Conselho do Ministério Público visita Complexo Penitenciário de Pedrinhas

Por Luís Pablo Crime
 
Visita é coordenada pelo conselheiro nacional do Ministério Público, Mário Bonsaglia.

Visita é coordenada pelo conselheiro nacional do Ministério Público, Mário Bonsaglia.

A Comissão de Aperfeiçoamento da Atuação do Ministério Público no Sistema Prisional, no Controle Externo da Atividade Policial e na Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) realiza visita a capital maranhense, de hoje (23) até quinta-feira (25). A vinda da comissão atende à solicitação da procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha e tem como objetivo verificar as condições do Complexo Penitenciário de Pedrinhas e da Central de Custódia de Presos da Justiça (CCPJ) do Bairro do Anil. A penitenciária de Pedrinhas foi palco de uma rebelião no último dia 9, que resultou em nove detentos mortos e mais de 20 feridos.

Na manhã desta quarta-feira (23), o Conselho do Ministério Público visita o Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O secretário de Estado da Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap), Sebastião Uchoa, disse que a visita é importante. Segundo ele, é uma forma de integrar as política públicas em favor do sistema carcerário do Maranhão. “Um Estado forte se faz com as instituições reunidas”, define.

Vistoria

As visitas a estabelecimentos prisionais nos estados fazem parte do trabalho da Comissão de Sistema Carcerário. Este ano, os representantes já estiveram em presídios nos estados do Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Espírito Santo e Paraíba, além do Distrito Federal.

O Complexo Penitenciário de Pedrinhas receberá a visita do CNMP devido aos acontecimentos deste mês de outubro e ao histórico do presídio. O local já foi palco de diversas rebeliões com mortes.

A visita será coordenada pelo conselheiro Mário Bonsaglia, presidente da Comissão, e terá a participação de membros auxiliares do CNMP, de integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de membros dos MPs Estadual e Federal no Maranhão, de representantes do Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Defensoria Pública.

A agenda dos trabalhos inclui reunião na sede da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, com a procuradora-geral de justiça, Regina Rocha; o corregedor-geral do Ministério Público, Suvamy Vivekanada Meireles; e membros das Promotorias que atuam na Execução Penal e do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco). Também participarão representantes do Ministério Público Federal, Varas de Execução Penal, Defensoria Pública e OAB.

Durante a reunião será discuitido o atual contexto prisional e uma articulação de medidas a serem propostas às autoridades do estado. Também está agendado encontro com o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Antônio Guerreiro Júnior.

Visita ao Governo do Maranhão

Na quinta-feira, 24, os membros do grupo participam de reunião com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, com o secretário de Estado da Justiça e de Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa, com o secretário de Estado Chefe da Casa Civil, João Guilherme de Abreu, e com o secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes. O encontro será no Palácio dos Leões. (Imirante)

Um comentário em “Conselho do Ministério Público visita Complexo Penitenciário de Pedrinhas”

  1. Paulo Castro

    ESSE CONSELHO DO MP VEM PASSEAR NO MARANHÃO E NÃO FAZ UMA VISITINHA NA PROCURADORIA GERAL ,NO DIAMANTE,PARA VERIFICAR O NÍVEL DE VEDETISMO DE UMA PROCURADORINHA QUE QUER FAZER DO PESSOAL DO GABINETE,DE MOLEQUE DE RECADOS.O ESTADO PAGANDO CARO PARA UM SERVIDOR DE NÍVEL SUPERIOR,SERVIR DE MOLEQUE DE MANDADO DESSAZINHA VEDETONA. E DRA. REGINA ROCHA NEM DA UM CHAMA PRA LA NA VEDETONA,QUE JÁ TA ATÉ ASSÉDIO MORAL CONTRA O ASSISTENTES MINISTERIAIS….ISSO PODE CNJ,CNMP E OUTROS CONSELHOS DE FAZ DE CONTA.QUE ABSURDO?i

Deixe um comentário:

Formulário de Comentários