado de Polícia Federal responsável pela instrução do inquérito que providencie, dentre outras diligências que reputar adequadas, a inquirição de pelo menos seis alunos subscritores da petição pública divulgada, a inquirição da vítima, Nuhu Ayuba, a qualificação e o interrogatório do professor Cloves Saraiva e a obtenção, junto à vítima, da prova anexada ao processo para realização de perícia grafotécnica sobre a consideração nela feita, supostamente pelo professor.

O MPF fixou o prazo de 30 dias para atendimento da requisição. Após o inquérito policial será avaliado se houve o crime de preconceito racial.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários