Vereador de Dom Pedro diz que é ameaçado por grupo de extermínio

Por Luís Pablo Crime
 

O vereador Farys Miguel – filho do ex-deputado Edilson Peixoto, assassinado a tiros, no dia 25 de julho passado, no município de Dom Pedro – pediu nesta terça-feira (20) garantias de vida ao secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Mendes. Ainda abalado com a morte do pai, o vereador denunciou que está sendo ameaçado de morte por integrantes de um grupo de extermínio que atua na região dos Cocais.

Aos 33 anos de idade, no exercício do quarto mandato de vereador, Farys Miguel garante que está sob a mira de um grupo de extermínio que, segundo ele, age há mais de 20 anos no interior do Maranhão.

Ele confessa que está alarmado e lembra que seu pai, Edilson Peixoto, que foi vereador no município de Fortuna e Joselândia e deputado estadual na década de 90, foi assassinado às 7h30 da manhã do dia 25 de julho de 2013, com nove tiros de pistola 9mm. O crime aconteceu nas proximidades do Farol da Educação do município de Dom Pedro.

Vereador Farys Miguel, filho do ex-deputado Edilson Peixoto

Vereador Farys Miguel, filho do ex-deputado Edilson Peixoto

Cinco dias após o crime, a polícia efetuou a prisão do comerciante Valdete Gomes de Freitas – que está preso em São Luís -, apontado como o principal mandante do crime praticado contra o ex-deputado. A polícia descobriu também que Valdete Freitas, que trabalhava como vendedor de tomate em Dom Pedro, tramou o crime junto com o seu irmão Toinho Diogo, que está foragido e com prisão preventiva decretada pela Justiça.

A investigação da polícia, comandada pelo delegado regional Paulo Franco, desvendou a trama e a prática do crime. Os executores do assassinato do ex-deputado, segundo a polícia, foram os pistoleiros Vandim e Galego – este último, segundo levantamentos policiais, é autor de mais de 30 homicídios, e é tido como homem de confiança de Valdete e Toinho Diogo.

Da mesma forma que Toinho Diogo, os pistoleiros Galego e Vandim estão foragidos. De acordo com informações da polícia, Valdete Freitas e seu irmão Toinho Diogo são agenciadores de pistoleiros e são apontados como chefes de um grupo de extermínio. Este mesmo grupo já foi comandado por dois irmãos de Valdete e Toinho Diogo. Eram os agenciadores de pistoleiros Leudo Freitas, morto a tiros no município de Presidente Dutra, e Diogo Freitas, assassinado no município de Dom Pedro.

Segundo investigações da Polícia Civil, o grupo de Valdete e seu irmão Toinho Diogo assassinou, no dia 14 de julho passado, o motorista Vicente Neto, cuja esposa, Regivânia, conhecida como “Maninha”, presenciou o crime e denunciou o assassinato à polícia.

“Maninha” disse à polícia que presenciou a trama e o crime que, segundo ela, foi praticado por Valdete, Toinho Diogo e os pistoleiros Galego e Vandim.

“Foram estes mesmos homens os autores do crime praticado contra o meu pai”, afirma o vereador Farys Miguel. Ele conta que, no momento do crime, a esposa do ex-deputado, Clezione Lopes, estava no carro da vítima (um Celta de cor vinho) e presenciou toda a cena do crime.

Depois de terem assassinado Vicente Neto e o ex-deputado Edilson Peixoto, os membros do grupo do extermínio agora estão ameaçando de morte o vereador Farys Miguel, que está no exercício do quarto mandato e, abrigado no PCdoB, foi o vereador mais votado no município, nas eleições de 2012. Logo no primeiro mandato, Farys Miguel foi presidente da Câmara Municipal de Dom Pedro.

“Quero aproveitar para destacar o excelente trabalho realizado pelo delegado regional de Presidente Dutra, Dr. Paulo Franco, e sua equipe. Destaco ainda o importante papel do Ministério Público e da Justiça, em Dom Pedro. E quero também ressaltar o excelente trabalho do secretário de Segurança Aluísio Mendes, que conseguiu em tempo recorde desvendar o assassinato de meu pai e de diversos outros crimes praticados por este brando, lá na nossa região”, afirmou Farys Miguel.

Ele frisou ainda que confia no Poder Judiciário do Maranhão: “Acredito no Tribunal de Justiça do nosso Estado, formado por homens sérios e honrados, que haverão de julgar este caso de forma adequada, punindo de forma exemplar os verdadeiros culpados pela morte de meu pai, Valdete Freitas e seu irmão Toinho Diogo e os pistoleiros Vandim e Galego”, ressaltou o vereador.

(Com informações do Jornal Pequeno)

7 comentários em “Vereador de Dom Pedro diz que é ameaçado por grupo de extermínio”

  1. Presidente Dutra

    TUNTUM – MA, POVOADO CREOLI DO BINA.
    O LUGAR QUE TEM MAIS PISTOLEIROSSSSSSS, JÁ MATARAM MUITAS PESSOAS EM PRESIDENTE DUTRA E REGIÃO, JÁ MATARAM VARIAS PESSOAS, AS VTIMASSSS MAIS CONHECIDAS SÃO.
    1- LEUDO.
    2- PELÉ.
    3- MAURICIO.
    etc…..
    OS CHEFES DOS PISTOLEIROSSSS (DEMAR COSTA e VEREADOR. JESIMEL COSTA) ELES MORAM NO POVOADO CREOLI DO BINA, AS CASAS DELES TEM UM ACENAL DE ARMAS.

    A POLICIA DE TUNTUM, TA GANHANDO DINHEIRO DO CHEFE, PARA NÃO PRENDER ELES, O SECRETARIO DE SEGURANÇA, NÃO TOMA PROVIDENCIAS, ELES VÃO MATAR MAIS PESSOAS EM PRESIDENTE DUTRA E REGIÃO, ESSA NOTICIA, TEM QUE CHEGAR NO OUVIDO DO “MINISTRO DA SEGURANÇA EM BRASÍLIA”, POR QUER O SECRETARIO DO MARANHÃO, NÃO TOMA AS PROVIDENCIAS NECESSARIAS, TODA A POPULAÇÃO VIVE ASSUSTADA COM MAIS DE 20-PISTOLEIROSSSSS NA CASA DO “DEMAR COSTA” NO CREOLI DO BINA, POVOADO DE TUNTUM-MA.
    O POVOADO A POPULAÇÃO, TÃO INDO EMBORA COM MEDO DO CHEFE DOS PISTOLEIROS, ELE JÁ MANDOU MATAR, PAI DE FAMILIA EM DOM PEDRO, TUNTUM E PRESIDENTE DUTRA.

    SECRETARIO DE SEGURANÇA, TA NA HORA DE TOMAR UMA PROVIDENCIA DO POVOADO CREOLI DO BINA, MUNICIO DE TUNTUM -MA.

  2. alexandre

    Conheço muito bem Sr Valdemar e Dr Jesimiel são tio e irmão Dr Jerri o maior medico de nossa região valeceu trágico acidente ano passado(ajudava muito povo dessa região )em um momento triste de sua tragetoria pois havia pedido seu pai e cunhado de maneira covarde( dois grandes Homens trabalhadores,honestos de vida digna e transparente ) crime cruel em que os verdadeiros responsáveis ainda estão impunes.Pessoas trabalhadoras honestas que seguem ensinamentos de Sr Luis e Dr Jerri de sempre ajudar ao próximo como é sabido de toda nossa região .Deus proteja Sr Demar e Dr Jesimiel que conheço tem emprego fixo,residência fixa,(fazem trabalho social na comunidade onde vivem)nao vivem escondidos pois nao devem a ninguém ,que a justiça tarda mais nao falha.

  3. anne

    o jesimiel tem que ser é preso, ele é o chefe de vários crimes cometidos ai em tuntum e região, o povo com medo de ser perseguido nao fazem denúncias .mais todo mundo sabe.o DEMAR ta morrendo de medo de morrer nem bota a cara fora de casa, o jesimiel esse tem vários seguranças pra vazer mandados e atirar nos pé!ai no creoli os telefones são todos grampeados pela familia do jesimiel que alem do demar e jesimiel a jaci e todos os irmão são envolvidos no crime tambem.nunca vi pessoas do bem andar com seguraças.

  4. Barro

    Caro amigos que estão tentando defamar o senhor Demar e o veriador Jesimiel,esses dois são homens do bem que sofreram e estão sifrendo até hoje com aperda tembém de seus ente queridos,que após quinze dias do assassinato de seus ente queridos morre o Dr Jerry com um triste acidente do qual era irmão de Jesimiel e sobrinho de seu Demar…eles sim sofrem com o crime cruel que fizeram com um homém de bém ,dentro de sua própria residencia..vcs deveria está comentando era sobre quem fez essa barbaridade e não tentando jogar duas pessoas inocente que não tem nada haver com esses crimes ,pior é uma pessoa que manda matar o seu próprio padrinho…

  5. TUNTUM

    VERDADE CONHEÇO BEM ESSA HISTORIA,ELES COM SEGURANÇA OU NAO,NÃO SAO FUGITIVOS,NÃO VIVEM AS ESCONDIDAS,NEM AS SOMBRAS,SÃO PESSOAS DE BEM QUE VIVEM PARA O TRABALHO E SUAS FAMILIAS E AMIGOS.PESSOAS DE BOA INDOLE QUE TÊM O NOME E A VIDA LIMPAS,ACHO QUE NÃO PRECISARAM ANDA COM SEGURANÇÃS POR MUITO TEMPO SE É QUE ANDAM,POIS A JUSTIÇA TARDA ,MAS,NÃO FALHA.QUE DEUS O ILUMINEM.

  6. TUNTUM

    CONHEÇO BEM ESSA HISTORIA,ELES COM SEGURANÇA OU NAO,NÃO SAO FUGITIVOS,NÃO VIVEM AS ESCONDIDAS,NEM AS SOMBRAS,SÃO PESSOAS DE BEM QUE VIVEM PARA O TRABALHO E SUAS FAMILIAS E AMIGOS.PESSOAS DE BOA INDOLE QUE TÊM O NOME E A VIDA LIMPAS,ACHO QUE NÃO PRECISARAM ANDA COM SEGURANÇÃS POR MUITO TEMPO SE É QUE ANDAM,POIS A JUSTIÇA TARDA ,MAS,NÃO FALHA.QUE DEUS O ILUMINEM.

  7. TUNTUM

    ELES COM SEGURANÇA OU NAO,NÃO SAO FUGITIVOS,NÃO VIVEM AS ESCONDIDAS,NEM AS SOMBRAS,SÃO PESSOAS DE BEM QUE VIVEM PARA O TRABALHO E SUAS FAMILIAS E AMIGOS.PESSOAS DE BOA INDOLE QUE TÊM O NOME E A VIDA LIMPAS,ACHO QUE NÃO PRECISARAM ANDA COM SEGURANÇÃS POR MUITO TEMPO SE É QUE ANDAM,POIS A JUSTIÇA TARDA ,MAS,NÃO FALHA.QUE DEUS O ILUMINEM.

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários