A verdadeira história dos alunos do Crescimento que foram ameaçados

Por Luís Pablo Cidade
 

O caso sobre a denúncia de uma lista com nomes de vários alunos da Escola Crescimento – uma das mais caras de São Luís – que estavam marcados para morrer e que foi encontrada em poder de uma aluna, tem uma outra versão.

A estudante, que foi descoberta com a lista, confessou aos pais e a Direção da Escola que vinha sofrendo Bullying, sendo de todas as formas ofendida por um grupo de alunos.

Ela teria dito que isso estava lhe causando dor, angústia e sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, que a relação com os colegas de turma era desigual de forças ou poder.

Por não ter uma beleza que agradasse alguns alunos da escola, a estudante vinha sendo chamada de “feinha” por esse grupo de estudantes.

A Direção da Escola Crescimento quando tomou conhecimento tentou acabar com o Bullying que a menina vinha sofrendo, mas os meninos continuaram.

Por conta disso, a aluna resolveu fazer uma lista com o nome dos estudantes que a perseguiam na escola e disse que ia matar todos se continuassem apelidando ela.

Essa é a verdadeira história.

O bullying é um problema mundial e que deve ser levado a sério. Ele ocorre, geralmente, em escolas, faculdade/universidade, trabalho e até entre vizinhos.

Nas escolas, por exemplo, as crianças ou adolescentes que sofrem bullying podem se tornar adultos com sentimentos negativos e baixa autoestima. Tendem a adquirir sérios problemas de relacionamento, podendo, inclusive, contrair comportamento agressivo. Em casos extremos, a vítima poderá tentar ou cometer suicídio.

Portanto, é preciso que a Direção da Escola Crescimento tome medidas com mais rigidez em relação ao bullying, fazendo palestras educativas para mostra aos alunos que é algo sério.

13 comentários em “A verdadeira história dos alunos do Crescimento que foram ameaçados”

  1. Observador

    Em se confirmando esta versão. Os alunos da lista deveriam ser afastado da escola e não a garota. Bulling é problema sério na escola crescimento que vem tentando a todo custo acabar com ele, mas não consegue, pois as famílias por traz destes alunos não deixam seus filhos sofrerem os dessabores da vida, normais no mundo atual e necessários ao crescimento individual.

    Infelizmente a escola não tem pulso, pois não tem o apoio das famílias.

  2. Ronilson

    Não tenhho dúvidas de que esta conceituada escola já faz o trabalho de combate a essa praga chamada buylling. O problema é a educação (ou a falta dela) que estas crianças e adolescentes recebem em casa que os estimula a se sentirem superiores e a rejeitar todos aqueles que não se enquadram nos padrões estabecidos pelo seu círculo.

  3. Roseana

    Fico muito triste com essa situação enfrentada pela Escola Crescimento, que tem um belo projeto pedagógico, mas devido ao mundo individualista, competitivo e capitalista no qual vivemos torna-se de difícil aplicabilidade. A Escola constantemente envia informes sobre o tema Bullying, mas, pelo visto, somente esta estratégia não está alcançando o objetivo necessário. Espero que os dirigentes da escola adotem outras estratégias para solucionar o referido problema, com base nesse trite fato registrado com os alunos do 9o. ano. Ressalto, temos que encontrar soluções, pois trabalhamos visando um mundo de respeito entre as pessoas e com valores alicerçados em sentimentos bons. Expresso minha tristeza e solidariedade com todos os envolvidos, torcendo para que a Escola Crescimento realmente amadureça e comece a analisar suas posturas diante de fatos dessa natureza.

  4. Malaquias Salazar

    Não sei como um empresário, que já foi secretário de estado, se dispõe a ir numa delegacia denunciar uma lista como essa sem antes educar seu filho e ensinar-lhe que buylling é uma atitude covarde e criminosa.

  5. Merilcelon

    Sou testemunha de como essa escola é incassável no combate a essa prática, minha filha estuda lá desde os 3 anos, atualmente ela tem 13.
    Mas acho que falta a colabaração das famílias que hoje não querem mais educar seus filhos e delegam essa responsabilidade às escolas.

  6. EDINHO

    ESSE PAI PICARETA TAMÉM NÃO É BOBO,QUER É SE PROMOVER.POR SEU TURNO ESSA ESCOLA DESCRECIMENTO NÃO TEM CAPACIDADE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA PARA ACABAR COM ESSA PRÁTICA ANTIGA NO ESTABELECIMENTO: TENHO UMA VISINHA QUE MORA NA CIDADE OPERÁRIA E QUE SUAS FILHAS POR MORAREM NAQUELE BAIRRO SOFRIAM DE AS MAIORES DESCRIMINAÇÕES(BULLING), SEM QUE O ESTABELECIMENTO DE ENSINO COIBISSE TAL PRÁTICA ABURRIDA E CRIMINOSA CONTRA OS JÓVENS ESTUDANTE SEM GRANDE PODER DE DEFESA.HOJE A ESTUDANTE(IRMÃ) MAIS VELHA É ESTUDANTE DE DIREITO E DESENVOLVE UMA MONOGRAFIA JUSAMENTE SOBRE ESSE FAMIJERADOTEMA.

    VAMOS VER O QUE ESSA GRANDE DELEGADA, DRª LÚCIA TRINDADE VAI FAZER PARA PUNIR ESSES JÓVENS RESPONSAVEL POR ESSA PRÁTICA CRIMINOSA.

    SE FORA UMA FILHA MINHA EU BOTAVA ERA PARA FEDER EM CIMA DESSA ESCOLA PICARETONA.

  7. Patricia

    Meus filhos estudam la e sei do trabalho pedagogico de qualidade a escola não pode ser a principal responsavél isso e problema dos pais com a má criação dos filhos que acham que podem tudo

  8. carneiro

    falo com propiedade pois sofri bulling da pré escola até o antigo ginásio,é uma merda,tinha pavor de ir ao colégio. tanto na escola pública quanto particular,é um verdadeiro terror na vida de crianças e adolescentes !

  9. Ema

    Não sei qual fim terá essa história, mas fico pensando na menina que já sofreu tanto passar ainda mais por isso. Ela chegou ao extremo da agonia e colocou no papel o que pensou, ou o que poderia aliviar a sua dor. Se ela soubesse que tem tanta coisa mais interessante pela frente! Mas quando a gente tem essa idade, uma crítica é uma sentença. Espero que justiça seja feita, ou melhor, que ajuda seja dada a ela, aos pais, aos alunos, a escola e a sociedade. Vejamos os lados, as partes, os ângulos da verdade que são distorcidos pela fatalidade momentânea. Qual será o fim? Ou se terá.

  10. ITACIRA MOUZINHO

    ESTA POSTAGEM, BEM COMO ALGUNS COMENTÁRIOS FEITOS MOSTRAM BEM COMO NÓS PAIS ESTAMOS EDUCANDO NOSSOS FILHOS. ESTAMOS CRIANDO “REIZINHOS TIRANOS” QUE NÃO ACEITAM AS DIFERENÇAS E MUITO MENOS UM NÃO COMO RESPOSTA. CONVIVO DIARIAMENTE COM PAIS QUE ACHAM QUE POR ESTAR PAGANDO UMA ESCOLA CARA, É A MESMA QUE TEM QUE CUMPRIR O PAPEL DE EDUCAR, MAS QUANDO A ESCOLA TOMA MEDIDAS ADEQUADAS, OS REFERIDOS PAIS, VÃO À ESCOLA COMO GAVIÕES POIS SEUS FILHINHOS SEMPRE ESTÃO COM A RAZÃO E NÃO PODEM PASSAR POR NENHUM CONSTRANGIMENTO.TEMOS QUE TER MUITO CUIDADO E CRITÉRIO, ANTES DE SAIR PUBLICANDO FATOS SEM FAZER UM LEVANTAMENTO APURADO E ACUSANDO PESSOAS E ATITUDES SEM TER PROVAS.
    DIANTE DE TUDO ISSO, NÓS PAIS TEMOS QUE REFLETIR QUE EDUCAÇÃO ESTAMOS DANDO A NOSSOS FILHOS E O QUE QUEREMOS QUE ESTES FILHOS SEJAM; TEMOS QUE REFLETIR QUE ESCOLA QUEREMOS PARA NOSSOS FILHOS E O QUE NÓS, ENQUANTO SOCIEDADE, ESTAMOS FAZENDO PARA QUE ESSA SOCIEDADE SEJA MAIS JUSTA E IGUALITÁRIA.
    FICA UM ENSINAMENTO, TEMOS QUE, ANTES DE TUDO, ENSINAR VALORES AOS NOSSO FILHOS.

  11. Aluna que estava na lista

    Vão se ferrar ok ? Eu já estou cansada de tanto comentar nesses blogs por ai que estão dizendo que aquela menina sofria bullying. Isso é a maior das mentiras inventadas no meio dessa história todas. Em momento nenhum ela sofreu qualquer tipo de bullying e nem nada parecido. Todos os alunos sempre a trataram super bem como tratam qualquer aluno. Isso que ela estar falando foi a única maneira que ela encontrou de tentar se livrar desse problema todo que está caindo sobre as costas dela tentando transferir toda culpa pra nós alunos que estamos naquela maldita lista. Ela nunca sofreu bullying, e a gente tem como provar através dos professores que sempre estão dentro da sala de aula com a gente e nunca viram nenhum tipo de exclusão com relação aquela menina. E se fosse assim, já que ela sofria tanto bullying, por que ela não avisou a coordenação na escola antes de inventar de fazer essa lista, se ela tivesse feito isso a escola com certeza teria até suspendido os alunos que SUPOSTAMENTE estavam praticando bullyng com ela. ISSO É MENTIRA, ELA SÓ ESTÁ TENTANDO POR A CULPA NA GENTE POR UM ERRO QUE ELA COMETEU. Ah só deixar bem claro aqui que eram ela e os amigos dela que ficavam praticando bullying com a gente, falando mau da gente, dizendo que éramos riquinhos mesquinhos, e até fazendo piadas com a nossa cara no meio da aula, como continua acontecendo já que os amigos dela continuam na escola. Sexta feira mesmo, durante a aula de português eles se juntaram em um canto da sala pra ficar rindo da gente, imitando o que falávamos e até o modo como nós riamos. Agora me diz isso é bullying ou não é ? Se não for, sinceramente, eu não sei mais o que poder ser.

  12. Aluna que estava na lista 2

    Eu não estou mais tolerando isso, porque nem você que é dono do blog, nem nenhuma outra pessoa que não tenha conhecimento direito da história pode opinar. Aposto que você inventou isso para ganhar leitores, isso não é anti ético não? A maioria das pessoas que estavam lá não tinha o menor motivo, já que não falavam ou ao menos sabiam da existência dela. Olha, vou repetir o que comentei em outro blog: PAREM DE HIPOCRISIA! Ela não tinha motivos para fazer essa lista, fez porque ou estava com problemas mentais e precisava se tratar, ou porque queria chamar atenção, mas também ela poderia estar realmente querendo nos matar. Já vimos casos parecidos, de até mesmo crianças, que entram na sala de aula e matam professores ou colegas. Mas nós, as vítimas, estamos sendo tomados como culpados, o porquê que não está muito claro… Isso acaba sendo bullying da parte de vocês, porque se vocês estão dizendo isso é porque acham que tem motivo para ela sofrer bullying. O “bullying” em nossa sala na verdade é no máximo de brincadeira, e com pessoas próximas, que não se irritam, e até acham graça, porém ela não era próxima, então nem falar com ela nós falávamos, não por querer excluir ela, mas por ela nunca demonstrar querer essa aproximação. Ela que sempre nos criticava de todas as formas, mas a gente não ligava, a diferença é que nós somos um grupo maior, com mais amigos, aí querem nos crucificar por algo que não cometemos, isso não é justo. Parem de inventar e encarem a realidade, por favor, não é porque estudamos em uma escola caras que somos pessoas maldosas, se fosse em uma escola pública QUEM ia dizer se tratar de bullying? O Crescimento que devia estar tratando de contar a verdade para que alunos inocentes parem de ser acusados injustamente por pessoas como vocês!

  13. aluna da lista

    Isso tudo são comentários mais ridículos que eu já vi em toda a minha vida, pessoal vamos acordar, parem de ficar desperdiçando o tempo de vocês falando sobre coisas que não sabem, opinando em um assunto que não diz respeito a vocês, não cabe a vocês nem a ninguém julgar atitudes de uma menina que fez uma lista de morte, esse e o fato, uma menina que fez uma lista de morte cm 34 pessoas, entre elas eu e meus amigos (pessoas que nem conheciam ela), uma lista sobre como nos matar, contendo as coisas mais absurdas,e uma carta, xingando todos nos e falando que só nossa imagem mortos já deixava ela feliz.
    Vocês deveriam realmente pensar muito antes de vir acusar e falar de adolescentes, saibam que nós temos sentimentos e isso que vocês vem fazendo com nós não só aqui mas em vários blogs é inaceitável, vocês não conhecem a historia nem pela metade, não conhecem a menina, não conviviam com ela, ela sempre demonstrou comportamentos estranhos, já chegando ate a bater em um menino no ano passado.
    Não venham aqui nos culpar por ela fazer uma lista de morte pra gente, nem venham inventar que chamávamos ela disso ou daquilo, que fazíamos bullying com ela, isso tudo não passa de mentira, quem se deixou iludir por essas historias precisa acordar, não é só porque bullying esta “na moda” que todo mundo que tem atitudes estranhas sofre bullying.
    Antes de chegarem aqui para nos criticar ou falar sobre nossos pais e nossa educação pensem que tudo que esta escrito aqui não passa de um grave engano.
    Em nossa sala ninguém faz Bullying, a gente apenas brinca entre nosso grupo de amigos, e apenas com quem aceita, leva realmente na brincadeira,e até entra nela!
    A questão é que a menina realmente como ela mesmo disse nos odiava, sem motivos já que a maioria de nós quase nunca trocou muitas palavras com ela, e não por excluirmos ela, e sim porque eramos de grupos de amigos diferentes, me digam que quando uma pessoa que é excluída tem amigos e até um namorado?
    Todos temos direitos de escolher para nossos amigos quem temos mais afinidade, e meus amigos realmente são pessoas que considero como irmãos, e não é só porque já somos amigos a muito tempo que não falamos com outras pessoas, várias pessoas que entraram esse anos já se tornaram muito amigos da gente, mas não é só porque alguém não é meu amigo que eu trato mal, respeito é uma coisa que eu tenho por todas as pessoas, não importa se são diferentes ou iguais a mim, trato todos com respeito, e acho que é respeito que está faltando da parte de vocês, para a menina da lista, para nós e para vocês principalmente!
    E por fim, queria esclarecer umas coisas, meus pais me deram muita educação sim, me deram limites, e me ensinaram valores, que pelo visto vocês não quiseram aprender, não é porque eu estudo no Crescimento, tenho dinheiro, que eu saio por ai excluindo e tratando as pessoas mal, quem assim pensa, pensa errado e está na hora de rever seus conceitos, não sou uma rainha tirana, minha escola não é picareta, o pai do meu amigo também não, vamos parar de falar merda e coisas que nós não sabemos beleza? Isso evita maiores conflitos, tomara que quando eu vire adulta eu não seja como vocês, ainda bem que nem todo mundo é assim.
    Cansei, pensem o que quiserem, se quiserem continuar na ignorância falando besteira, mas pelo menos guardem seus pensamentos para si, porque realmente… ninguém merece.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários