Jovem é levado pela correnteza na Praia do Calhau em São Luís

Por Luís Pablo Cidade
 

G1MA

Familiares e amigos da vítima

Familiares e amigos da vítima

O rapaz de 17 anos N. E. L. foi levado pela correnteza quando tomava banho no mar da Praia do Calhau, em São Luís. O caso ocorreu entre as 14h e 15h de domingo (24). A vítima estava acompanha da namorada e mais duas amigas.

Visivelmente abalada, a namorada do jovem, que não quis se identificar, contou que os quatro estavam no mar quando uma forte onda os arrastou para o lado, fazendo-os cair em uma espécie de buraco. As duas amigas, que estavam mais atrás, conseguiram sair logo.

O jovem teria empurrado a namorada para que ela saísse do buraco e teria pedido para ela sair do mar. Ela disse que chegou a tentar puxá-lo, mas não conseguiu. Segundo as jovens, elas assistiram às tentativas do rapaz de nadar contra a correnteza até ser levado e sumir completamente.

O Corpo de Bombeiros do Maranhão (CB-MA) deslocou uma equipe para realizar buscas pelo jovem. O trabalho seria encerrado às 18h de domingo (24) e reiniciado já na manhã de segunda-feira (25).

2 comentários em “Jovem é levado pela correnteza na Praia do Calhau em São Luís”

  1. elzagno

    Aviso importante para esta época. Partilhem com seus amigos, isso poderá salvar uma vida.

    Isto é uma lagamar (agueiro, corrente de retorno, canal, refluxo, ressurgência, gola ) e mata em minutos! São às dezenas espalhadas pelas praias.

    O que fazer se for apanhado por um?

    – Deixar-se ir com a corrente, mantendo-se sempre á tona de água utilizando os braços e pernas para garantir a sustentação.

    – Independentemente de estar ou não em afogamento deve iniciar um pedido de ajuda para terra garantindo assim a máxima ação de segurança e possível resgate se necessário.

    – Alguns metros mais à frente a gola perde intensidade e verifica-se que a velocidade da corrente diminuiu, neste caso deve iniciar a natação paralelamente à praia, desviando-se para o lado até deixar de sentir resistência.

    – Após verificar que não está sobre influência de correntes contrárias deve descansar boiando algum tempo e seguir nadando em direção a terra utilizando neste caso as ondas favoráveis para a sua locomoção.

    – Se começar a sentir cansaço deve de imediato pedir ajuda, neste caso deve-se levantar apenas um braço mexendo-o no ar.

    – Não deverá utilizar os dois braços em simultâneo ou gritar freneticamente, pois perderá rapidamente a sustentação à tona de água e aumentará o cansaço, podendo ocorrer a submersão.

    – Após sair da água deve descansar e recorrer a um posto médico ou pedir apoio se necessário.

  2. Ilvanete

    Eu estava lá e vi o desespero dos adolescentes… Também vi a demora dos salva-vidas em atender o socorro. Sou do RS e estranhei a distância em que os bombeiros ficam ; a falta de informações sobre as condições de banho ( aqui os bombeiros indicam como o mar está através do hasteamento de bandeiras …)Me pareceu que poderiam ser chamados de resgata corpos e não de salva-vidas, visto que quando entraram na água já não havia esperança de salvamento… Mobilizaram uma equipe enorme apenas para resgatar o corpo já sem vida, que aliás, foi devolvido pela natureza no dia seguinte… Fica os meus pêsames aos amigos e familiares deste jovem, pois sei bem como é isto… Perdi um amigo com 18 anos afogado em Pinhal, no RS e acompanhei o sofrimento da família dele… Minhas orações serão por vocês…

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários